domingo, 22 de dezembro de 2013

Guiné-Bissau: Braima Camara envia carta aberta à direcção do PAIGC



Braima Camará, candidato à liderança do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) enviou uma carta aberta à direcção da maior formação política do país, na qual fez denúncias sobre a forma como estão a decorrer os preparativos para o Congresso Ordinário.

A carta acusa os apoiantes de outros candidatos também à liderança do PAIGC, condenando a organização dos preparativos para o congresso do partido, ainda sem data marcada.

A missiva de quatro páginas, à qual a PNN teve acesso a 19 de Dezembro, foi escrita em nome do Coordenador da Comissão Política do Projecto «Por uma Liderança Inclusiva», Marciano Silva Barbeiro.

Em resumo, é dito que a direcção interina do partido tem vindo a adiar sucessivamente o VIII Congresso Ordinário do PAIGC, contribuindo assim para a degradação das relações entre os militantes, no interior do partido. Neste sentido, qualificou esta atitude como torpe e de pouca política, que visa impedir que o projecto liderado por Braima Camará consolide as vitórias «esmagadoras» que tem vindo a alcançar nas conferências de base e regionais, o que está a ter um impacto negativo na imagem do partido e a prejudicar seriamente os seus maiores interesses.

No documento lê-se ainda sobre a falta de entendimento na conferência da região de Oio, que o grupo considerou como actos de violência e vandalismo levados a cabo por alguns elementos do partido, entre os quais se destacam os nomes de Martinho Ndafa Cabi, Baciro Dja, Manuel Nascimento Lopes e Ensa Jandi.

A candidatura de Braima Camara disse que esta atitude põe em causa a integridade física dos delegados presentes nos trabalhos e do Presidente da Mesa da Conferência, João Sediba Sane. A mensagem dirigiu ataques também ao Conselho Nacional de Jurisdição do PAIGC, que acusa Botche Cande, um dos apoiantes da candidatura de Domingos Simões Pereira, de ter introduzido pessoas estranhas na lista da região de Bafatá, como delegados da conferência regional, além de se ter «apoderarado» de um milhão de F.cfa para este efeito.

O grupo disse ter vencido as Conferências Regionais em várias localidades, garantindo não ceder perante outros concorrentes e que irá ao congresso em Cacheu, norte do país.

Ler mais no PNN

Sem comentários:

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.