segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Breve Biografia do artista guineense Binhan Quimor

Binhanquinhe Quimor, simplesmente Binhan, é um músico guineense, nascido a 8 de Julho de 1977, na aldeia de Ntunguindam, no sector de Prábis, na região de Biombo,Guiné-Bissau, mas fez toda sua infância em Catió, no sul da Guiné-Bissau.

Muito cedo, Binhan interessou-se pela arte e sobretudo pela música que começou a gostar na Igreja Evangêlica, aprendendo a tocar a guitarra com o mestre/pastor Agostinho Amena Sambe, instrumento que acabaria por aperfeiçoar com o seu amigo Eliseu Forna Imbana.

Criado por um tio, Binhan, aos 14 anos já era célebre pelos seus cantares para os colegas nas festas da aldeia, nas ‘toca-tinas’ e nos concursos de cantigas durante a campanha de apanha do arroz nas bolanhas.

Jovem dinâmico na aldeia e destacado membro da Igreja Evangélica em Catió, Binhan notabilizava nas suas canções que eram cada vez mais aproveitadas durante o ofício religioso por serem também o chamariz para os fiéis.

A fama e o nome de Binhan começaram a ser conhecidos um pouco por toda parte do país e rapidamente o jovem músico viu-se obrigado a emigrar para a capital, Bissau, onde integrou várias bandas famosas.

Em 2008 Binhan foi considerado pela crítica como o Cantor Revelação do ano na Guiné-Bissau, fruto das suas belas canções de intervenção social, de exaltação do amor e do valor da paz.

O reconhecimento do Binhan como uma voz incontornável na nova cena musical guineense aconteceu com a sua chamada pelo mestre Adriano Atchutchy para integrar a mítica banda nacional Super Mama Djombo como um dos cantores principais.

Com os Super Mama Djombo, Binhan participou na gravação de um disco na Islândia.

Com os Mama Djombo, Binhan tem viajado para vários países do mundo para a divulgação do disco Ar Puro e a música da Guiné-Bissau.

Paralelamente, Binhan foi desenvolvendo uma rede de amizades a partir do qual fez vários tournées um pouco por toda parte do mundo, nomeadamente Cabo Verde, Senegal, Gambia, Portugal, França, Holanda, Islândia, China/Macau, Alemanha, Tunisia .

Recebeu prémio de cantor da música moderna de destaque « 1ª Gala Nacional Guiné n´dade » em Dezembro 2014.

Cantor que se destaca pela melodia da sua música, Binhan tem se notabilizado pelas canções de intervenção e de crítica ao comportamento da classe política e militar, nomeadamente “Miskinho di un” “Turpeça Dissabidu”,entre outras.

Brevemente estara no mercado o seu primeiro disco asolo intitulado LIFANTI PUPA, que contou com a participacao especial de Queen Etmen de Camerom, Tchaga filha de Aicha Cone e a grande cantora Monique Seca de Cote Ivoire.


Binhan é uma pessoa de um fino trato, fácil relacionamento, com muita motivação de aprender. mais informação na sua  pagina oficial (aqui»»)

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.