Faleceu ontem, sexta-feira, um pouco depois das 13 horas de Bissau, um dos mais consagrados músicos da Guiné-Bissau, Aliu Barri.
O ex-cantor do agrupamento “Cobiana Jazz” faleceu hoje (um pouco depois das 13 horas de Bissau) devido à uma doença prolongada.
Aliu Bari nasceu em 1947 e desde os anos sessenta que tocava música e cantava.
Ganhou celebridade com o conjunto “Cobiana Jazz” em que fazia parte também José Carlos Schwarz. Através deste conjunto também dedicava-se até 1974 à clandestinamente e à luta pela independência do colonialismo português, liderado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
Mais tarde, foi estudar música em Cuba (1976 – 1978). De 1978 até 1980 era Director das Artes e Cenas. Aliu Barri formou vários músicos guineenses e a partir dos anos oitenta retirou-se da vida pública para trabalhar como agricultor.
Em 1998/99 – durante o conflito militar na Guiné-Bissau – a gravação de um CD de compilação “Mon na Mon - Juntos pela Guiné-Bissau” marcou a sua volta como músico.
E nos anos noventa chegou de juntar-se à Liga Guineense de Direitos Humanos (LGDH), como activista dos direitos humanos.
Nos seus últimos anos de vida, Aliu Barri colaborava com vários cantores e músicos guineenses em Bissau.
O enterro do histórico músico e cantor guineense está previsto para amanhã, sábado, às 10:30 da manhã.
A GBissau.com presta as suas mais sentidas condolências à família enlutada e ao povo da Guiné-Bissau.
Sem comentários :
Enviar um comentário
COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.