quarta-feira, 27 de maio de 2015

Contra senso do Cipriano Cassama, Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau


Por, Fernando Casimiro

É um contra-senso, o facto de o Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau ter dado posse no passado dia 18 de Maio ao Presidente da Comissão Preparatória da Conferência Nacional sobre a Reconciliação Nacional na Guiné-Bissau, e o mesmo Presidente da Assembleia Nacional Popular ter proposto aos deputados a "imortalização" do Primeiro Presidente da Assembleia Nacional Popular (ainda no tempo da luta de libertação nacional) e ex-Presidente da República da Guiné-Bissau durante cerca de duas décadas, através de uma estátua em sua honra e a concessão do título de herói nacional.


Afinal, para quê uma Comissão Nacional de Reconciliação Nacional, quando os deputados guineenses, segundo consta, encarregaram-se eles próprios de decidir pela omissão de duas décadas da História recente da Guiné-Bissau, sem que os membros da Comissão, ora criada fossem ouvidos e, muito menos, o povo guineense?!

Qual é a pressa, quando o que se pretende é uma verdadeira reconciliação?

Perante este "atentado" à reconciliação, quiçá, à Memória Colectiva Guineense, talvez seja oportuno que o "quarto poder" se decida pelo debate nacional sobre o assunto.

A Televisão Nacional da Guiné-Bissau, as Estações Radiofónicas, os jornais, toda a Imprensa em geral, deveriam promover entrevistas/debates, auscultações às populações, para que a própria Comissão Nacional ora empossada possa ter presente registo do pensamento e do sentimento das populações e do nosso povo, sobre um regime que consumiu quase metade da existência recente da Guiné-Bissau.

A alma do ex-Presidente João BernardoVieira, figura de quem lamentamos o bárbaro assassinato, merece descanso, por isso, a proposta que recai sobre a sua "imortalização" deveria considerar esse facto.

Não se deve criar uma Comissão Nacional Preparatória para a Reconciliação Nacional e em simultâneo condicionar ou limitar as áreas de intervenção no tocante ao levantamento/avaliação de regimes de governação, a essa Comissão criada, tal como os deputados guineenses acabaram de fazer sob proposta do Presidente da Assembleia Nacional Popular.

Se a Memória Colectiva Guineense "absolvesse" o ex-Presidente João Bernardo Vieira e outros que dirigiram com irresponsabilidade o nosso País ao longo de 42 anos de independência, aí sim, dos sinais manifestados pelo povo guineense, a Assembleia Nacional Popular poderia ou não decidir pela "imortalização" institucional, ou não, quer do ex-Presidente João Bernardo Vieira ou de outras figuras nacionais.

Não foi o caso!

Ninguém foi ouvido, tendo em conta um assunto que deve, necessariamente, ser tema da Reconciliação Nacional!

Duas décadas de dirigismo nacional, não são dois dias de dirigismo nacional...

Positiva e construtivamente


Nota: Os artigos assinados por amigos, colaboradores ou outros não vinculam a IBD, necessariamente, às opiniões neles expressas.

33 comentários :

  1. Cepriano Tipote Gostaria muito de acrescentar o seguinte: O ex Presidente da República foi assassinado e até a data presente não foram esclarecidas em que condições, quem são autores morais e demais cúmplices na morte dele. Os seus familiares, a população em geral lhes interessa mais saber disso antes demais ir ao reconhecimento de quem foi o ex Presidente. Ao meu ver estas são as questões mais pertencentes antes de mais. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Salimo Mané
    O papel de CC, é bastante alarmante. Este senhor prossegue o seu próprio calendário, indiferente às opiniões da maioría dos guineenses. Torna-se óbvio que partilhou o mesmo leite diabólico de marca cábí, com o maior arquitecto da morte nacional. Tal atitude ninguêm devería surpreender. Pois ele, o presidente da AR, já várias vezes demonstrou ser a pessoa errada que na hora errada ocupa um cargo bastante vital para o futuro nacional. Eu acho que ele ainda vive sob a égide de Nino Vieira. Quem busca paz e reconcilhação não arremessa sal para a ferída das suas vítimas. Cepriano Tipote, se me permites comentar, gostaría de te perguntar se tambêm irá haver inquéritos sobre as mortes durante o regime criminoso de Nino e após o mesmo?

    ResponderEliminar
  3. Carlos Tome O Cipriano sempre foi assim,quem tem duvidas?Ele como cria de NINO,nunca se preocupou com os Guineenses.

    ResponderEliminar
  4. Telmo Correia Interpreto este acto como simples protagonismo político...
    Há que reconhecer sim as figuras de mérito mas é importante que os referidos actos sejam isentos de proveitos políticos.

    ResponderEliminar
  5. Bubacar Ture
    Para além de ser um acto precipitado, traduz num oportunismo calculista com propósitos pouco claros senão vejamos: foi o presidente da ANP que assinou um acordo com o governo Cubano para erguer tal estátua num espaço de 6 meses, sem qualquer consulta muito menos um debate nacional que o assunto requer, depois de vozes discordantes que criticam o procedimento agora tentam legitimar o acto esvaziando em parte eventuais recomendações da comissão de reconciliação ou a própria conferência nacional de reconciliação.

    ResponderEliminar
  6. Antonio Martins hay un poema de chesterton que dice;voy a envejecer para todo.para el amor.para la mentira.pero nunca envejeceré para el asombro.en guiné-bissau;no queremos gobernantes capaces de vender a sus compañeros,de triunfar por la via de humillar a sus contrincantes más debiles.de asentar su poder sobre las cenizas humeantes de incendios provocados por ellos mismos,sin atender al numero de las victimas que han parecido entre sus llamas.las personas malas no deberian dedicarse a hacer política.
    Há um poema de chesterton que diz; vou envelhecer para tudo. Para o amor. Para a mentira. Mas nunca envejeceré para o espanto. Na guiné-bissau; não queremos governantes capazes de vender aos seus companheiros, de triunfar pela via de humilhar os seus adversários, mais fracos. De estabelecer o seu poder sobre as ruínas fumegantes de incêndios causados por eles mesmos, sem atender ao número das vítimas que pareceram entre as chamas. As pessoas más não deberian dedicar-se a fazer política.

    ResponderEliminar
  7. Abduramane Djassi E uma vergonha continuarmos ter estes tipos de derigentes no nosso pais,o presidente da ANP esta interessado no que o interessou e nao na reconcilicao,digo isso porque papel que ele jugou ate aqui nao e do presidente da assembleia nacional popular nem da reconciliaco,agora este povo esta ciente do interesse do Cipriano cassama,todos nos vivemos do passado tao negro de alguns derigentes deste pais,particularmente do ex presidente Joao bernardo vieira,entao este assunto e tao delicado para ser tratado dessa forma,alguem disse que pouca vergonha tem limites mas eu concordo

    ResponderEliminar
  8. Erasmo C. Fernandes
    Assim tambem no caso das milicias ( anguentas ). Trazidos da Guinee Conakry directamente a presidencia da republica sem nem consultar o chefe de estado maior que era Tagme na Wai, / Porque Nino não tinha segurança, apartir daí comessou muita deconfiança entre ambos. O senhor sempre promovi conflito. Culpados são os que lhe da este posto. Mesmo os referidos deputados... Tal estatua é muito cedo ainda, falta ainda resolver outros problemas principais como a reconsiliação. Isto não é estatua é uma outra intenção...

    ResponderEliminar
  9. O parlamento da Guiné-Bissau aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, uma resolução para homenagear o ex-Presidente João Bernardo Vieira (Nino), enquanto herói da independência, seis anos depois do seu assassinato.

    Cipriano Cassamá também anunciou que os restos mortais de Nino Vieira vão ser transferidos do Cemitério Municipal de Bissau para o prestigiado Mausoléu dos Mártires, no Estado-Maior do Exército Uma estátua de Nino Vieira, em construção em Cuba, será erguida em frente ao Palácio Colinas de Boé (sede da ANP).

    Vieira, conhecido por “Nino”, combateu na Guerra de independência do seu país empobrecido, tomou o poder num golpe de estado e passou a sua carreira política imerso em tensões que por vezes agitaram a pequena nação da África ocidental.

    ResponderEliminar
  10. Adriano Putna Nafantcham-na
    Que falta de respeito que é agora? como é que num pais como a Guiné-Bissau, onde a saude é inexistente, a eduucacao quase desaparecendo, infrastruturas KATEN NAN fomos logo pensar em imortalizar Nino Vieira que foi um dos presidente mais barbaros presidente que a Africa Ocidental conheceu? Lembro da musica do Aliu Bari, KUMA KI BU LESTU DI DISKISSI, o senhor Cipriano Cassama esqueceu do que aconteceu de 1980 à 1999 ou so quer KUMPU SI NOMI para dizer depois fui eu quem propus a contrucao da tal estatua. Tambem ele nao é o unico culpado, eleigimos burros e por isso estamos bem representados, KUMA DIPUTADUS estimasse que 68% dos deputatos guinéense nao tem nenhuma formacao academica.
    Quando se fala da reforma pensa se logo nos militares, mas é preciso pensar no analfabetos que ja estao cheio nas administracoes publicas, aqueles cuja a producao é negativa, KILIS KU TA BIN SO PARA BOLSO FIM DI MIS. Isso sim é pensar na Guiné-Bissau, nao na criacao de uma estatua que assim como o Cipriano Cassama e seus deputados nao produzem so gastao.
    hoje vou dormir ouvindo a musica do Aliu Bari PA KA NBIN DISKISSI LESTU

    ResponderEliminar
  11. Klesio Gomes we have to respect what come from the national assemble,not the tribal bloggers.
    Temos de respeitar o que vem de monta nacional, não os blogueiros tribal.

    ResponderEliminar
  12. Iaia Darame porque cipriano filho de nino nào fala sobre reparaçâo de assembleia com parede fusco que precisa de pintura ou de povo que esta sofrer por falta de hospital e escola etc politico sem moral ele sabe quantos milhoes custa uma estatua ou esse dinheiro vai sair no salario dele ?

    ResponderEliminar
  13. Iaia Darame por favor cipriano nâo queremos mais confusâo nesse pais porque nos pobre povo nâo temos duas nacionalidade mais voces e vossas familias tem por isso que querem criar confusâo de novo para mandar vossa familia para europa e deixar povo na miseria de novo mais na sua cabeça que vai terminar .

    ResponderEliminar
  14. Leopold Sedar Domingos
    Eu em princípio, quero deixar claro que Nino é um simples combatente igual outros que perderam vida na libertação de Guiné-Bissau, mas ele não merece ter estátua, tem homens que fizeram algo mais fantástico para país mais que Nino, mais que nunca foram reconhecidos. Uma coisa é certo, nhu Cipriano Cassama era capanga de Nino, é por isso que ele levantou essa polêmica, mais por favor país não precisa de construir estátua, precisamos de construir hospitais e escolas. Cipriano é pior presidente de ANP de todos tempo, fez ANP lar dele.

    ResponderEliminar
  15. Antonio Martins
    ¿qué quiere?¿qué és lo que pretende?éste cómplice(cipriano cassama) de las grandes barbaridades(miséria,pobreza,ópresión,maltrato,esclavitud......)cometidas por el,que en sus "fícciónes napoleónicos"se consideraba ha sí mismo como el dueño,senhor y el" rei absoluto"de guiné y de los guineenses(nino vieira) o,lo que pretende?,¿és? echar más sal a la herida de nuestro pasado reciente.este senhor;cipriano cassama,parece tener poca memória.¿os acordais de la famosa frase;n'dáo 24 horra pabu abandona guiné,contra el missionero).lo que le prepongo,és que haga una consulta popular.ahy,verá como su decreto lei va ha ser reprobado por la mayoria de los guineenses.hagalo si tienes lo que hay que ¿tener?"sua excelencia¿engenheiro!!cipriano" excelentissisimo"cassama.senhor presidente(jomav);usted(para mi,usted és el unico sua excelencia de los 3)y,usted és el unico que le puede parrarle los piés;hagalo . paralo(cipriano cassama)los píés, por el bien de nuestro pais.
    O que pretende? Que eres o que pretende? Este cúmplice (cipriano cassama) das grandes barbaridades (miseria, pobreza, ópresión, maus tratos, escravatura......) Cometidas pelo, que nos seus " fícciónes napoleónicos " se considerava foi si mesmo como o dono, señor e o " rey absoluto " de guiné e de os guineenses (nino vieira) ou, o que pretende?, Eres? Deitar mais sal na ferida do nosso passado recente. Este señor; cipriano cassama, parece ter pouca memoria. Los acordais da famosa frase; n ' dáo 24 colocar pabu abandona guiné, contra o missionero). O que eu pretendo, eres que faça uma consulta popular. Ahy, verá como seu decreto ley vai tem ser castigado pela mayoria dos guineenses. Hagalo se tiver o que é preciso ter?" Su excelência ingeniero!! Cipriano "excelentissisimo" cassama. Señor presidente (jomav); O senhor (para meu, si eres o único su excelência dos 3) e, si eres o único que lhe pode parrarle os piés; hagalo. Paralo (cipriano cassama) os píés, pelo bem do nosso padres.

    ResponderEliminar
  16. Silvio Amarante Gomes Por vezes ate me sinto nojo de ser guineense. Omenagear um criminoso de guerra que ate merecia ser julgado na tribunal penal internacional por tudo que cometeu no pais.

    ResponderEliminar
  17. Silvio Amarante Gomes Culpado e' sim o povo que escolhe uns senhores incompetentes com visao voltado no passa sem criatividades para planejamento.

    ResponderEliminar
  18. Senghor Fina andaram todos a comer do mesmo saco kkkkk nao se podia esperar outra coisa!!! filhos da P..... com tantos hospitais e escolas para se construir vamos agora perder tempo e dinheiro com palermices. Sera que ja pensaram na revolta de todos os que sofreram com o regime do Nino, dos que ficaram orfaos e viuvas duramte o seu regime? Bo' pui estatua bo' na odja k cu djintis na bata uagal tudo dia. bo para brincadera

    ResponderEliminar
  19. Bacar-Dembo Djassi O Sr. Cipriano Cassama anda a fazer pouco deste sofrido povo que foi mergulhado numa miséria absoluta por culpa desse golpista e sanguinario. Para ele a prioridade nao é combater a pobreza na Guiné Bissau, mais erguer estatua para homenagear o tirano padrinho dele !!!

    ResponderEliminar
  20. Mirana Das Neves Sanca Cipriano quer é criar instabilidade no pais, porque sabe perfeitamente que o tema Nino Vieira sempre divide opinião.

    ResponderEliminar
  21. Brad Pit Para quê preocupamo-nos com um violento morto, se ainda temos tantos problemas q devemos resolver?

    ResponderEliminar
  22. Albertino Sanca Cipriano por favor deixá de criar instabilidade pede só a dimensão no guverno ja chega das suas incompetência .Burrrrrru.

    ResponderEliminar
  23. Luís Gomes Amigas y amigos.
    Cipriano si no es competente o simplemente es terco, lo único que le pueden hacerle es una jubilación anticipada. Lo que no si admite es lo que este señor está haciendo. Y que los Diputados si les consienten. Por favor, vaya se a tu casa y deja de enemistar a la sociedad.
    Amigas e amigos.
    Cipriano se não é competente ou simplesmente é insistente, o único que lhe podem fazer é uma reforma antecipada. O que não se admite é aquilo que o senhor está a fazer. E que os deputados se lhes consentem. Por favor, vá se a sua casa e deixe de pôr à sociedade.

    ResponderEliminar
  24. Joseantomio Mendoncs Cipriano é um problema no país. Quer estátua do cunhado que lhe projectou na vida. Pelo não é falso nesse sentido. Não é como os outros que viveram na custa dele e depois traiu. Todos sabem que ele foi grande combatente, mas o povo que deve decidir. Há muitos que merecem, acho muito cedo para Tal. O país precisa de mais para pensar na estátua do nino Osvaldo, pansau, etc.

    ResponderEliminar
  25. Jamilo Sana Nino Veira não era um bom exemplo para o pais e porque o estátua do nino será construído? E pelo qual exemplo. Todos que votaram a favor de estátua não conhecem história maligna do Nino ou pode ser que eles sejam Analfabetos.

    ResponderEliminar
  26. Seco Umaro Sanha um ditador, assassino, atraidor da patria, como nino vieira, nao merece estatua neste pais, ele assassinou todos os intelectuais guineenses, durante 22 anos do seu mandato é sô desgraça para este pobre povo da guiné-bissau

    ResponderEliminar
  27. Rafael Barbosa Ele merece e ir dar umas curvas na cova onde esta..construir a sua estatueta para que?fazer lembrar os familiares das Suas vitimas o horror de ontem??talvez muitos que andam a cacarejar aqui nao sabem oque e perder um ente querido nas maos de monstros como o nino.espero que um dia sintam a tal tragedia na pele e que digam oque andam a dizer hoje.pouca vergonha tem limite,porque isso nao e de lamber o cu,isso e pessoas sem consciencia moral e que levantam para apoiar um ditador que tomou de assalto o poder e 20 anos sem fazer nada a nao ser abusos e eliminar aqueles que queriam fazer para o nosso mama Guine.(pa e kumpu es nudadi di estatua e finkal,tractor ku no na pegal kel no ba mitil la na fundu di pindjiguiti).ampuss

    ResponderEliminar
  28. Fernando Casimiro, Quando expomos opiniões nossas, a apreciação na sua forma crítica ou elogiosa por parte de quem as lê e interpreta deve ser sempre motivo de análise, ponderação e consideração por parte de quem escreve.
    Quem escreve precisa ler ou ouvir comentários sobre os seus artigos. Precisa saber como é que a sua opinião é recebida por outras sensibilidades e, acima de tudo, precisa conseguir detectar o grau de assimilação de quem está do outro lado.
    Quem escreve em jeito crítico, como eu, não espera nem pretende unanimidade na forma de pensar, dos que o vão ler. O espírito do debate de ideias é essencialmente o de sensibilização!
    Sensibilizar para provocar reacções positivas a nível das capacidades de reflexão e acção das pessoas.
    Quem escreve, lança ideias para que em vez de uma cabeça, milhares de cabeças se debrucem sobre os mais variados temas e assim, milhares de pontos de vista ajudarem melhor nas tomadas de decisão e na forma de encarar os problemas com que as Sociedades e o Mundo se deparam.

    ResponderEliminar
  29. Eduardo Monteiro Dadusco -OS DEPUTADOS DA NAÇÃO ACABAM DE PASSAR ESPONJA E BRANQUEAR AS DUAS DÉCADAS DE UMA HISTÓRIA E UM REGIME POLITICO QUE GOVERNOU A GUINÉ BISSAU COM A MÃO DE FERRO
    Assim, fica a Comissão de Reconciliação Nacional completamente esvaziada de conteúdo e objectivos.
    Pois, fica sem qualquer sentido a Comissão de Reconciliação Nacional, todas espetactivas caiem por terra.
    Padre Domingos e os membros desta comissão recentemente empossada deviam por uma questão de honra e dignidade colocar os seus lugares a disposição do Presidente da Assembleia Nacional.
    Caso prosseguirem com o trabalho, ficam com a responsabilidade moral perante os crimes cometidos pelo regime que durante duas décadas com a mão de ferro cometeu atrocidades das mais barbaras e violações de Direito Humanos.
    Terão que tratar do antes das décadas 80/90 e depois de 2000.
    Pergunto vão reconciliar o quê e quem?Gastar o erário público para nada reconciliar?
    A grande verdade é que existem assassinados,vitimas,viúvas ,órfãos e outros entes.
    Os deputados esses sim, ficam com tudo que pese em consciências e a moral das frustrações que acabaram de causar pelo branqueamento da nossa história politica, ilibando um regime sanguinário com todas as suas consequências.
    Acabaram de dizer por outras palavras perdoais e esquecem.

    ResponderEliminar
  30. Não tens vorgonha de estar cá sozinho?

    ResponderEliminar
  31. Quem é Cipriano????? Vai pra tua terra casamansa senegal não venha arranjar confusão.não achas que é muito sedo pensar na estatua do seu cunhado Nino,

    ResponderEliminar
  32. Estou da cordo com Erasmo C. Fernandes,sim é verdade caso das milicias pois quando chegou o problema mesmo das milicias ele Cipriano,fugiu pra senegal.e agora voltou outra vez pra arranjar problema!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  33. Este gajo foi sempre assim, no dia que souberem os podres dele muito se espantam. foi colega do trabalho do meu falecido pai na direcção da florestas e caças em Bissau, pegou emprestado o carro do serviço do meu pai foi oferecer o padrinho Sambá Lamine Mané. só por causa da inveja...

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.