segunda-feira, 18 de novembro de 2019

[…] A ignorância disfarça-se de conhecimento

“Os incompetentes são frequentemente abençoados com uma confiança inadequada, afiançada por alguma coisa que, para eles, parece conhecimento.” 
A pedagogia da resposta tem que dar lugar a pedagogia da pergunta. A pedagogia do acerto tem que dar lugar a pedagogia do erro. Caso contrario corremos o risco de estar formando uma nova geração de idiotas confiantes e de pessoas com síndrome do impostor.

A síndrome da superioridade ilusória existe quando a ignorância se disfarça de conhecimento. A superioridade é um conceito ilusório, estamos todos juntos na jornada da vida, e não importa qual o teu nível de instrução, salário ou formação, sempre podes aprender com qualquer pessoa, mesmo aquela que julga “inferior”.

As pessoas que são ignorantes em um determinado assunto acreditam saber mais do que aqueles que são estudados e experientes, sem reconhecer a própria ignorância e falhas.

Essas pessoas vivem em um estado de superioridade ilusória, acreditando que são muito sábias, mas na verdade estão muito atrás daqueles ao seu redor.

Como diz o artigo de Dunning e Kruger publicado em 1999: “Os incompetentes são frequentemente abençoados com uma confiança inadequada, afiançada por alguma coisa que, para eles, parece conhecimento.”

[…] “Quando um candidato sobe ao palanque, o compromisso dele não é com o realismo da proposta. Como líder, ele precisa cativar uma massa com a solução de um problema, pouco importa se ela é real. “Os incompetentes são frequentemente abençoados com uma confiança inadequada, afiançada por alguma coisa que, para eles, parece conhecimento.”

As pessoas que possuem essa síndrome acreditam que as suas habilidades são muito mais elevadas do que a média, mesmo quando claramente não entendem do que estão a falar. Elas não têm a humildade de reconhecer a própria necessidade de melhora. Também não reconhecem o potencial daqueles à sua volta, o seu egoísmo as impede.

Provavelmente conheces alguém assim, preso na sua própria ignorância, que não faz sua parte para melhorar e ainda assim acredita que está acima do bem e do mal, e que tem o direito de julgar todos ao seu redor.

As pessoas estão cada vez mais convencidas e menos dispostas a crescerem coletivamente. Acreditamos que um diploma nos torna imbatíveis, à prova de erros. Isso está muito longe da verdade, e somente quando aprendermos a reconhecer as nossas próprias limitações e nos associarmos a pessoas que podem nos oferecer aquilo que nos falta, poderemos de facto evoluir.

A superioridade é um conceito ilusório, estamos todos juntos na jornada da vida, e não importa qual o teu nível de instrução, salário ou formação, sempre podes aprender com qualquer pessoa, mesmo aquela que julgas “inferior”.

Devemos trabalhar para controlar o sentimento de superioridade no nosso interior e nos abrirmos para todas as oportunidades de crescimento que surgem quando somos humildes.

A pedagogia da resposta tem que dar lugar a pedagogia da pergunta. A pedagogia do acerto tem que dar lugar a pedagogia do erro. Caso contrario corremos o risco de estar formando uma nova geração de idiotas confiantes e de pessoas com síndrome do impostor. Com eu gosto

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