terça-feira, 19 de agosto de 2014

Guiné-Bissau, Ex-ministro das Pescas, o actual ministro dos Negócios Estrangeiros, Mário Lopes da Rosa, desvia grupo gerador



O ex-ministro das Pescas e Economia Marítima da Guiné-Bissau durante o período de transição que terminou em Julho, terá desviado um lote de equipamentos desta instituição, entre os quais um grupo gerador e outros equipamentos frigoríficos.

A notícia foi avançada à imprensa esta segunda-feira, 18 de Agosto, em conferência de imprensa, pelo porta-voz do Ministério da Administração Interna, tenente- coronel Dr. Samuel Fernandes.

Podemos dizer que a Polícia de Investigação Criminal está a fazer o trabalho sobre este grupo gerador. Assim que forem concluídas as investigações o processo será encaminhado para o Ministério Público, para os devidos efeitos, referiu.

O responsável não avançou detalhes sobre o assunto mas considerou esta atitude como um acto «vergonhoso» para administração pública guineense.

O grupo gerador tinha sido fornecido ao Governo da Guiné-Bissau através da empresa «Koreia OCEANAID», destinado a um projecto de pesca na região de Biombo, norte do país, concretamente na povoação de Sidja.

Os materiais em causa compreendem um grupo gerador e dois frigoríficos, encontrados na Rua 10, no Bairro de Chão de Papel Varela, num armazém da sogra do actual ministro dos Negócios Estrangeiros.

Os equipamentos recuperados encontram-se agora nas instalações do Ministério da Administração Interna, esperando novas instruções sobre o desfecho do caso.

O assunto já é do conhecimento do Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira.

O porta-voz do Ministério da Administração Interna revelou que o Comissário da Polícia de Ordem Pública para a Província Leste, António Urate, desviou géneros alimentícios que eram destinados às unidades dos agentes da ordem pública, em Bafatá e Gabu.

//PNN

4 comentários :

  1. Que falta de responsabilidade é essa!!! Agora deve ir diretamente
    para a justiça. Caso contrário, o outro vai fazer a mesma...

    ResponderEliminar
  2. Estamos habituado em africa e na guiné bissau, nunca ouvi um ministro ou qualquer que seja adimitir-se por corrupção. Uma moda! O sr ministro nunca irá pôr o lugar a disposição por razão seguinte:
    1. A corrupção começou ao mais alto nivél no interior partido e nos agora dirigentes e o presidente da republica com processo no tribunal, não se demitiu na altura da candidatura.
    2. Foi acusado pelo ministerio publico, por desviu de 12,500milhôes de dolares.
    3.Por mim, será uma prática reiterada na guine bissau.
    4.Não vejo a razão da demissão do sr ministro de negocio estrangeiro.
    5. Se pai, é corrupto os filhos serão o mesmo caminho.
    Ha muito tempo que chamei atençâo a maior chaga que temos é: Corrupção.
    Casos destes generos irão acontecer no decorrer deste mandato, podem acreditar!
    Sâo os politicos que temos enquanto o tribunal e a justiça não forem implacáveis lado nenhum iremos. Qualquer um vai faz o mesmo e sai impune.
    Sâo os mesmos de sempre que continuam a lapidar e levar o país no abismo, durante últimos 40 anos não deu passos
    para frente parece que a independencia foi conquistada ontem.
    Mais uma novidade que veio ao público, o sr presidente da republica, da quota étnicas na presidência da republica, é triste! alguma vez na guine bissau! nunca ouvi!
    Se for caso terá que fazer em toda administration publica. Foi uma violação sistemática das leis da república, que ele próprio o presidente da república jurou defender.
    Voltando ao caso concreto do sr ministro dos negócios estrangeiros, o mario lopes da rosa, o presidente da republica não tem palavra a dizer porque tem a cauda presa. Quanto ao primeiro ministro, esse sim! mais irá guardar a posição do sr ministro em causa.

    ResponderEliminar
  3. Espero que DSP saiba decidir sobre este assunto ao bem do PAIS, alias o próprio Jmav também terá que reagir este assunto o mais breve possível, ai estamos a falar de o nosso Ministro dos Negócios estrangeiros!! o que sera que este Ministro vai negociar depois para Guine-Bissau??? que não seja para a sua conta própria?? este Ministro ainda continua nos representar em toda a parte do Mundo?? O presidente Jomav tem a palavra!! assim como o DSP que m

    ResponderEliminar
  4. Pois é ele deveria demitir mas nao vai fazer ou seja ele ja esta num sitio de negócios e vai vemder tdos passaportes de serviços e e titulos de viagem de estado ! ja ke nao tenho politicos pra reclamarem fugiram pra poder a procura de riqueza. .

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.