terça-feira, 21 de julho de 2015

Paulo sanha lamenta os posicionamentos do PAIGC, do governo e do ministério à comunicação social

Presidente do Supremo Tribunal de Justiça lamenta bastante a forma como o PAIGC, o Governo e o Ministério Público posicionaram publicamente nos órgãos de comunicação sociais em relação aos membros do governo acusados da prática de corrupção ou de crime.

Paulo Sanha que falava terça-feira 21 de Julho, no encontro com uma delegação do Tribunal Superior do Mali se encontra em Bissau para uma vista de 03 dias aos titulares dos órgãos da soberania do país, qualificou as acusações mútuas entre as partes de troca de mimos.

O PSTJ relembrou que a sua instituição é última instância a pronunciar sobre qualquer processo de matéria de crime. Por isso, deixa bem claro que as pessoas devem enveredar-se no cumprimento daquilo que a lei obriga a todos os cidadãos responder perante a justiça.

Abdurhamane Niang, Presidente do Tribunal Superior do Mali, ao falar no ato afirmou que “viemos ver os nossos amigos da Guiné-Bissau, porque o Supremo Tribunal de Justiça tem muitas experiências no domínio da justiça.


Acompanhamos a independência e desempenho da magistratura judicial do país nomeadamente; o Conselho Superior da Magistratura que é presidido por um presidente do STJ, isto garante a Independência da magistratura diferente com o sistema francês.” Referiu

3 comentários :

  1. A culpa de todo este espectáculo a que assistimos é do Ministério Público! Porquê? Pelas seguintes razões:

    1- Onde estava o Ministério Público e os seus magistrados durante a TRANSIÇÃO? Ou governos anteriores a transição?

    2-Porque persegue só os elementos do Governo que cometeram crimes no Governo de Transição? E os outros elementos que estiveram no Governo da Transição mas que não estão neste Governo?

    3-Porque o Ministério Público divulga (aos média) a lista dos nomes dos elementos do Governo que estão sob investigação ou que estão ou serão ouvidos pelo MP?

    4-Antes e Durante a Transição houve Graves Violações dos Direitos Humanos no País, o que é que o MP e os seu Magistrados Fizeram?

    5- Porque só os Civis são perseguidos na Luta Contra a Corrupção e outros Crimes? Porque são a parte mais fraca?

    6-Onde estão os processos dos Promotores do 12 de Abril e os seus apoiantes políticos?

    7-Porque razão o Homem dos 40 Milhões não é chamado ao Ministério Público para justificar tudo o que ganhou e orquestrou durante a transição?

    8-Porque não são investigados Magistrados que são corrompidos e arquivam processos sem mais nem menos?

    9- Onde está a JUSTIÇA que dizem querer implantar no país, se uns são investigados e os maiores ladrões e criminosos da Transição estão a passear impunes nas ruas de Bissau em CARROS DE ALTA CILINDRADA A RONCAR DINHEIRO ROUBADO AO POVO?

    ...Podia estar aqui o dia todo a fazer perguntas! Mas aquilo que pretendo ressaltar a vista de todos é a IMPARCIALIDADE DO MINISTÉRIO PÚBLICO! E A IMPARCIALIDADE SÓ TRAZ INSTABILIDADE!

    E neste momento o País precisa de tudo, menos INSTABILIDADE!

    Sr Presidente do STJ aconselhe primeiro os seus colegas do MP e, só depois, o PAIGC e o GOVERNO!

    JUSTIÇA PARA TODOS!

    Gabú Sara

    ResponderEliminar
  2. Justiça para todos porque você não menciona o nome do senhor Carlos Gomes Júnior como assassino de Nino Vieira,Tagni Na Waie,Baciro Dabo,Heler Poensia, Roberto Cacheu.

    ResponderEliminar
  3. Desculpem pelos lapsos que cometi...queria dizer em todos os meus comentários, em vez de A IMPARCIALIDADE TRAZ INSTABILIDADE...é a PARCIALIDADE TRAZ INSTABILIDADE!

    Gabú Sara

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.