quarta-feira, 23 de julho de 2014

CPLP vai avançar para consórcio petrolífero



Os chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidos em Díli, aprovaram uma resolução para criar um grupo técnico para estabelecer um consórcio petrolífero na organização. Segundo a resolução, a que a agência Lusa teve acesso, os líderes da CPLP, reunidos na X cimeira da organização, decidiram aprovar a proposta de Timor-Leste para ser criado um Grupo Técnico de Estudo, aberto à participação dos Estados-membros, para a exploração e produção conjunta de hidrocarbonetos no espaço da organização.

Na resolução, os chefes de Estado e do Governo decidiram também que o Grupo Técnico vai funcionar no "âmbito das reuniões periódicas dos ministros da Energia da CPLP, em consonância com o quadro orientador para as reuniões ministeriais".

A decisão dos chefes de Estado e de Governo foi tomada com base no "enorme potencial de cooperação no contexto da CPLP, nomeadamente no que concerne à articulação de uma visão de conjunto da sua dimensão energética, destinada sobretudo a reforçar a importância da comunidade neste setor específico".

Segundo o texto da resolução, estima-se que as reservas de hidrocarbonetos no espaço da CPLP devem em 2015 corresponder, em conjunto, ao sétimo maior produtor do mundo e ao quarto em 2025.

A X cimeira da CPLP decorreu hoje em Díli, Timor-Leste e ficou marcada pela adesão formal da Guiné Equatorial como membro de pleno direito da organização.

Integram agora a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.