segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Governo da Guiné-Bissau reconhece que ano lectivo 2015/2016 não terminou da melhor forma

O governo reconheceu que o ano lectivo findo não terminou da melhor forma, por isso marcou para hoje, 19 de Setembro, o iniciou das aulas em todas escolas públicas do país, para superar as lacunas que existiam nos conteúdos escolares.

A afirmação é do ministro da Educação, Ensino Superior e Investigação Cientifica, Sandji Fati que falava hoje durante a cerimónia de abertura do ano lectivo 2016/2017, ”sob lema: Mais e melhor Educação”.

Faty disse que a educação é um sector estratégico para o desenvolvimento económico-social e cultural, por isso, deve se fazer tudo para mudar o sistema nacional de ensino, pelo que pede a colaboração dos professores.

 “É na escola que devemos destribalizar, por ser mau para o país, é onde os professores têm a missão de ensinar as crianças a necessidade de convivência entre etnias”, afirmou o ministro da Educação.

Reiterou a sua determinação de melhorar as condições dos docentes desde a formação, aquisição de materiais, e financeiramente, através de ascensão na carreira.

O Director do Liceu Agostinho Neto, Samuel Fernandes pediu ao governo e sindicatos para trabalharem para que este ano decorra sem greves.

Pediu que as partes elegessem o diálogo como única forma de resolver as reivindicações dos professores.

Por seu lado Duarte Dabó que falou em nome dos pais e encarregados de educação evocou as más condições em que algumas escolas ainda se encontram.

Afirmou que o boa qualidade do ensino que se reclama passa pela qualidade das infra-estruturas escolares, materiais, docentes qualificados e pelo acompanhamentos dos pais e encarregados de educação.

Dabo dirigiu um apelo aos alunos e professores para compareceram nas escolas. Com Agencia Noticiosa da Guiné-Bissau

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.