terça-feira, 3 de novembro de 2015

O Partido da Renovação Social (PRS) rende homenagem ao seu líder fundador na fortaleza de amura ao lado de Amilcar Lopes Cabral...

O Partido da Renovação Social (PRS) promoveu esta segunda-feira, 2 de Novembro, uma marcha em homenagem ao seu líder fundador Koumba Yalá, no âmbito da comemoração do “Dia de defuntos”.

A marcha teve o seu início na sede principal da segunda maior força política guineense sita no Bairro Belém, percorreu a Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria) e culminou no quartel de Amura (actual Estado-Maior General das Forças Armadas), onde repousam os restos mortais de Koumba Yalá Kobdé Nhanca, Presidente da República entre 2000 a 2003.
image
O evento juntou dezenas de participantes, nomeadamente dirigentes, militantes, simpatizantes e familiares do então líder do PRS. A maioria dos marchantes vergava camisolas brancas com a imagem de Yalá ilustrada com a frase “Glória eterna ao Dr. Koumba Yalá”.

O presidente do partido, Alberto Nambeia, ladeado de alguns dirigentes do partido, depositou coroas de flores no túmulo de Koumba Yalá, Amílcar Cabral e demais heróis nacionais que ali se encontram sepultados.

Em declaração à imprensa, Victor Pereira explicou que os dirigentes do partido decidiram render uma “justa homenagem” ao seu líder carismático no dia de solidariedade para com defuntos.

“Koumba Yala não é qualquer homem, ele pugnou fundamentalmente pela paz para que hoje a Guiné-Bissau seja um país democrático, a nossa homenagem é mais sentida porque perdemos um grande líder”, disse o porta-voz dos renovadores.

Victor Pereira adiantou ainda que o líder fundador do PRS deixou um legado extremamente importante para a democracia guineense, e sublinhou que a direcção do PRS é obrigada a fazer esta homenagem todos os anos como forma de simbolizar a perenidade do seu sentimento para com este homem.

Em representação das mulheres do PRS Maria Sábado Ndele afirmou que todos militantes renovadores sabem que Koumba Yala é um líder que não pode ser esquecido pelo que fez na história da democracia guineense.


“Koumba Yalá é um líder que rompeu com o passado “criado pelas elites guineenses ao longo da história” e nunca pensou em ser rico através de meios financeiros e materiais, mas sim pensou ser rico no espírito a fim de deixar um grande legado à sociedade”, declarou o Secretário executivo da Juventude do PRS do Sector Autónomo de Bissau, Vladimir Lenine Djomel. O responsável juvenil acrescentou ainda que “o símbolo que estamos a testemunhar hoje enquanto partido, sociedade e povo é de Koumba Yala que sempre defendeu que não devemos pensar em nós, mas sim no povo guineense para que possamos ter um país feliz, enquanto juventude ele continuará estar presente na nossa memória” notou. Com Odemocrata

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.