Patche
Di Rima
A
madjuandadi é, numa tradução nua e crua, a convivência. Convivência essa que se
faz, atendendo a numerosos factores, nomeadamente idade, gênero, etnia etc… Mas
tendo sempre como pano de fundo a música, o cantar guineense que exterioriza o
sentimento humano em todos os seus estados, recorrendo muita das vezes aos
(proverbios) ditos para fazer passar as mensagens. Destaca-se o crioulo como a
língua por meio da qual as cantigas de dito são expressas; investiga-se a
origem dos termos mandjua e mandjuandadi, este último visto como organização de
mulheres com estrutura, regras de funcionamento e eventos dos quais participam.
As
mandjuandadi são vistas também como lugar de manifestação cultural no qual as
cantigas de dito são criadas, ganham corpo, ritmo, performance. A análise dessa
performance vale-se, dentre outros recursos, da construção de operadores de
discursos dos quais a cabaça e o pano se mostram como elementos de um sistema
de sentido, na sua relação e articulação com as cantigas de dito. Procura-se
demonstrar que as cantigas de mandjuandadi constituem uma das matrizes da
poesia guineense poesia, já que em ambas fazem-se presentes tanto os recursos
poéticos quanto temas que remetem a lugares e sentimentos que o sujeito poético
encena.
Para
concluir deve-se realçar e, na Guiné-Bissau, a oralidade ocupa um lugar muito
importante; o cantar é onipresente, pois acompanha o contar – a narrativa –, o
riso e o pranto, a alegria e a dor. O nascimento, a iniciação, o casamento, a
morte, os mortos e os ancestrais proporcionam momentos de exaltação coletiva e
são motivos para se entoarem as mais diversas canções. Por isso, diante da
reduzida fonte escrita sobre as tradições guineenses, julga-se que, mais do que
lamentar essa falta, é preciso tomar iniciativas que possam inverter a
situação, abrindo caminhos para estudos e pesquisas sobre esse volumoso e rico
patrimônio cultural. Por isso trouxemos para aqui hoje a nossa mandjuandadi
para juntos cantarmos a nossa guinendadi.
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