segunda-feira, 1 de julho de 2013

Milhares festejam adesão da Croácia à União Europeia

Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, considerou que esta é uma «noite histórica» para a Croácia, que se tornou o 28º país da União Europeia.

Dezenas de milhares de croatas festejaram a entrada do país na União Europeia, uma adesão que acontece 22 anos após a declaração de independência da Jugoslávia e que faz com que a Croácia se torne o 28º país da UE.

«Bem-vindos à União Europeia. É uma noite histórica. Vocês fizeram com a Croácia regresse ao seu lugar certo, que é no coração da Europa», afirmou o presidente da Comissão Europeia, na capital Zagreb.

Para além de Durão Barroso, também o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, bem como outros responsáveis internacionais marcaram presença na festa da adesão da Croácia à União Europeia.

À meia noite local, a inscrição de "alfândega" foi retirada simbolicamente da fronteira com a Eslovénia, até aqui o único país da ex-Jugoslávia na União Europeia, ao passo que foi colocado um placard alusivo à UE na fronteira com a Sérvia.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.