domingo, 16 de junho de 2013

FREHU-N-FLIF Nº 13: A COMPOSIÇÃO DA FAMÍLIA NA CULTURA BALANTA

Como á habitual dizer-se, a Família é o núcleo central da sociedade humana.

A sua composição (e organização) reveste-se, por isso, de grande importância, qualquer que seja a cultura considerada, nos quatro cantos do Planeta.

A Família significa laços de sangue, o sentimento de identificação, pela via de transmissão de imperceptíveis marcadores genéticos, que permitem, com segurança, quase científica, o estabelecimento da relação de paternidade ou maternidade de sucessivas gerações, determinadas pelos laços sanguíneos.

Cada sociedade humana, tal como sucede com as diversas espécies animais, tem as suas próprias formas de reconhecimento da identidade e de pertença à uma determinada família, através dos laços sanguíneos

Entre os Balantas (o Povo Braza), também, existem formas de estabelecimento e reconhecimento da relação de parentesco, tanto na linha recta, como na linha colateral.

OS Dois Grandes Grupos:
 Os Balantas de Kuntowe e de Nhacra (Buwungue)

O Povo Braza (vulgo Balanta) compõe-se de dois grandes Grupos: Os Balantas de Kuntowe e os Balantas de Nhacra (ou Balantas de Fora), também chamados Buwungué.

Por referência ao Rio Mansoa (que percorre a Guiné-Bissau do Centro para Oeste), os Balantas de Kuntowe localizam-se à margem direita do Rio (no sentido da Nascente para a Foz, ou seja, do interior para o mar).

Os Balantas de Kuntowe subdividem-se em duas Sub-Etnias: os Nagas (Balanta Nagá) e os Mansoncas.

Genericamente, os Balantas de Kuntowe são mais sedentários (emigram menos, dentro do País).

À margem esquerdas do Rio Mansoa (no sentido da nascente para a foz) localizam-se os Balantas de Nhagra (ou Nhacra). Também se chamam Buwungué (significa Aves).

Os Balantas de Nhagra (Buwungué) são migratórios. Talvez venha daí o nome pelo qual são designados na Língua e na Cultura Balanta: Buwungué (Aves migratórias).

O seu destino migratório tanto é para o Oeste como para o Norte e Sul do País.

Na direcção Oeste, deslocam-se para regiões como Biombo e Quinhamel, onde formam as suas colónias em Território da Etnia Papel (em Balanta, Bezá-ó, donde a origem da denominação da cidade capital da Rep.Guiné-Bissau – BISSAU - que resulta do aportuguesamento da sua denominação em língua Balanta).

Essas pequenas colónias designam-se por “Flack” (retiro), tal como “Flack Ne Bupe”, na Região de Quinhamel, constituída por emigrantes vindos da Povoação de Bupe (Região de Nhacra).

Assim, encontram-se Povoações Balantas, desde Biombo até Bissau, passando por Quinhamel até Cumurá, nos arredores de Bissau.

Outro destino da emigração Buwungué é, tradicionalmente, para o Sul da Guiné, atravessando o Rio Geba, de canoa.

No novo local de fixação, a Família que aí se constitui, mantém, obrigatoriamente, a designação da Família de origem, isto é, da Povoação de que o imigrante é originário, como se fosse seu prolongamento, embora localizada em Território diferente. 

São o caso de colónias constituídas em Território da Etnia Papel (Botche Ne Bezá-ó) ou, no Sul da Guiné-Bissau, no Território dos Nalus (Botche Ne Bnalu).

Para onde quer que emigre, todo o Braza é obrigado a cumprir as regras e tradições da Família de origem (geralmente, Buwungué, da Região de Nhacra).

O destino preferencial da emigração Balanta é para o Sul da Guiné-Bissau, em especial, para o Território dos Nalus, mais rica e propícia para a prática da agricultura do arroz (principal actividade económica do Povo Braza, a par da cultura do amendoim.

Os Balantas de Kuntowé também são migrantes (embora menos que os Buwungué).

Geralmente, emigram para o Norte, na direcção de Ingoré e Farim, onde se cruzam com as Populações de Etnia Mandinga, chegando a converter-se à Religião Muçulmana, por influência das tradições locais.

Também usam deslocar-se para Oeste, para Territórios da Etnia Mancanha (Brame ne Bula) e Manjaca.

A Etnia Balanta é a que se mistura mais (através do casamento) com os demais grupos étnicos do País, em especial, com os Papéis (Bezá-ó) e Mandingas (Bemendé).

Bem vista, nessa perspectiva, a População Estatística da Etnia, no contexto global do País, é bem maior do que a, habitualmente, indicada pelas Estatísticas Oficiais do País (aliás, desactualizada, à razão de duas décadas).

Porque, a tradição, comum aos restantes Grupos Étnicos, é considerar que os filhos gerados com uma Mulher Balanta pertence à Etnia do pai, seja ele Papel, Mancanha ou Mandinga, e não à Etnia Balanta.

Este tipo de relações familiares tem forte implicação no modo de composição e legitimação de um individuo como membro de uma Família: saber se reúne os requisitos, estabelecidos pela tradição, que deve ser preservada pelo Homem Grande, para ser reconhecido como membro legítimo da Família.

A composição do Nome

A identidade de um Balanta estabelece-se pelo nome próprio (dado pelo Pai) e pela junção do nome da Grande Família tradicional (que se mantém de geração em geração).

Um indivíduo, que se chamasse, por exemplo, “Glomur Na Montche” tem o seu nome próprio (“Glomur”) e um sobrenome (“Montche”), que o associa à Grande Família a que pertence.

Glomur Na Montche significaria: Glomur (nome próprio), Filho de Montche, que indica que o indivíduo assim chamado pertence à Grande Família dos Montche (coisa distinta da pequena família ou família singular, constituída por um casal e seus filhos.

A palavra “Na” ou Ne” é um elemento gramatical (preposição) que faz a ligação entre o nome próprio (no exemplo –“Glomur”) e o da Grande Família (no exemplo - “Montche”).

“Na” ou “Ne” significam, “de” ou “da”. É o equivalente da palavra Alemã “Von” (que se lê “Fon” e significa “de” ou “da”), que entra na composição de vários nomes de Família Alemãs, como, por exemplo, do nome “WERNER VON BRAUN” (Verner da Família Braun ou simplesmente Verner Braun).

Werner Von Braun é o nome do grande Engenheiro Alemão, ao serviço de Hitler, criador dos famosos V2 e inventor dos modernos Mísseis, que, no fim da II Guerra Mundial, se rendeu aos Norte-Americanos e dirigiu o Programa Espacial da NASA, cujo sucesso maior foi a colocação do 1º Homem na Lua, permitindo, desse modo, a vitória dos Estados Unidos sobre a União Soviética, na Corrida ao Espaço.

É sabido que existe muita semelhança entre vocábulos da Língua Balanta e das Línguas Germânicas e Anglo-Saxónicas.

Mesmo quando não conste do nome oficial (dado pelos Portugueses, na época colonial, ou pela República da Guiné-Bissau), faz parte da Cultura Balanta saber de que Tabanca se é originário, devido aos muitos laços familiares que daí derivam, sem que se saiba que tal pessoa é membro da Família, porventura um pouco afastado.

A Tabanca

Há que distinguir duas realidades: a Tabanca e a Morança (recorrendo à designação em Crioulo).

Uma Tabanca é o conjunto de Moranças de diferentes Grandes Famílias, instaladas numa determinada Povoação, que tem, sempre, um nome próprio. Por exemplo: Tchugue (uma Povoação ou Tabanca localizada na Região de Mansoa).

Uma Tabanca Balanta é constituída por um conjunto de várias famílias singulares, cujo elo de ligação consiste em terem uma ascendência comum.

Morança

Uma Morança é um conjunto de Casas da mesma Família Grande, que têm em comum o único Avô Paterno, donde a importância deste tipo de organização social.

Duas ou mais Moranças podem agrupar-se num subgrupo familiar, em função das afinidades, que possam existir, em relação a certas práticas sociais (por exemplo, Fanado, cerimónia de circuncisão). Chama-se a isso KUFADE.

No meio do Pátio comum, localiza-se um Templo sagrado (“FRAM”). Trata-se de uma construção de pequena dimensão, de forma circular, que simboliza a Morada de Deus, no seio da Família Grande, que se invoca para a obtenção de determinadas benesses, como a boa colheita agrícola, a cura de um familiar doente ou regresso com saúde de familiar ausente.

Em contrapartida, presta-se o culto sagrado, através de oferendas do melhor que a Família tem: pode ser uma galinha, morta com esse fim, cujo sangue é espargido, no templo, abrindo-se uma pequena porta, tal como se oferece comida, à base de arroz, e bebida (aguardente de cana).

Composição da Família

Numa Morança (por exemplo, da Família “Fantchamna”):

Os FILHOS (Masculinos) têm o direito de ficar na Morança e nela realizar o seu casamento.

Os seus Filhos (Masculinos), também ficam na Família, e podem assumir o Apelido “NA FANTCHAMNA”.

Ao contrário, as FILHAS, em função do casamento (BDÉ), não permanecem na Morança ou seja na casa paterna (a Grande Família, de que falámos anteriormente).

Por sua vez, os Filhos delas não têm o direito a usar o Apelido da Família (por exemplo, Na Fantchamna).

Os FILHOS delas são considerados apenas SOBRINHOS da Família Grande (por exemplo, da Família Fantchamna), mas não podem ter, na composição dos seus nomes, o título (ou apelido) “Na Fantchamna”.

Numa Morança (a Grande Família), os Filhos (masculinos) constroem as suas casas à volta da casa do Pai, deixando no meio um largo (um espaço) Sagrado chamado FIARÉ.

Esse largo é o lugar de todo o tipo de culto sagrado, onde existe o IRAN GARANDI (Ser Espiritual, Medianeiro entre a Família e Deus).

Normalmente, é representado por uma planta (Pulga, em língua Crioula e mkub na língua Balanta).

Cada Filho (Masculino) tomará o Apelido “Na Fantchamna” (por exemplo), assim como os seus Descendentes masculinos.

As FILHAS (BDÉ) – PADIDA – casam fora da Grande Família de que são originárias.

Os Filhos e as Filhas, gerados fora da Família Grande, em razão do casamento, são considerados SOBRINHOS da Grande Família (por ex: Na Fantchamna) e são os mais acarinhados de toda a Família.

Chegam a ter mais importância do que os Filhos masculinos que sempre viveram na Morança.
…….

Estas são algumas particularidades da Cultura Braza, no que respeita à composição da Família, que aqui deixamos, sem pretender esgotar a matéria, que é bastante complexa.

                                                                    (até próxima edição)
PARTICIPA COM A TUA OPINIÃO!
Conhecendo a realidade do País, você estará colaborando para a Paz e Estabilidade Política e Social da Guiné-Bissau, pela Verdade e Justiça! Por isso, leia o nosso próximo Tema, neste blogue, no dia 22.06.2013
Colabore connosco. Dê a sua sugestão por uma Guiné Melhor, mais Digna e Desenvolvida. Esse é o nosso objectivo! Nada mais!

17 comentários :

  1. Bastante interessante, quer para os intelectuais, quer para os que conheceram esse chão sagrado, como ex-combatentes.
    Contribuam para uma Guiné-Bissau melhor!

    ResponderEliminar
  2. Super interessante.
    Meus irmaos, congratulacoes pelo bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Pois penso que as nossas autoridades deverias criar condições para os pesquisadores pesquisam e publiquem as estruturas das nossas riquezas étnicas,a Guiné-Bissau é muito rico culturalmente, precisamos de preservar e aproveitar disso, pois muitos Países têm inveja do que temos.
    Abraço a todos Guineenses

    ResponderEliminar
  4. Estás de parabéns pelo magnífico trabalho de investigação!

    Acrescento , se me permita, o seguinte:
    Os Balantas de Kuntowe para além dos sub-grupos, naga e mansoanca. Existem Braza Beatch, Braza Bessofa e Braza Betchau(Mené, os que mais se converteram ao islão).

    Muito obrigo, e um grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Julio Biquer irmao Wilrane Fernandes pessoalmente não estou contra o vosso blog ou grupo dos IBD mas acho que o momento está mal escolhido para esta promoção da identidade cultural do vosso povo...... e devemos deixar à brincadeira e assumir a nossa responsablidade...... acho que não é momento de criar qualquer que seja grupo étinico porque a tensão esta muito alta pode causar danos que nao esperamos. do vosso irmao Julio Biquer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VOSSO POVO : disse
      Como se não fosse seu também.
      Afinal quem precisa reflectir é você mesmo.
      Obrigado.

      Eliminar
  6. Wilrane Fernandes Caro compatriota Julio Biquer , ao avaliar o nosso progresso como indivíduos, tendemos a concentrar-nos nos factores externos como a nossa posição social, a influência e a popularidade, a riqueza e o nível de instrução. Como é evidente, são importantes para medir o nosso sucesso nas questões materiais, e é bem compreensível que muitas pessoas se esforcem principalmente por alcançar todos eles. Mas os factores internos podem ser ainda mais cruciais para determinar o nosso desenvolvimento como seres humanos. A honestidade, a sinceridade, a simplicidade, a humildade, a pura generosidade, a ausência de vaidade, a prontidão para servir os outros - qualidades que estão facilmente ao alcance de qualquer criatura -, formam a base da nossa vida espiritual. sejais sempre moderado na sua intervenção, evite ser incoerente na sua abordagem... o que tem haver a nossa publicação com o momento?

    ResponderEliminar
  7. Julio Biquer Fiquei muito contente por me ter respondido irmão Wilrane Fernandes , estou totalmente entusiasmado pela vossa humildade e consideraçao caro irmão. Quero agradecer-lhe pelo vosso conselho sobre os meus esforços em alcançar uma posição social, a influência e a popularidade, a riquez… pode crer irmao que apartir de hoje vou procurar mais os factores internos para formar uma base na minha vida espiritual e farei tudo para ser mais moderado nas minhas intervençeos e coerente na minha abordagem.
    Mas vou ensistir que o momento está mal escolhido para esta promoção da identidade cultural do vosso povo… este é o momento de dizer intelectuais guinéenses na diaspora nao intelectuais balantas na diaspora. Devemos revolucionar a nossa sociedade, Devemos meter fim à ditadura et de privilégios de sertas pessoas e terminar com os seus poderes o qual nigem tem direito, devemos dizer não à tribalismo detro da nossa força armada, na nossa sociedade e em particular nos partidos políticos . Podemos meter um ponto final nesta brutalidade, en vez de voltarmos à ser os assassinos das consiências puras, das nossas richas culturas. Penso que esta de acordo comigo irmao neste ponto Wilrane Fernandes.
    Mais uma vez agradecer-lhe por tudo.

    ResponderEliminar
  8. Eu pessoalmente estou muito interessado em saber e receber qualquer tipo de informação sobre o que são e como são as etnias, sem querer entrar em polemica desnecessário (não é preciso). A cultura, nos usos e costumes me são gratificantes.
    a.m.o.b.

    ResponderEliminar
  9. Permitam-me manifestar o meu agrado com este artigo, para dizer que não desacordando na integra com a mensagem que ele porta, gostaria que deem oportunidade para fazer alguns reparos em artigo de opinião a publicar neste blog, mas por isso me enviem um e-mail no endereço tchudaugusto@hotmail.com.br

    ResponderEliminar
  10. Excellente trabalho. Parabens!

    ResponderEliminar
  11. i'm proud to be what i am,j souhaite un jour retourner au bercail pr y vivre ensemble auprès de ma famille, j prie au bon dieu pr q la paix regne en guinée bissau pr tjr, qu'il accorde son paradis à tous ceux qu'ont combatus et perdu leur vies pour la nation ( falecido meu pai ayèm na n'tètch
    ,ansoumane mane, nino Vieira, koumba yalla,tagme,virissimo,etc);, aproveito a ocasiao de lançar a msg aos filhos de secçao de olossato sector de mansabà résidentes na diaspora como no interior do da g-bissau, de relatar sobre o desemclavamento da nossa terra natal,sobre tudo, a estrada que liga olossato bissorà ou olossato farim,obrigado

    ResponderEliminar
  12. Intelectuais Balantas Na Diáspora - compatriotas ou amigos a vossa opinião e o vosso ponto de vista, procurem estar sempre do lado da moderação para o bem da liberdade, paz e desenvolvimento humano na sua plenitude

    ResponderEliminar
  13. Isidoro De Carvalho Uma abordagem muito bem sucedida. Oxalá cada povo possa descrever-se com tantos pormenores.

    ResponderEliminar
  14. Deacon Solomon Thomas · 5 amigos em comum
    Fatima, thank you for sharing this. I found it was well written, informal, and insightful, about the Balanta People.
    Fátima, obrigado por esta partilha. Eu achei que foi bem escrito, informal e perspicaz, sobre o povo Balanta

    ResponderEliminar
  15. Unissons nous pour vaincre. Excellent travail de recherche. No pintcha.

    ResponderEliminar
  16. obrigada irmãos pelo brilhante trabalho,gostei pois essas informações vão ser muito úteis para mim e espero que vão continuar descrevendo ainda mais a etnia balanta com as suas práticas,entre as quais ceremonial de casamento e também o fanado e se puderem também descrever a prática de toca choro melhor ainda,obrigada...

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.