segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Banco de Cabo-verde vai abrir um inquérito sobre transferências do Carlos Gomes Jr.


Segundo uma fonte interna do Banco Central de Cabo-Verde, uma informação judiciária poderá ser aberta sobre as transferências bancarias efetuadas pelo Carlos Gomes Jr., o antigo Primeiro-ministro da Guiné, que se-encontra desde do mês de dezembro 2013 na Praia, onde comprou varias residências.

Numa das contas foram identificados montante de transferências de 1,2 milhões de euros. Este montante segundo a legislação de luta contra o branqueamento de capitais deve ser justificado.

A magna interrogação é como é que uma pessoa de um País pobre como a Guiné pode ter em sua posse montante tanto elevado. E de recordar que o Carlos Gomes Jr., já está sobre um inquérito da Policia Judiciaria portuguesa em Lisboa, por motivos idênticos.

A título comparativo, o montante de ajuda direta que a União Europeia disponibiliza para Guiné-Bissau é de 5 milhões de euros anual ou seja o montante transferido pelo Carlos Gomes Jr. equivale a mais de un quinto da ajuda direta anual da União Europeia para Guiné.

//Doka

Ler mais aqui

2 comentários:

  1. Doka, a muito que espera o seu comentário aqui não por mal mas para fazer algumas observações de um guineense em busca da liberdade, justiça e igualdade para o nosso povo.
    Que tudo corra bem na sua vida e caminhada corajosa pois acho que apesar de achar o seu trabalho investigativo um tanto quanto politico e parcial vejo muita mas mesmo muita coisa positiva nisso. É um trabalho que nos (pelo menos a mim e a outros de anos 80 que falávamos só por ouvir falar ou a toa e sem nenhuma matéria ou fundamento base) deu alguma luz sobre o que tem sido a alma guineense ou como funciona a maquina humana guineense e porque actuamos assim à já 40 anos em liberdade.

    Tive a curiosidade de seguir o seu trabalho em todos os episódio divulgados e não sinto o que sentes ou o que ti vai na alma mas compreendo a sua revolta pois qualquer filho nessa situa faria o mesmo. Lamento por isso o passado com as suas vitórias, derrotas, falhas, imaturidade, precariedade que se sucedeu logo após a independência da nossa Guiné-Bissau. Muita gente por vários motivos humanos ( de sangue ou laços parentescos, pressão social, pobreza, falta de esclarecimento, de ludibriar ou indução, etc) associadas aos ex colonialistas foi considerada traidores da pátria e por isso, perseguida, afugentada, presa, torturada pelo regime naltura, embebedado pelo ódio devido ao longo período de subjugo estrangeiro. As pessoas merecem perdão quando se mostram arrependidos ou quando humanamente não teem discernimento de separar o bem do mal pois no tempo de paz só se deveria praticar perdão, reconciliação e não a vingança.
    Percebo a sua indignação e a revolta pelo partido (PAIGC) que estava naltura e por certos membros que naltura se fizeram presentes.
    O resto do texto vem logo de seguida

    ResponderEliminar
  2. Continuação para o Doka...
    Muito bem por ter conseguido por alguns antigos combatentes da liberdade da pátria, políticos antigos e actuais da nossa praça e promotores ou super intendenes miltares a falar um pouco do que viveram ou o que lhes vai na alma.

    Apesar de tudo ainda assim me sinto um pouco com "fome" ...
    Ha sempre um mas...
    Sabe, atento ao seu trabalho vi que as vezes fazes bem um jogo de ambiguidade como um franco diplomata das organizações internacionais como por exemplo as Nações Unidas e etc.
    porquê de eu dizer isso?
    No seu blogue, ao longo do tempo as vezes mostras defender os militares que até uma pessoa menos idónea que tu percebe que são eles que mandam e desmandam, governam e desgovernam a terra de todos nós mostrando que so matam ou morre quem eles querem e só governa quem lhes agrada.
    A intriga que vejo entre o seu blog e do Aly não abona nada a Guiné Bissau e devo admitir que nesse campo o Aly está mais próximo dos guineenses ou da verdade pois depois do golpe as criticas dele vai no sentido de atingir os que lesão ao pais de uma forma gananciosa e maldosa. Digo isso por exemplo: falas bem com o António indjai, Daba, Fernando Vaz e Nhamadjo, etc...
    Muito bem, és guinenes e tens a tua liberdade de expressar o que ti vai na alma junto de quem intenderes e vimos isso nas tuas entrevistas mas diz- nos algo:

    -Dos golpes a esta parte o que vés ou o que se passa na Guiné é bom para ti?

    -Tens a tua vingança feita?

    -O pais está a ganhar?

    -Não se passa nada no pais né?

    É trivial, apesar de ser um governo de transição e desapoiada por motivos óbvios
    (golpes militar e de estado, traidores politicos ou partidários, indisciplina diplomática, falta de maturidade, corrupção, etc). Companheiro, ainda assim defendes "esses" mesmo sabendo que há com fome, falta de agua, luz, salários atrasados, crimes de sangue, narcotráfico?

    Não quero defender ninguém pois não conhece ninguém para tal mas vamos por factos:
    -Por exemplo, no caso de Cadogo Jr... eu serei sincero pois nós aqui na Diáspora estávamos entusiasmado com o seu governo por motivos ( credibilidade internacional, incentivo ao regresso ao país dos quadros experientes e dos novos formados ou de ideias novas, captação ou atracção de investidores estrangeiros com os seus capitais, descoberta de novos recursos naturais para catalisar o desenvolvimento sócio-económico e por consequente um aumento de riqueza do próprio país, etc) óbvios ou que nos surgem nas comunicações sociais.
    Nisso, poderia se levantar a questão de a comunicação social estar monopolizada ou a trabalhar politicamente para uma determinada pessoa ou entidade politica mas também poderia se colocar a questão de tantas acusações não terem fundamentos a pontos de até agora não existir uma prova viva contra a pessoa do Cadogo se não acusações que até eu mesmo ja pensei serem verdadeira devido a tantos palavriados mas até agora nada aparece mesmo sabendo que seria muito fácil até para um general "N`toni N`bundé" agora forjar uma prova contra um deposto ou um exilado que não está no terreno para se defender.
    Se se provar que ele é criminoso de sangue e tantos outros serei eu um dos primeiro a dar a mão a palmatória aqui exigindo a sua condenação mas até la acho que qualquer ser humana merece beneficio de dúvidas nestas condições a não ser que o julgamento vem da parte negra do coração...

    Por isso meu irmão, mão na consciência e não se deixe vender ou comprar por um mero "prato de comida" como fez na Bíblia Sagrada um dos filhos de Isaque, Isaú perdendo o seu primogenitura para o seu irmão Jacó ou Israel.

    Abraço e continua a fazer o seu trabalho com coragem e mais equidade pois falta a outra face da moeda dizer da sua verdade ou justiça.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.