sábado, 14 de abril de 2018

Comunidade da África Ocidental debate no Togo situação política na Guiné-Bissau


Vão participar na cimeira extraordinária da CEDEAO em lomé, dedicado a debater a situação na Guiné-Bissau, o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, que viaja hoje para Lomé, o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, bem como representantes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e do Partido Renovação Social (PRS).

As delegações do PAIGC, do PRS e o presidente do parlamento viajaram na sexta-feira para Lomé.

A Guiné-Bissau vive uma crise política desde a expulsão ilegalmente dos 15 deputados eleitos na lista do PAIGC para ANP, fazendo o partido perder a maria que tinha vencido das legislativas de 2014.

Por falta de consenso entre as várias forças políticas, a CEDEAO elaborou o Acordo de Conacri, assinado pelo partidos com representação parlamentar e os deputados expulsos do PAIGC, denominados por Grupo dos 15.

Os chefes de estado e de governo da comunidade económica dos Estados da África Ocidental (cedeao) avaliarão a situação política na Guiné-Bissau.

Reunir-se-ão no sábado, 14 de abril de 2018, em lomé, no Togo, por ocasião de uma cimeira extraordinária à porta fechada para examinar a questão, e tomar decisões importantes que possam contribuir para a resolução desta longa crise política.

Durante este encontro de um dia, o ministro togolês dos negócios estrangeiros, da cooperação e da Integração Africana, e presidente do conselho de ministros da cedeao, professor. Robert Dussey, bem como o presidente da comissão da organização regional, Jean-Claude Kassi brou, apresentarão um relatório sobre os últimos desenvolvimentos da situação na Guiné-Bissau.

Em 11 de abril de 2018, uma delegação ministerial da cedeao, composta por senhores dussey e brou, bem como por naby yusuf kiridi bangoura, ministro de estado, secretário-Geral da presidência guineense, e representante do provedor de justiça da cedeao. Para a Guiné-Bissau, professor. Alfa Condé, esteve em bissau no âmbito do acompanhamento da aplicação do acordo de Bissau.

O objectivo desta missão era fazer o ponto da situação da situação política na Guiné-Bissau, em conformidade com os acordos de conacri.

No termo da sua missão em Bissau, a delegação ministerial da cedeao congratulou-se com a vontade de todas as partes de encontrarem uma solução para a crise política na Guiné-Bissau.

Para além da análise da situação na Guiné-Bissau, os dirigentes da África ocidental serão também informados das recentes eleições na serra-Leoa.

A leitura do comunicado final em sessão plenária e a tradicional foto de família serão outros tempos fortes desta cimeira extraordinária de lomé.

A cerimónia de abertura do encontro será marcada pela alocução de boas-vindas do presidente da comissão da cedeao, Jean-Claude Kassi brou, seguida do discurso de abertura do chefe do estado togolês, e presidente em exercício da conferência dos chefes de estado e de governo. De Estado e de governo da cedeao, faure essozimna gnassingbé.


1 comentário :

  1. Aristides Gomes é o novo Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, escolhido durante a Cimeira dos Chefes do Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), realizado este sábado, em Lomé, capital do Togo.

    Durante a reunião apresentou-se a proposta de três nomes para ocupar a função do primeiro-ministro e consequentemente organizar as próximas eleições legislativas, nomeadamente, o atual primeiro-ministro, Artur Silva, Martinho N’Dafa Cabi e Aristides Gomes. Este último (Aristides Gomes) foi escolhido e de acordo com as informações apuradas, deverá ser nomeado por Presidente da República, José Mário Vaz, o mais tardar até a próxima terça-feira.

    Segundo as nossas fontes em Lomé, as partes guineenses concordaram igualmente em fixar a data de 18 de novembro próximo para realização de eleição legislativa. A plenária do parlamento guineense, indicam as mesmas fontes, será convocada para dia 18 de abril.

    Os deputados da Nação irão debater dois principais assuntos, designadamente: eleição de membros do Secretariado da Comissão Nacional de Eleição (CNE) e a prorrogação da presente legislatura até Novembro de 2018.

    De referir que Aristides Gomes é dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e igualmente membro do Comité Central. Gomes desempenhou a função do Primeiro-ministro nos períodos de 2005 a 2007.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.