quinta-feira, 31 de julho de 2014

Guiné-Bissau prepara com Portugal equiparação das cartas de condução guineenses


O governo guineense está a estudar com as autoridades portuguesas o reforço de capacitação das entidades que emitem as cartas de condução na Guiné-Bissau para estas passarem a ter equiparação direta em Portugal, anunciou hoje o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.

"Temos interesse que os nossos documentos tenham o mesmo reconhecimento que os de outras nacionalidades", referiu no Palácio do Governo, em Bissau, numa conferência de imprensa para rever temas tratados durante encontros mantidos no exterior nas últimas semanas.

"Contudo, temos que reconhecer que muitos dos documentos emitidos na Guiné-Bissau carecem de alguma fiabilidade e credibilidade. Antes de atingirmos o ponto da equiparação, queremos reforçar a capacidade das instâncias que emitem esses documentos", sublinhou Simões Pereira.

Esse reforço incluirá "as escolas de condução, os programas ministrados e os exames".

O assunto esteve em discussão durante as deslocações do chefe de governo a Portugal durante este mês.

O primeiro-ministro acredita que será possível resolver o assunto no prazo de seis meses.

"Estamos a discutir com o governo português o reforço de capacitação dessas instâncias" para que se possa atingir "a equiparação direta dos documentos emitidos na Guiné-Bissau", concluiu.

//Lusa//tchogue

1 comentário :

  1. Boa tarde.

    No meu ponto de vista, os termos desta discussão estão errados e completamente desenquadrados da realidade, porque tanto em Portugal como na Guiné-Bissau, existiram desde sempre documentos falsos, o que não pode condicionar e a favor de Portugal, a equiparação de cartas condução dos dois Países.
    Eu, como muitos guineenses, fui alvo deste processo injusto em Portugal, em que tive que gastar quase 600 € para tirar, outra vez, a carta de condução em Portugal, a que trazia da Guiné-Bissau, de 1987, foi simplesmente considerado um documento obsoleto.
    Se somos um País, livre e soberano, devemos defender os nossos interesses, de uma forma clara, sem rodeios ou preconceitos.
    Portanto, dever-se-ia, dizer a Portugal : Até ser encontrado um meio-termo no tratamento destas questões, assim como acontece em Portugal, todos os condutores portugueses, passam a ser submetidos a exames de condução e de código de estradas, antes de iniciarem a condução de veículos motorizados na Guiné-Bissau.
    Um feliz ano novo para todos os Guineenses.
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.