sexta-feira, 8 de março de 2019

A democracia na Guiné-Bissau enraíza-se no Sangue do Dr. Viriato Pã - o homem, o político, o mártir da Guiné-Bissau


A democracia na Guiné-Bissau enraíza-se no Sangue do Dr. Viriato Rodrigues Pã, um intelectual de fina craveira. Uma vida dada pela Pátria. Que o sangue por ele derramado não seja em vão e floresça no nosso sagrado chão - A DEMOCRACIA.

As três Cartas escritas em Lisboa pelo seus Colegas (Dr. Antero Binhã e Dr. Salvador Tchongo....) entregue ao Sumo Pontífice Papa JP II em ROMA, às Nações Unidas, as embaixadas da União Soviética e dos Estados Unidos da América, ao Presidente da República Portuguesa do então, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, avisando ao Mundo que, em caso de: Dr. Viriato Pã, ex-Procurador-Geral da Republica da Guiné-Bissau e antigo advogado em Lisboa; coronel Paulo Correia, 1.º vice-presidente do conselho de Estado da Guiné-Bissau e ministro da Justiça e do Poder Local e restantes outros cerca de duas centenas de cidadãos guineenses, na sua maioria militares de mais elevadas patentes, e alguns civis, injustamente acusados condenados à pena de morte vierem a consumir, como foi depois, onde muitos foram presos, torturados no silêncio do cárcere, onde muitos sucumbem aos maus tratos.

O Dr Antero Binhã e Dr. Salvador Tchongo e Colegas em Lisboa, ameaçaram a Criação de um Partido Político para Lutar contra o Regime de Partido único “PAIGC”, forjando assim pela primeira vez o multipartidarismo na Guiné-Bissau.

Na altura do seu aprisionamento com ameaça da Pena Capital decretado a cumprir o veredicto, ao longo de meses anunciados, aos órgãos de comunicação social pelo Presidente do Conselho de Estado, João Bernaldo Vieira (Nino Vieira):

A morte por fuzilamento, deste s Concidadãos foi o primeiro passo versus a Fundação dum Partido Político (PDG) que viria a ser chamado posteriormente Resistência da Guiné-Bissau /Movimento Ba-fatá:

Um registro deixado aqui em memória deste Homem para que os mais jovens possam ter o conhecimento dos factos.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.