segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Guiné-Bissau, balanço da operação realizada durante a Quadra Festiva

URGÊNCIA DO HNSM REGISTOU 66 CASOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICA

Os serviços de Urgência do Hospital Nacional Simão Mendes registaram entre os dias 31 de Novembro de 2015 ao 1º de Janeiro do ano em curso, 66 casos de assistência médica devido a ferimentos ligeiros provocados por agressões física, e acidentes de viação, disse hoje à ANG a Enfermeira chefe do referido hospital.

De acordo com Rosolete Emília da Silva, 42 casos deram entrada nos serviços de ortopedia e pequena cirurgia, sendo 11 de agressões físicas e 13 relacionados com acidentes de viação.

“Dentre os casos de acidentes de viação temos um ingressado que sofria de uma grave fractura exposta na perna esquerda e que perdia muito sangue”, afirmou.

No entanto, considerou de positivo o balanço do final do ano, em termos de incidentes que implicam assistência medica uma vez que não se registou nenhum óbito.

Em comparação com o período natalício, esta responsável do Banco de Socorros da HNSM, disse que houve mais casos de agressão e acidentes de viações registadas durante a passagem de ano.

Aquela responsável sanitária informou igualmente que neste momento, o serviço de urgência está munido de meios materiais e medicamentos gratuitos para responder às necessidades dos pacientes diabéticos, hipertensos e casos de acidentes de viação ou agressão.

Rosolete Silva aproveitou a ocasião para pedir aos populares no sentido de se manterem mais calmas e acautelarem sobretudo durante a viagem.

Disse que não pode fazer comparação com o ano anterior porque não teve acesso aos dados de 2014. 

Quanto à possíveis queixas da parte dos pacientes durante este período a enfermeira chefe do hospital Simão Mendes disse que não receberam nenhuma reclamação relativamente ao mau tratamento dos assistidos.

Em Dezembro os serviços de urgência de HNSM registaram 21 casos de ferimentos.

POP CONSIDERA POSITIVA  “OPERAÇÃO QUADRA FESTIVA

O Comandante adjunto da Policia de Ordem Pública (POP) considerou de positivo o balanço da operação realizada durante a Quadra Festiva em comparação com o ano passado apesar de lamentar as perdas humanas.

Celso de Carvalho que falava hoje numa conferência de imprensa disse que em comparação com os anos anteriores este ano foi muito melhor, pois registaram-se menos mortes por acidentes de viação.

"Registamos dois mortos, um por afogamento e outro por acidente de viação, dos 14 acidentes verificados em Bissau, Biombo e Gabu", disse.

O Adjunto Comandante da POP, informou ainda que houve também menos agressões físicas em 
Comparação com o ano transacto, ou seja, foram 12 casos e ocorreram em Bissau,  Bafata e Gabu.

Celso de Carvalho elogiou a corporação implicada na operação quadra festiva pela manutenção da segurança necessária aos cidadãos e todos aqueles que estão a viver no país.  

Questionado sobre se as operações de rusgas vão terminar com o fim da época festiva, respondeu que o trabalho policial  é feito todos os dias, pelo que as mesmas irão prosseguir. 


A operação quadra festiva envolveu 1310 agentes das forças de defesa e segurança. Com Agencia Noticiosa da Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.