quinta-feira, 2 de julho de 2015

Conferência de Juventude da CPLP, jovens lusófonos apelam para a uniformização dos programas escolares em todos os estados membros

A organização de jovens da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), recomendou a uniformização dos programas escolares em todos os estados membros da comunidade lusófona. Esta recomendação final saiu no quadro das recomendações da primeira semana da conferência da juventude da CPLP, que decorreu na cidade de Bissau de 25 a 29 do mês de junho findo.

Para além da educação, os participantes recomendaram aos estados membros a aplicação efectiva da lei de mobilidade, criação de melhores condições de acessão ao serviços de saúde para jovens raparigas, mais emprego e aplicação de políticas que incentivem o respeito pela paridade de géneros.

À margem da I Semana da Juventude foi realizada a VII Assembleia Geral Ordinária do Fórum da Juventude de CPLP que aprovou um novo plano estratégico para os próximos dois anos.

O documento traçou quatro eixos de intervenção: promoção de língua portuguesa, educação, emprego e igualdade de género.

A implementação dessa estratégia caberá ao Conselho Nacional da Juventude de Cabo-Verde que foi eleito para um mandato de dois anos, para assumir a Presidência do Fórum da Juventude de CPLP, em substituição do Conselho Nacional da Juventude da Guiné-Bissau que detinha a presidência do FORUM nos dois últimos anos.

A semana da juventude ficou marcada pela realização de conferência temáticas sobre os grandes desafios da juventude, exposições artística e gastronómica e concerto musical.

Recorde-se que o acto de abertura da semana foi presidido pelo Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira e encerrou o encontro o Secretário de Estado da Juventude, Cultura e dos Desportos, Tomas Gomes Barbosa.

A notícia foi avançada pelo Odemocta, um do principal jornal privado da Guiné-Bissau


Sem comentários:

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.