sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Peregrinos cristãos a caminho de Cacheu



As comunidades de Dioceses de Bissau e de Bafatá vão estar hoje em peregrinação ao Santuário de “Nossa Senhora da Natividade” de Cacheu. O evento é considerado a maior manifestação da religiosidade popular da Guiné Bissau e envolve todas as comunidades católicas.
O evento decorre este ano sob o lema: “Marias ajudam-nos a crescer na fé”.
Por esta ocasião, o vigário episcopal para pastoral de Diocese de Bissau, Pe. Keilandio Djakité dirigiu uma mensagem aos peregrinos, exortando-os a aproveitarem este momento da fé para viverem o “espírito do peregrino” e pedir a Jesus por intermédio de Maria, a “Paz e o Sossego” para a Guiné-Bissau.
Segundo as informações, o programa de peregrinação inicia na tarde desta sexta-feira, quando os fiéis se reunirem em Capó e iniciarem a peregrinação de 7 quilômetros em direção à cidade de Cacheu, no norte da Guiné-Bissau.
Por volta das 19h haverá no Santuário a adoração do Santíssimo Sacramento e uma grande oração pela paz. No dia seguinte, amanha, 8 de Dezembro, às 7h30 da manhã, sempre em Capó começa uma segunda peregrinação de fiéis que percorrerão 7km para chegar ao Santuário, onde às 10h haverá a celebração da Santa Missa. Às 15h, na conclusão da peregrinação, será dada uma solene bênção a todos os peregrinos e aos objetos religiosos que eles levaram consigo.
A peregrinação é um ato de agradecimento e ocasião para renovar o compromisso de testemunho cristão diante dos desafios da paz e da reconciliação.
O Santuário dedicado à “Nossa Senhora da Natividade”, padroeira de Cacheu, è a primeira igreja portuguesa da África ocidental, e recorda a chegada dos primeiros missionários à Guiné-Bissau: os primeiros missionários franciscanos portugueses se estabeleceram em Cacheu em 1660...
Na peregrinação de 2011, a comunidade muçulmana fez-se representar por 20 elementos.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.