terça-feira, 24 de abril de 2018

As Forças Armadas Revolucionarias do Povo guineenses estão de luto, pelo falecimento do Brigadeiro-general, Marciano Valentim Dama

A cerimónia que mereceu honras de Estado decorreu nas instalações do Estado-Maior General das FARP e contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Major General Chefe de Estado-Maior General, Biaguê Na N´Tan e chefias paramilitares.

Recorda-se que o malogrado tinha desempenhado varias funções de distinção como um Militar assim como um magistrado público entre essas, de delegado do Ministério publico/Procuradoria-Geral da República em 1987, Juiz Presidente do Tribunal Administrativo, Fiscal e de Contas de 1990 à 1992, Presidente do Tribunal Militar de 1999 à 2007 entre outros.

Ministro de Defesa Nacional, Major General, Dr. Eduardo Costa Sanha recordou que o malogrado como um colega de trabalho, testemunhou a sua amizade, lealdade e profissionalismo, pelo que em nome da República e pelos serviços prestados as FARP e a pátria de Cabral, nunca iremos esquecer a sua memória como um homem cujo seu nome está escrito como um das personagens mais brilhantes nas fileiras das Forças Armadas.

Quanto o Brigadeiro General Dr. Daba Naualna, Presidente do Tribunal Militar Superior usando da palavra, disse que o momento para profetizar que assim como há momentos de semear e de colher, também assim tudo que comece um dia termina. Pelo que, o camarada Dr. Marciano Valentim Dama, tem o seu nome escrito com letras de ouro na história das Forças Armadas e no sector judicial guineense, o que resta é simplesmente um consolar e coragem a toda família e FA em geral frisou o Brigadeiro General.

Este simboliza para nós, o exemplo de um Oficial moderno, para quem o dever Cívico de servir a patria, constitui a missão mais nobre e gratificante de um patriota.

O percurso histórico deste oficial exemplar das nossas gloriosas Forças Armadas Revolucionarias do Povo, ilustra-nos um facto.
Brigadeiro-general, Marciano Valentim Dama, nasceu em 16 de Janeiro de 1953, no sector de Bula, Região de Cacheu, filho de Valentim Dama e de Catarina N´Deque, jurista, casado e pai de oito filhos.

- 1972 – Incorporou nas Forças Armadas Revolucionarias do Povo (FARP) em Ermom-Kono, sob comando do camarada Braima Bangura - 1974 – Foi contemplado com uma bolsa de estudo na Sinvrópol Ex-URSS no domínio de Reconhecimento - 1975 – Após a formação, foi colocado como Chefe de pelotão de reconhecimento do Estado-Maior General das FARP; mais tarde foi transferido para Força Aerea Nacional como Chefe de Reconhecimento da Mesma unidade.

- 1979 – Licenciado pela faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Após do seu regresso para Bissau em 1987, onde começou a sua carreira profissional - 1987 – Foi delegado do Ministério Público, Procuraria Geral da República - 1989 – Foi assessor jurídico do Ministério das Finanças - 1989 – 1990 - Juiz Presidente do Tribunal Fiscal de Contribuições e Impostos

- 1990 – 1992 – Juiz Presidente do Tribunal Administrativo, Fiscal e de Contas (extinto) - 1992 – 1995 – Presidente de Tribunal de Contas - 1995 – 1997 – Assessor principal do Presidente da Câmara Municipal de Bissau - 1997 – 1998 – Juiz Presidente de Tribunal Fiscal das Contribuições e Impostos - 1999 – 2007 – Presidente do Supremo Tribunal Militar

Neste momento de dor e de consternação, o Estado Maior General das FA, os seus colegas, amigos e camaradas de armas, aproveitam a ocasião para apresentar as suas mais sentidas condolências à toda a família enlutada. Com as FARP’s

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.