terça-feira, 5 de maio de 2015

Função pública da Guiné-Bissau tem funcionários a mais e sem qualificações

O ministro das Finanças da Guiné-Bissau, Geraldo Martins, admitiu hoje a existência de funcionários públicos "a mais e sem qualificações" o que impossibilita aumentos dos salários nos próximos tempos.

Geraldo Martins falava numa conferência de imprensa de balanço de uma missão de consultas do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a assinatura de um programa de assistência técnica com o Governo guineense.

A existência de funcionários "sem qualificações" na função pública foi apontada pelo chefe da missão do FMI para a Guiné-Bissau, Félix Fisher.

"Herdámos uma situação bastante complicada. Houve uma entrada massiva de pessoal na função pública, sobretudo nos últimos dois anos ", disse o ministro das Finanças guineense.

Geraldo Martins adiantou que essa entrada originou um aumento substancial da folha de pagamentos aos servidores públicos desde 2012, com a massa salarial a subir dos 2,4 para 3,5 mil milhões de francos CFA por mês (de 3,6 para 5,3 milhões de euros).

Em termos globais, registou-se um aumento na massa salarial em cerca de 30%, declarou o ministro das Finanças, realçando as dificuldades do Estado em pagar e aumentar os salários aos servidores públicos, como reclamam os sindicatos.


Para Geraldo Martins, o caminho passa pelo saneamento do pessoal "sem qualificação" para desta forma pensar-se nos aumentos salariais. Com a Lusa

13 comentários :

  1. Karyna Silva Gomes- E há tanta gente competente a sofrer nos serviços internacionais por falta de opção e que podiam servir o nosso Estado!!!

    ResponderEliminar
  2. Vladmir Agostinho Afonso Concordo plenamente contigo, óbvio que é falta de opção. O país onde não existe concurso público, a única maneira para enquadrar na função pública guineense tem que filiar num partido politico ( P A I G C OU P R S). Precisamos de concurso público.

    ResponderEliminar
  3. Toni Nhaga É muito lamentável, se queremos desenvolver de verdade precisamos de mudar isso urgentemente pq, se não o governo vai continuar arcar com muita despesas sem retorno isso vai continuar grande prejuízo, Guiné-Bissau hoje em dia tem milhares de quadros fora do país por falta de oportunidade continuam sofrendo nos países dos outros.

    ResponderEliminar
  4. Neima Ferreira E que tal dar formação continua a esses funcionários e introduzir a avaliação do desempenho anual?

    ResponderEliminar
  5. Elly Guieh A competência de um pais é a selectividade dos BONS e não empregar por grau parentesco, ou algo do género....

    ResponderEliminar
  6. Cota Auguas se por enquanto na Guine-Bissau temos governantes sem qualificaçao, a nossa funçao publica vai continuar com funcionarios sem qualificaçao. porque estes funcionarios sem qualificaçao sao familias, parentes, amigos e conhecidos destes governantes.

    ResponderEliminar
  7. Adriano Gomes Minha só agora....sabes bem tudo passa na escola estudo dedicação opção mas como não temos ensino só assim...pena como evoluir

    ResponderEliminar
  8. Intunda Na Montche Està na hora de fazer reformas...parem com estes anuncios e sajam pragmaticos. O povo està na espera dos resultados motivos pelo qual foram eleitos!!!

    ResponderEliminar
  9. Teresa Voss O problema da falta de qualificações e funcionários a mais,no país,vem de há muito,uma vez que,as atribuições ou cargos,na função pública,nunca tiveram em conta,a competência,mas sim,o favoritismo e o nepotismo meritocrático,que nos trouxe e continua a trazer,essa imagem degradante do país,dentro e fora...e não tem a ver,com este e aquele regime,uma vez que,assistimos,durante e depois do período eleitoral,a várias nomeações...daí que,é absolutamente normal,encontrarmos nas mais variadas repartições,malta que nem um ofício sabe escrever,entre outras irregularidades e vícios de incapacidade,que,aliados á corrupção,não contribuem para o desenvolvimento do país...haja coragem,para tomar essas medidas,e espero que,futuramente,adoptem outros critérios de selecção!

    ResponderEliminar
  10. Quintino Na Nduk Mas até a pouco tempo um dos ministros do actual governo era um analfabeto. Será que ele tinha qualificação para o cargo que ocupava? Não brinquem com a simplicidade do povo Guineense!Todos os governos de PAIGC não fizeram nada mudar esta situação, porque a maioria dos seus são analfabetos, isso se vê com evidência no seus deputados da actual legislatura.

    ResponderEliminar
  11. Armando Una Quissif quem é culpado de empregar os funcionarios sem qualificaçao.eu,tu ou nós.a mim nao:mas peço-vos,os colegas leitor façam o possivel em cada lugar em que estamos.Guine precisa de mudança e depois organizamos a nossa justiça para julgar os malfeitores escondidos nas esquinas fingindo ser os mais legal da Guine,ricos e bons filhos

    ResponderEliminar
  12. Victor Abilio Fonseca Nhaga Para terminar con ese tipo de comportamiento o de hábito, en las instituciones estatal necesitamos o pasa por cambiar la constitución de Guine-Bissau regulando la prohibición tajantemente la existencias de analfabetos en las instituciones del estado Guineense. Primero prohibir la existencias de los ministros analfabetos y diputados.
    Para terminar com esse tipo de comportamento ou de hábito, nas instituições estatais precisamos ou passa por alterar a constituição de guine-bissau regulando a proibição categoricamente a existências de analfabetos nas instituições do estado guineense. Primeiro proibir a existências de os ministros analfabetos e deputados.

    ResponderEliminar
  13. Victor Abilio Fonseca Nhaga Por eso reclamó mas otra vez, que necesitamos mas las escuelas públicas y no necesitamos las mesquitas en las calles de Guine-Bissau.Nuestros padres y abuelos lucharon y independizaron a Guine-Bissau en las manos de los fascistas portugueses
    É por isso que reclamou pero outra vez, que precisamos de pero as escolas públicas e não precisamos das mezquitas nas ruas de guine-bissau. Os nossos pais e avós lutaram e independência a guine-bissau nas mãos dos fascistas portugueses

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.