segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Quem foi Comandante Inocêncio Kany?


Biografia do Comandante Inocêncio Kany - autor material que assassinou o chefe da guerra, Camarada Amílcar Lopes Cabral

Comandante Inocêncio Kany, Nasceu no dia 20 de Fevereiro de 1938 em Bubaque sector do mesmo nome Região de Bolama/ Bijagós.

Cumpriu o serviço Militar em Bissau, entre 1959 curiosamente, ao serviço das tropas colonial Português.

1960, Comandante Inocêncio Kany, ingressou no PAIGC.

Inocêncio Kany, foi catequista em 1963. No ano seguinte, ingressou a guerrilha, como chefe da base de Mansodé, sector de Mansaba.

1967, Inocêncio Kany, frequentou a Academia Naval na União Soviética (URSS).

1969, foi nomeado Comandante da Marinha de Guerra da Luta da Libertação da Guiné e Cabo Verde.

Comandante Inocêncio Kany, ligado ao PAIGC desde a sua fundação, como membro do Comité Executivo da Luta Armada, foi dele excluído em agosto de 1971, por unanimidade e exonerado da sua participação no Comité Tripartido que dirigia a Marinha. E, a seguir, assume o comando de uma Vedeta.

É ele, autor material que assassinou o chefe da guerra, Camarada Amílcar Lopes Cabral, no dia 20 de Janeiro de 1973 em Conacry, República da Guiné - Conacry.


Março de 1973, todos os conspiradores foram enviados para o Tribunal do PAIGC. E, Este Tribunal Militar decidiu que, todos os cabecilhas seriam fuzilados na Guiné Bissau, dividindo- se previamente os criminosos em quatro grupos; Inocêncio Kany e Luís Teixeira encontram os seus fins ingloriosos na região de Máxima de Boé.


Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.