quarta-feira, 9 de abril de 2014

Dois dos candidatos às eleições presidenciais de domingo na Guiné-Bissau debatem poderes do PR


Dois dos candidatos às eleições presidenciais de domingo na Guiné-Bissau discutiram na terça-feira, num debate público promovido na capital, os poderes que o Presidente da República deve ter num país desanimado como a Guiné-Bissau.

Durante cerca de duas horas Hélder Vaz, líder e candidato pela Resistência da Guiné-Bissau (RGB), e Aregado Mantenque, presidente e candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), discorreram argumentos sobre como pensam exercer a presidência.

Aregado Mantenque foi o mais decisivo sobre a forma como o cargo de chefe de Estado tem sido exercido.

"O Presidente da República, que devia ser árbitro, acaba por ser tudo: ele é presidente, tribunal, pai da Nação, dono da sociedade. Isso não pode ser em democracia", argumentou Aregado Mantenque.

A resposta do líder do PT mereceu palmas de cerca de três dezenas de convidados que assistiram ao debate organizado pelo movimento Ação Cidadã, no Centro Cultural Português em Bissau.

Já Hélder Vaz considerou que a função de Presidente da República "tem sido confundida" com a do chefe do governo, situação que disse estar a acontecer com vários candidatos "que têm perfil para serem primeiro-ministros", mas que concorrem à presidência.

Nesse aspeto, citou o caso de Paulo Gomes (candidato independente às presidenciais) que gostava de ver como primeiro-ministro.

Tanto Vaz como Aregado Mantenque concordaram sobre a importância da figura de Presidente da República "no apaziguamento das clivagens étnicas" que ambos afirmam existir na Guiné-Bissau.

Para Hélder Vaz, antigo diretor-geral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), as falhas na formulação de políticas públicas e a marginalização de grupos étnicos pelo Estado têm levado às divergências.

A promoção da participação feminina no processo do desenvolvimento, a reforma do setor de defesa e segurança, assim como o combate à corrupção foram outros dos assuntos do debate, que acabou por ser uma sessão de entrevista, uma vez que acabou por não haver confrontação de ideias entre os candidatos.

//RSM

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.