segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Comissário guineense defende reforço do capital humano na Comunidade da África Ocidental



João "Huco" Monteiro, natural da Guiné-Bissau, um dos sete novos comissários da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), pretende afirmar a competência do capital humano da sub-região, disse hoje à agência Lusa.

A posse no cargo de Comissário para os Recursos Humanos vai decorrer no mês de fevereiro.

O objetivo é trabalhar para a "afirmação" da África Ocidental como um território "mais competente e habilitado para fazer face a um mundo cada vez mais competitivo", referiu.

A comissão de que vai fazer parte tem um caráter executivo e zela pelo cumprimento das diretivas da CEDEAO em todos os países membros.

O cargo de ocupação exclusiva vai fazer com que João "Huco" Monteiro tenha de rumar a Abuja, capital da Nigéria, deixando a Guiné-Bissau, onde já foi ministro da Educação e dos Negócios Estrangeiros.

Atualmente era coordenador de duas estruturas: o Secretariado Nacional de Luta contra a SIDA e a comissão estratégica nacional, que está a preparar uma proposta de prioridades para o país nos próximos anos.

No último caso, aquele responsável garante que o trabalho, feito a pensar no Governo que sair das eleições de 16 de março, ficará concluído antes de assumir as novas funções em Abuja.

Os sete novos comissários da CEDEAO foram escolhidos por um júri, entre 21 candidatos de diferentes países membros, e os nomes foram aprovados na reunião de quinta-feira do Conselho de Ministros da comunidade.

Segundo fonte ligada ao processo, Rui de Barros, primeiro-ministro de transição, e Carlos Casimiro, ex-secretário de Estado do Tesouro, foram os outros dois candidatos da Guiné-Bissau aos lugares de comissários da CEDEAO.

Entre os novos membros da comissão oeste-africana está também o cabo-verdiano Isaías Barreto da Rosa como comissário para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação.

Fazem parte da CEDEAO um conjunto de 15 países da África Ocidental, incluindo dois de língua oficial portuguesa: Cabo Verde e Guiné-Bissau.

//Lusa//tchogue

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.