quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Ex-presidente guineense, Dr. Koumba Yala, despede-se da política activa


Dr. Koumba Yala, ex-presidente da Guiné-Bissau anunciou esta quarta-feira publicamente a sua retirada da vida política partidária activa.

O anúncio  foi feito num dos hotéis da capital, em Bissau e, foi testemunhado pelo corpo diplomático acreditado no país, líderes políticos, representantes da sociedade civil, militantes e simpatizantes do Partido da Renovação Social (PRS).

De acordo com Yala, antigo líder dos renovadores “tudo tem o seu tempo de determino, e há tempo para tudo na terra”, garantindo que com esta decisão, “encerra assim mais uma etapa na trajectória de uma vida escolhida por vocação e convicção”.

Koumba Yala acredita que a sua decisão apesar de “vicissitudes” está a construir assim uma nova Historia para Guiné-Bissau.

Na hora de despedida, Yala que nas ultimas eleições presidenciais de 2012 recusou aceitar os resultados eleitorais publicados oficialmente, afirmou que o mínimo que se pode pedir é para que a sociedade guineense “se reencontre com sigo”, assegurando que é o tempo de pensarmos numa justiça “reparadora” e não “retributiva”.

O ex-presidente guineense terminou afirmando-se estar inteiramente disponível para ajudar na construção de consensos nacionais rumo a estabilidade politica e social na Guiné-Bissau.

ouvir aqui

3 comentários :

  1. VER PARA CRER, COMO OS SANTOMENSES.
    SE ASSIM FOR QUE GRANDE EXEMPLO, NAO PARA DE NOS SURPRENDER.
    TUDO O QUE É BOM PARA A GUINÉ ,QUE ACONTEÇE

    ResponderEliminar
  2. Na minha opiniao, decisao de Dr. Kumba foi intelegente e chegou no momento certo. Por que?
    Nos sabemos que Dr. Kumba foi um dos politicos que sempre teve coragem para enfrentar o antigo regime e os seus principais lideres.

    Por essa razao, ele foi o principal adversario do antigo SISTEMA DE GOVERNACAO do pais.

    E as pessoas afectas ao antigo regime teem sempre lansado uma "campanha" contra ele, nacional e internacional, em defesa dos seus interesses.
    Pelo que, neste momento em o pais precisa de relansar se em busca de confianca junto dos parceiros internacionais, os politicos como Dr. Kuma, que estam na linha de contraverso, deveriam se afastar da vida politica activa, pelo bem do pais e do povo guineenses, que tanto espera concenso nacional, que permitira retorno de apoios da Comunidade Internacional.

    Dr. Kumba, uma figura politica contraversa, tomou uma decisao correcta, que merece aplausos , por parte de todos os guineenses e servir de exemplo, para muitos dirigentes, governantes e politicos, que a mais de 3 decadas, estam lutando para o progresso dos guineenses. Embora as coisas nao correram como eles desejaram.
    Temos que reconhecer os seus esforcos.

    Um abraco!
    Francisco Sanha

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.