sexta-feira, 17 de junho de 2016

O Presidente da República da Guiné-Bissau empossou hoje quatro novos membros do governo, liderado pelo Primeiro-ministro, Baciro Djá

O Presidente da República empossou hoje quatro novos membros do governo nomeadamente, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Soares Sambú, do Interior, Botche Candé, dos Recursos Naturais, Epifânio Carvalho de Melo e o Secretario de Estado de Orçamento e Assuntos Fiscais, José Adélio Vieira.

Na cerimónia o Primeiro-ministro, Baciro Djá disse que a aceitação do cargo por porte do Botche Candé “é um exercício da cidadania e responsabilidade sobretudo no momento em que o país se encontra”.

Boche Cande havia recusado a primeira solicitação para ocupar o cargo, que lhe fora feita, via telefone, pelo chefe de estado, José Mário Vaz, conforme as suas próprias revelações.

Candé é dirigente do PAIGC, partido vencedor das últimas eleições e que se encontra de costas com a Presidência da Republica e o Primeiro-ministro, chegou ao ponto de declarar publicamente que não trairia o seu partido, quando dirigentes e militantes do PAIGC se surpreenderam com o anúncio do seu nome no novo elenco governamental.

Fez parte do governo de Simões Pereira e foi demitido antes da exoneração do governo, na sequência de um incidente com os rebeldes de Casamance que o impediram, na qualidade ministro do interior, de visitar uma parte do território guineense ocupado por uma facção dos rebeldes.

No governo de Carlos Correia, recentemente demitido, o seu nome fora indicado pelo Primeiro-ministro Carlos Correia para esse lugar mas o Presidente da Republica rejeitou a proposta.

O novo primeiro-ministro o considera um homem trabalhador “ e comprometido com o seu país”.

Por seu turno novo Ministro do Interior disse que conta com apoio dos guineenses e dos parceiros internacionais do país para tornar a sua missão mais leve.

Botche Candé agradeceu a confiança depositada na sua pessoa pelo Presidente da República e o Chefe do Governo, frisando que no momento a sua maior preocupação, tem a ver com o combater aos problemas existentes no seu ministério: acabar com a vingança e estabilizar o país através de paz duradoura.

Questionado sobre qual será a sua relação com o seu partido depois de aceitar a nomeação, Botche Candé voltou a afirmar que nunca vai atrair o PAIGC e que a sua relação com o partido é muito saudável, acrescentando que vai continuar a lutar na defesa do povo e do partido.

“ Fiz uma carta ao partido para o dar conhecimento sobre a minha decisão e recebi a resposta, só que não posso revelar o conteúdo da carta que recebi da parte da estrutura do PAIGC. E não passa pela minha cabeça vir a ser sancionado porque todos nos militantes do partido estamos interessados para que o país tenha a paz” disse.

Assistiram a cerimónia, sem intervenção do Presidente da Republica, membros de governo, representantes da comunidade internacional radicados no país e de autoridades judiciais, entre outros.


Com a investidura dos quatro fica agora completo o novo governo liderado por Baciro Djá.  Com Agencia Noticiosa da Guiné-Bissau 

4 comentários :

  1. O Presidente da Guiné-Bissau José Mário Vaz confirmou hoje a tomada de posse de quatro novos elementos que vão integrar o Governo liderado pelo primeiro-ministro Baciro Djá.



    O Presidente da Guiné-Bissau conferiu hoje posse a quatro elementos que vão integrar o novo Governo do país, Governo liderado por Baciro Djá.

    Tratam-se de Soares Sambu, ministro dos Negócios Estrangeiros, Epifanio de Carvalho, ministro dos Recursos Naturais, José Vieira, secretário de Estado do Orçamento e Botche Candé, ministro do Interior.

    Botche Candé ainda hesitou para entrar no Governo, mas, segundo o chefe do governo recentemente empossado, Baciro Djá, acabou por aceitar "devido ao seu compromisso com o povo guineense".

    Soares Sambu, engenheiro ligado ao sector agrário, já ocupou a pasta dos Negócios Estrangeiras de maio de 2004 a novembro de 2005, como também já foi ministro dos Recursos Naturais e da Economia.

    ResponderEliminar
  2. O presidente da república conferiu posse esta manha aos quatro membros do governo liderado por Baciro Dja que estavam ausente na tomada de posse incluindo Botche Candé.
    Após a cerimónia de posse, o Baciro Djá considerou Botche Cande como um comprometido com o país e com a população. “Portanto acho que é um exercício da cidadania, de responsabilidade sobretudo num contexto em que encontramos. A decisão de Botche de fazer parte do governo honra todos os guineenses porque é um homem trabalhador”.
    Baciro Dja disse que são de PAIGC e têm que encontrar soluções para que a família PAIGC possa se reencontrar numa base de entendimento, para mais adiante sublinhar que antes de formar o governo tinha convidado o partido vencedor das últimas eleições legislativas a integrar o executivo, portanto “ acho que vamos chegar ao entendimento na nossa grande família do PAIGC”, frisou.

    ResponderEliminar
  3. O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, concedeu hoje posse ao novo ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Soares Sambu, que entre outros cargos já foi ministro da Economia.
    José Mário Vaz não prestou nenhuma declaração no ato da posse de Sambu, que serviu também para investir nos cargos de ministros do Interior, Botche Candé, dos Recursos Naturais, Epifânio de Carvalho, e do secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, José Vieira.
    Os novos responsáveis só agora tomam posse ainda que o novo Governo, liderado por Baciro Dja, já esteja em funções desde o passado dia 02 deste mês, em virtude de ausência no país de Epifanio de Carvalho e José Vieira.
    Botche Candé tinha sido anunciado no decreto presidencial da nova equipa governativa, mas na altura disse que não ia assumir funções. Em declarações hoje, afirmou ser "um homem de Estado e comprometido com o povo", daí ter mudado de opinião.
    Para o cargo do chefe da diplomacia não tinha sido indicado nenhum nome.
    Quanto ao novo ministro dos Negócios Estrangeiros, Soares Sambu volta a chefiar a diplomacia guineense, pasta que já ocupou entre maio de 2004 a novembro de 2005, tendo também desempenhado o cargo de ministro dos Recursos Naturais e mais tarde da Economia.
    Sambu, engenheiro ligado ao setor agrário, também desempenhou as funções de vice-presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP, o Parlamento guineense).
    Atualmente era deputado ao Parlamento, embora sendo do grupo dos 15 militantes expulsos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), partido vencedor das últimas eleições legislativas no país.
    Questionado pelos jornalistas sobre quais serão as suas prioridades enquanto novo chefe da diplomacia guineense, Soares Sambu disse que primeiro irá familiarizar-se com os dossiês do seu ministério e só depois apresentar a sua estratégia.

    ResponderEliminar
  4. A. Keita

    Existem alguns princípios BÊ-Á-BÁ’s da Democracia Parlamentar Representativa sem as quais este tipo de regime não pode funcionar na estabilidade. Pode-se fazer o que quiser.

    Um deles é este: o combinado dos três princípios centrais de fidelidade, disciplina e compromissos de lealdade partidários, a saber: (1) o princípio de fidelidade e disciplina partidárias (a respeitar irrestritamente por todos os militantes de um partido político; (2) o imperativo do respeito irrestrito do princípio dos compromissos programáticos partidários (a respeitar irrestritamente pelo partido representado pela sua direção em exercício em cada período) e; (3) o imperativo do respeito irrestrito dos compromissos assumidos para com assuntos programáticos relevantes do partido (a respeitar por cada um dos militantes responsáveis ou dirigentes dos partidos políticos, investidos em postos de responsabilidade em como eleitos representantes do povo em nome das suas agremiações).

    O menosprezo/desrespeito deste conjunto de princípios, por exemplo, via, recurso às jogadas de dissidência; subterfúgio na categoria do deputado independente e tudo mais; criação de arranjos (acordos) e “maiorias absolutas” ex post eleição (ilegais) no Parlamento; criação de Governos de bel-prazer (porque não podendo ser controlados e fiscalizados eficazmente por ninguém), nunca levou ao funcionamento desejado nenhum na Guiné-Bissau. O nosso país conheceu 9 Governos do género no nosso passado recente nas V, VI e VII legislaturas. Todos findaram muito mal. Sem nenhum ter cumprido o período governativo visado. O Sr. Soares Sambú sabe bem isto. Participou em alguns (1º da VI e 3º da VII).

    Por isso estou muito cético enquanto às possibilidades deste Governo de poder tirar o nosso país na situação em que se encontra já há quase 10 meses neste momento. Pois, em vez de se seguir vias possíveis legais, está-se seguir esta ilegal. Resultante evidentemente desta via do menosprezo/desrespeito antes aludido. Esta que não trará/fará senão, tal como nos casos do nosso passado, mais um feio empurrão no sentido de mais um bocadinho de atraso para o nosso país todo. Grande tristeza!

    Obrigado e boa sorte a todos nós bissau-guineenses (Mulheres e Homens).
    Que a tranquilidade, paz e estabilidade governativa se instale neste nosso querido país do povo bom, a Guiné-Bissau.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.