segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Kumba Ialá quer "ajudar a consolidar a paz na Guiné-Bissau" - representante da ONU


O representante especial da Organização das Nações Unidas (ONU) na Guiné-Bissau, Ramos-Horta, anunciou hoje que o antigo Presidente guineense Kumba Ialá pretende "ajudar a consolidar a paz e a democracia" no país.

A declaração do responsável pela missão da ONU surgiu em comunicado, depois de reuniões que manteve no domingo com várias figuras políticas guineenses.

Kumba Ialá foi um dos cinco candidatos que se queixaram de fraude na primeira volta das eleições presidenciais de 2012, denúncias que antecederam o golpe de estado militar de 12 de abril - que impediu a realização da segunda volta e levou ao atual período de transição política.

Ler mais aqui 

//tchogue

20 comentários :

  1. Luciano Lopes só ele porque é mentor de tudo o que passa na Guiné-Bissau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha quem te disse que ele e mentor de problema na Guiné-Bissau, olha temos que aprender falar com a prova e convicção...burro...

      Eliminar
  2. Carlos Indami ikila ki no misti,pa no terra tene paz,pa racismodade kaba,pa no sedo unido,suma ki no bilhete e no passaporte sedo mesmo,assim tambe ki no dibidi.

    ResponderEliminar
  3. Luciano Lopes agora quer ser salvador da Pátria depois de tanto atrocidades com sua conivência!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Afonso Sanhá se face se este pergunta há Koumba porque não face ia os dirigente de P.A.I.G.C. que governava o pais durante 38 anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ba kin ku na governa nes periodo desde 2009 te gos i ba kin? ké é esta na faci mindjor? suti kaba? mata kaba? ou nostan conta mintida ku rouba diminui? tribalismo fora so!! bissau kila muda...

      Eliminar
    2. Alguin ku pudi, bu ta pul so nbias bu djubi... i tem so um homi di bissau ku konsigui faci kila inda desde imdependencia... Cadoko ou nostan i cadogo?

      Eliminar
  5. Ibrahim Abdul Sani Contribuir para a Paz na Guiné Bissau, é um dever cívico de todos os guineenses e de cada um. Se cumprir para com os deveres cívico, agora é algo de especial, é prova de que estamos perdidos.

    ResponderEliminar
  6. Albertino Alves se isso fosse verdade seria óptimo para a Guiné e seu povo

    ResponderEliminar
  7. Só ele pode mesmo acalmar tudo... pq ele é principal responsável por tudo que esta acontecendo na GUIné-Bissau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VIDA ESTUDANTE. mais olha quem te disse que ele e principal responsável de tudo que passa na Guine! OLHA ESTUDAMOS PARA SERVIR A PATRIA NAO PARA EXCLUR A PATRIA, PENSE NO QUE ESTAS A FALAR, SE E VERDADE. BURRA UNUTIL

      Eliminar
  8. Vladimir de Pina olha Smith Pinkett com todo respeito...queria que percebesses que a Guiné-Bissau é para todos os Guineenses nao para uma pessoa que quer aparecer quando quiser, nem para quem quer fomentar o tribalismo...nao estamos aqui a criticar pessoas porque nao sao da nossas etnias, mas sim, pelo o que ja vimos no passado...agora se estas cá a defender uma pessoa, nao podes nem olhar só por si,porque o país esta acima de todos e em primeiro lugar, nao interesses pessoas.

    ResponderEliminar
  9. Nanthoy
    Dr. Koumba Yalá é um pensador e um dos quadros políticos mais importantes da Guiné-Bissau, por isso é bem-vinda a sua disponibilidade em ajudar a consolidar a paz e o desenvolmento no nosso país.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quer sim quer não o Dr. Kumba Yalá já foi presidente de todos guineenses e no seu mandato não ouve assassinatos em series(serial killers) dos opositores como têm acontecido no mandato doutros dirigentes, algum exemplo bem recente e ainda fresco nas memorias dos guineenses.
      que seja bem vindo o seu contributo para a paz na Republica da Guiné-Bissau.

      Eliminar
  10. Seja bem para todas os guineenses.mais o que nos guineenses nao tem e verdade prefere a ficar com sacrifica pq onde a verdade fingimos a fecha os olhos.e tambem outra coisa e falar da rasa tal faz isso se nos acabamos com este rasimodade, refletermos e alembrar a nossa simbolos "UNIDADE LUTA E PROGRESSO

    ResponderEliminar
  11. Adolfo Khessana Antume Estou feliz mais uma vez com a noticia deste homem, que e o simbolo da unidade deste povo, pois ele ja mostrou isso por varias vezes. Em diversas ocasioes ele foi, ele e e sera um democrata, com essa iniciativa todos os guineenses vao apoia-lo rumo a victoria, na Paz, tranquilidade assente no espirito de solidariedade, reciprocidade de ideias. Jose Ramos Horta quero elogia-lo por ter essa visao de ter uma coragem de desvendar e dizer uma verdade inegavel. Com Kumba a Guine vai rumo a Paz e desenvolvimento. Os guineenses vao apoia-lo a Cem porcento, gritem juntos comigo Viva Dr. Kumba Iala.

    ResponderEliminar
  12. Cassumay Keep penso se todos os politicos Guineense fossem Democrácos como este homem nunca Guiné vivia se na violência.Para dizer a verdade este homem está contra a violência,contra currupção,contra tribalismo,e é do povo.Para mim é bem vindo para a sua contribuição para bem da GUINÉ-BISSAU.

    ResponderEliminar
  13. TRIBALISMO E SO NA GOVERNACAO, NUNCA HOUVE TRIBALISMO NA LINHA DE FRENTE, NA ESCOLAS NAS UNIVERSIDADES, NA CAMARA MUNICIPAL DE BISSAU, NOS CEMITERIOS DE BISSAU NA LINHA DE FRENTE NA FRONTEIRA, NA GUERRA 07 DE JUNHO, GOLPE QUE DERRUBOU O PROPRIO KOUMBA YALA, NA MORTE DE TAGME NA WAY, CASO DE 17 DE OUTUBRO DE 1986 E TANTO OUTROS QUE NAO MENCIONEI AQUI, MAS AQUEDA DO CADOCO FOI TRIBALISMO.... ASSIM VAMOS FICAR COMO QUEREM.

    ResponderEliminar
  14. Para mim o tribalismo faz parte da Lei de Natureza, mas quem diz que kumba Iala é tribalista, essa pessoa que me desculpe, é pessoa mais idiota que existe nos quatros (4) cantos de mundo. há pessoas que confundem a simbologia e a incentivação do tribalismo. fato de kumba usar barrete vermelho isso é razão forte para o chamar de tribalista? se for o caso Amílcar Lopes Cabral é o pai e maior de todos os tribalistas que existe na Guiné-Bissau. já afirmei várias vezes que há pessoas que falam porque DEUS lhes deem boca para falar, mas não sabem o que que deviam tirar nas suas bocas, eles escrevem porque conhecem as letras, mas não sabem escrever uma palavra correta.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.