quarta-feira, 23 de julho de 2014

O Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, saudou hoje o regresso da Guiné-Bissau à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa



O Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, saudou hoje o regresso da Guiné-Bissau à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e pediu unidade aos guineenses para manter a estabilidade no país.

"Hoje celebramos, com muita satisfação, o regresso deste país irmão e Estado-membro fundador da CPLP ao convívio desta nossa família, uma vez concluído o processo de restauração da legalidade constitucional", anunciou o chefe de Estado moçambicano.

Armando Guebuza discursava na sessão de abertura da cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP que teve hoje início no Salão Nobre do Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense.

A Guiné-Bissau foi suspensa em 2012 da organização na sequência de um golpe de Estado, tendo hoje regressado após realização de eleições presidenciais e legislativas, que elegeram José Mário Vaz como Presidente e Domingos Simões Pereira, antigo secretário-executivo da CPLP, como primeiro-ministro.

"Reiteramos-lhe, senhor primeiro-ministro, as nossas mais calorosas boas-vindas à CPLP, neste momento em que a República da Guiné-Bissau retoma o seu legítimo e devido lugar no seio da nossa Comunidade", sublinhou.

O chefe de Estado de Moçambique, que hoje entregou a presidência da CPLP a Timor-Leste, pediu também união aos guineenses para consolidar as conquistas obtidas até ao momento e restaurar a paz e a estabilidade política no país.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.