sábado, 15 de setembro de 2012

Actualização de mapas cartográficos decorrem normalmente no País

Bissau, 14 Set 12 (ANG)- Os trabalhos de actualização de mapas cartográficos ao nível de algumas regiões, iniciados a 17 de Agosto, decorrem, por enquanto, normalmente, revelou o Director-Geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), Cristiano Na Betam.

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné-ANG, Na Betam assegurou que os trabalhos podem ser concluídos em Outubro, se tudo decorrer como previsto. O Director-geral do GTAPE assegurou que têm recursos humanos suficientes para fazer face aos trabalhos necessários mas destacou que a “ única dificuldade tem sido a falta de verbas para satisfazer o pagamento dos agentes instalados no terreno, por dívidas contraídas pelo o Governo deposto. Segundo, Na Betam, para os trabalhos iniciados em Agosto nas regiões onde não tinham sido concluídos os trabalhos de actualização de mapas cartográficos o executivo de transição desbloqueou 29 milhões de francos cfa. “Apesar de terem recebido o subsídio para os trabalhos em curso, os agentes cartógrafos reclamam o pagamento da dívida anterior”, precisou. 

O Director-geral do GTAPE referiu que o Ministro da Administração Territorial, Baptista Té terá apelado a todos os cartógrafos para continuarem a trabalhar sob promessa de suas dívidas virem a ser liquidadas posteriormente. Para Na Betam, a melhor solução seria a assumpção, pelo actual governo, da divida cujo pagamento é exigido, uma vez que fazer um novo recrutamento e organizar novas sessões de formação vão custar mais caro ao governo, para além do tempo que já é escassa tendo em conta o período previsto para realização de eleições gerais no próximo ano. “As autoridades nacionais estão empenhados na busca de soluções através de mobilização de mais fundos para pagar a dívida contraída aos agentes cartográficos”, afirmou. ANG/AI

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.