sábado, 22 de setembro de 2018

PAIGC APRESENTA CANDIDATURA DA LISTA DOS DEPUTADOS SEM DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA POR LEI DA REPUBLICA DA GUINÉ-BISSASU

Despacho de devolução de pastas das candidaturas

Tendo em consideração que a data prevista para as eleições legislativas para o dia 18 de Novembro do corrente ano, com o efeito, tecnicamente não será exequível, devido o atraso na realização dos actos preparatórios, nos termos da lei.

Os candidatos a deputados devem apresentar toda documentação exigida por lei, nomeadamente cópia do Cartão do Eleitor, actualizada, considerando que o recenseamento ainda por efectuar será de raiz (nova emissão).

Por isso, é prematuro a apresentação da candidatura, antes da realização do recenseamento.

Pelo que se convide o mandatário da lista, Dr. Manuel Cabral para proceder o levantamento das pastas das candidaturas em tempo depositados nesta Corte Suprema.



PRS EXIGE APRESENTAÇÃO DE NOVO CRONOGRAMA DO PROCESSO ELEITORAL

O Partido da Renovação Social (PRS) exigiu na tarde desta sexta-feira, 21 de setembro 2018, apresentação de um novo cronograma do processo eleitoral, que de acordo com os renovadores, irá credibilizar o próprio processo.

A exigência dos renovadores foi manifestada num comunicado lido pelo seu porta-voz, Victor Pereira, durante uma conferência de imprensa realizada numa das unidades hoteleiras da capital Bissau. O ato contou com a presença de altos dirigentes do partido, incluindo o seu líder, Alberto Nambeia…

Victor Pereira defendeu ainda a necessidade de apresentação de uma “cartografia fiável” e conhecida pelos principais atores intervenientes, bem como a instalação urgente das comissões regionais de eleições.

“E porque todas estas iniciativas se encontram fora dos prazos previstos na lei, instamos o Governo de Consenso e de inclusão chefiado por Aristides Gomes, a recentrar os seus esforços no sentido de, junto de todos partidos candidatos às próximas eleições, incluindo a sociedade civil, buscar os consensos necessários para a realização dos atos preparatórios para as eleições legislativas previstas para Novembro”, lê-se no comunicado.

Assegurou ainda que a não observância destas iniciativas, que o partido julga sérias e responsáveis para o bem desenrolar e a credibilidade do processo preparatório das eleições, poderá levar o PRS a pugnar junto à instância do Presidente da República “para que medidas corretivas sejam encontradas, a fim de preservar a finalidade para que este executivo foi criado, que é fazer eleições legislativas na data de 18 de Novembro de 2018”.

“Não conseguimos entender o anúncio feito pelo Primeiro-ministro sobre a utilização da base de dados de 2014, se o que foi acordado e decidido é o cenário 1, que conforme a lei, prevê um recenseamento de raiz”, espelhou o comunicado.



Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.