domingo, 10 de março de 2019

GUINEENSES VOTAM HOJE PARA ELEGER DEPUTADOS DA NAÇÃO

As urnas abriram por volta das sete horas por todo o território nacional e na diáspora (África e Europa), onde mais de 761 mil eleitores vão eleger este domingo, 10 de março, novos representantes do povo guineense (deputados da nação) e, consequentemente, escolher assim um partido para dirigir os destinos do país para um mandato de quatro anos.

Uma equipa de reportagem do semanário O Democrata desdobra-se minuto a minuto às urnas, acompanhando o processo de votação. Apesar de notável afluência de eleitores às urnas, pode-se constatar no terreno a falta de alguns materiais nas mesas de assembleia de vota, mas sobretudo no círculo eleitoral número 10, região de Biombo.

Últimas informações indicam que esta situação está a ser corrigida por uma equipa móvel de Comissão Regional de Eleitoral-CRE de Biombo, que está a recolher dados relativos a falta de materiais.

Outra situação tem a ver com a troca de cadernos eleitorais, mas sempre tem havido apelos à população no sentido de se acalmar os ânimos porque é tempo ainda de situação que estão a acontecer serem resolvidas

No leste do país, com relevo a região de Bafatá, a situação está normal e a votação decorre normalmente sem incidentes, informou presidente da CRE local, Nelson Menezes. Na cidade de Gabú, segundo o presidente da CRE local, a votação decorre com total segurança e sem incidentes.

Em Gabú devem votar cerca de cem mil eleitores e na região de Bafatá os números avançados ao Democrata pelo presidente da CRE local são cento e um mil eleitores.

Em Quebo, sul do país dez distritos eleitores não constam do caderno eleitoral informatizado, ou seja, desapareceram durante o processo de sincronização dos dados eleitorais e esta situação afeta a localidade de Saltinho e uma parte do setor de Quebo.

Nas ilhas, o Democrata soube de uma fonte que a piroga que transportava os agentes de mesa para a ilha de Canifacka naufragou, não houve vítimas mortais. Todavia, os materiais eleitores ficaram molhados e neste momento as diligências estão sendo tomadas para mantê-los intato: expostos ao sol para depois ver se há condições ou não para se avançar com o processo de votação. 

Na região de Cacheu o processo decorre normalmente, ambas as regiões têm-se deparado com troca de cardemos eleitores, mas dado o esforço feito pelos presidentes de CRE´s locais os problemas foram sendo suprimidos gradualmente.


No setor de Nhacra (Norte, Oio) e algumas localidades do Sul do país (região de Quinará) informações que nos chegam estão ligadas a concentração dos cadernos e mesas num só distrito e esta situação agitou, nas primeiras horas, os eleitores que até um dado momento tinham ameaçado não votar, mas últimas informações revelam que CRE´s estão imparáveis no terreno e a medida que recebem informações de gênero reagem para colmatar as lacunas. Com Odemocrata

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.