sábado, 1 de outubro de 2016

O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau - FARP, foi promovido a general de quatro estrelas

O Conselho Superior de Defesa Nacional da Guiné-Bissau decidiu promover cinco oficiais, entre os quais o líder das Forças Armadas, lê-se na resolução hoje divulgada.

A medida pretende "contribuir para a elevação da dignidade no exercício dos cargos perante os seus homólogos estrangeiros" sem implicar qualquer "agravamento das despesas públicas", refere a resolução 1/2016 do órgão liderado pelo Presidente da República, José Mário Vaz.

O tenente-coronel Biaguê Na N'tan, chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, foi promovido a general de quatro estrelas.

O comodoro Carlos Alfredo Mandughal, chefe do Estado Maior da Armada, foi promovido a contra-almirante, o coronel Steve Lassana Massaly, vice-chefe de Estado-maior do Exército, passou a brigadeiro-general e o capitão-de-fragata Armando Sega, vice-chefe de Estado-maior da Armada, foi promovido a Comodoro.


O conselho decidiu ainda promover o coronel Albertino António Cuma a a brigadeiro-general.

2 comentários :

  1. PRESIDENTE GUINEENSE PROMOVE MILITARES

    Pela história do país, Biague Na Ntan é o segundo Chefe militar a beneficiar da mais alta promoção, a General da Divisão, depois de João Bernardo Vieira, antigo Presidente do Conselho de Estado no regime mono partidário.

    A medida pretende "contribuir para a elevação da dignidade no exercício dos cargos perante os seus homólogos estrangeiros" sem implicar qualquer "agravamento das despesas públicas", refere a resolução 1/2016 do órgão liderado pelo Presidente da República, José Mário Vaz.

    A promoção do Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas, de tenente-general para a General de Quatro Estrelas, aconteceu no último Conselho Superior da Defesa Nacional.

    Na resolução, assinada pelo Presidente da República, lê-se que o reajuste não acarreta despesas ao Estado e visa contribuir para a elevação da dignidade do exercício dos cargos perante os homólogos estrangeiros.

    Ao todo são cinco promoções; o Chefe do Estado-maior da Armada, o Comodoro Carlos Alberto Mandughal foi promovido a Contra Almirante e o seu adjunto Armando Siga saiu de capitão-de-fragata para Comodoro.

    No exército, o vice-chefe do Estado-maior, o coronel Steve Lassana Massaly é agora Brigadeiro-general.
    O coronel Albertino António Cuma, Comissário político do Estado Maior General das Forças Armadas, foi promovido a Brigadeiro-general.

    Estas promoções acontecem numa altura que em que o país, afectado pela grave crise político-institucional, procura implementar as reformas nos sectores da Defesa e Segurança

    ResponderEliminar
  2. Dois anos depois da sua nomeação ao cargo de Chefe de Estado Maior General e sua consequente promoção ao posto de Tenente General pelo Presidente da Republica, José Mário Vaz, Biaguê Na N´Tan, um homem que teve uma carreira militar notavel, deixando exemplos invejáveis em todos os locais por onde passou, foi graduado à patentes de General de 4 Estrelas.

    A cerimónia de graduação dos cinco generais realizada no dia 6 de Outubro 2016, no Palácio da República foi presidida pelo primeiro magistrado do País na presença do Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) e de alguns membros do Governo. A promoção feita através de um decrete presidencial, não careta qualquer encargo para o tesouro público e vem preencher as lacunas observadas até aqui nas estruturas das Forças Armadas Revolucionarias do Povo (FARP). O facto não tem influencias financeiras isso porque os recentes promovidos já recebiam salários correspondentes as actuais funções hierárquicas.

    Entre os oficiais generais promovidos e graduados, figuram para além do Chefe do Estado Maior General, Biaguê Na N´Tan, agora General de 4 Estrelas, o Contra Almirante Carlos Alfredo Mandunghal, Chefe do Estado Maior da Armada, Comodoro Armando Siga, Vice-Chefe do Estado Maior de Armada, Brigadeiro General Estives Lassana Massaly, Vice-Chefe do Estado Maior do Exército e o Brigadeiro General Albertinho António Cuma, Chefe da Divisão da Educação Cívica Assuntos Sociais e Relações Públicas do Estado Maior General das FARP.

    . É de salientar que Biaguê Na N´Tan foi o quarto oficial general das FARP a receber as patentes de General de 4 Estrelas depois de João Bernardo Vieira (Nino), Veríssimo Correia Seabra e António Injai.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.