sexta-feira, 3 de julho de 2015

Queda do Governo “não passa de especulações” – PR José Mário Vaz

O Presidente da República da Guiné-Bissau dirigiu, esta sexta-feira, uma mensagem à nação, no discurso proferido na Assembleia Nacional Popular (ANP).

José Mário Vaz começou por falar da necessidade de viabilizar o país, garantindo não querer ver cair o actual Governo e que “tudo não passa de especulações”.

Para o Chefe de Estado guineense, “as especulações, os rumores e as insinuações existem porque se trabalha muito pouco no país”. Mas, Mário Vaz reafirmou a sua intenção de fazer tudo para “desbloquear o país”, tendo exortado o Governo para “continuar a trabalhar”.

José Mário Vaz lembrou aos deputados e à nação dos seus esforços em “mudar a imagem do país”. A intenção do Presidente da República é, nas suas palavras, “continuar a mobilizar financiamentos para o desenvolvimento da Guiné-Bissau”.

Nesta ordem de ideias, Mário Vaz disse nunca ter constituído “um motivo de bloqueio para o governo” e para o cumprimento da justiça, no seio da sociedade guineense.

Houve também momentos de frontalidade durante a intervenção do Chefe de Estado. Por exemplo, no ponto de vista de Mário Vaz, “a necessidade de visibilidade política” interna e internacional terá sido um factor que tem “minado as relações entre os órgãos da soberania”.

Desde que entrou em funções, um pouco mais de um ano, o Presidente da República tem tecido várias críticas à governação, à justiça e à sociedade guineense em geral. Esta sexta-feira, na ANP, José Mário Vaz disse não compreender a razão porquê muitas pessoas se mostram “incomodadas” face às suas “interrogações” quanto ao desempenho do actual governo.

No final da sua intervenção, o Chefe de Estado guineense reiterou o seu slogan de “mais mãos na lama”, mas desta vez, com um pormenor: tirar as mãos dos “bolsos”, numa clara alusão à corrupção e à preguiça. “Não conheço nenhum país do mundo” onde se pode alcançar uma economia sustentável “tendo uma função pública que trabalhe apenas por quatro ou cinco horas”, denunciou, mais uma vez, o Presidente da República da Guiné-Bissau.

A intervenção de Mário Vaz, numa sessão especial do parlamento guineense, aconteceu numa altura em que se fala de muitas divergências institucionais entre os três mais importantes órgãos da soberania nacional: a Presidência da Republica, a Primatura e a ANP.

Muitos analistas guineenses e a imprensa nacional acreditavam na iminência da caída do Governo liderado por Domingos Simões Pereira, numa altura em que este completa seu primeiro ano no poder.

Em consequência disso tudo, nos últimos dias tem-se registado várias iniciativas e “movimentos” que visam apaziguar as tais “tensões” entre José Mário Vaz, o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, e o líder do parlamento guineense Cipriano Cassama. Aliás, na última semana, os órgãos do PAIGC, o partido no poder, assim como a ANP aprovaram moções de apoio ao Governo de Domingos Simões Pereira.

Para além dos deputados da nação e das chefias militares, estiveram também presentes na ANP vários representantes do corpo diplomático acreditados em Bissau, assim como das instituições internacionais acreditadas na Guiné-Bissau.

A notícia foi avançada pelo Gbissau, um site de notícias, actualidades e opiniões sobre a Guiné-Bissau e as suas comunidades espalhadas pelo mundo

1 comentário :

  1. Filomeno Pina Sempre disse que "nem tudo que parece, é"! Esperemos que tudo passe agora a uma nova categoria e, com realismo demonstrativo de boa vizinhança e cooperação... Viva Guiné-Bissau. Djarama. Filomeno Pina.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.