domingo, 12 de outubro de 2014

ONU pede a África Ocidental para se unir contra os mercenários


A ONU pediu aos países da África Ocidental para reforçarem a sua cooperação para lutar contra mercenários que desestabilizam estes países sobretudo nos períodos de crise

Um relatório precisou; que "este flagelo (mercenários) é um fenômeno transnacional e só pode ser combatido em conjunto pelos países em causa.

O relatório confirma que nesta sexta-feira seguem para quatro dias uma missão de especialistas da ONU independente para Costa do Marfim, confirmou que os mercenários foram de fato utilizados nos dois conflitos armados na Costa do Marfim.

Os conflitos decorreram entre Setembro de 2002 e 2005, bem como durante a crise pós-eleitoral de Dezembro de 2010 a Abril de 2011.

Cerca de 5.000 pessoas foram mortas nos conflitos que posteriormente subdividiu o país, o norte controlado pelos rebeldes e o sul controlado pelo governo.

Um relatório detalhado da visita será apresentado à Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, em setembro de 2015.

Durante as guerras fratricidas gêmeas na Serra Leoa, na Guiné-Bissau e na Libéria, entre 1989, 1998 e 2013, foram utilizadas milhares de mercenários dos países membros da sub-região.

//africareview

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.