sábado, 11 de maio de 2013

Ex-primeiro ministro da guiné recebeu 1,5 milhões de euros

INVESTIGAÇÃO. CARLOS GOMES JÚNIOR VIVE EM PORTUGAL
O lider de PAIGC recebeu 1,5 milhões de euros do empresário angolano Domingos Manuel Inglês, que está a ser investigado no caso da compra do BES Angola. A Polícia Judiciária e o Ministério Público querem saber porquê?


ANTÓNIO JOSÉ VILELA E NUNO TIAGO PINTO

O empresário angolano Domingos Manuel Inglês fez uma transferência de 1,950 milhões de dólares (cerca de 1,5 milhões de euros) para uma conta bancária de que é titular Carlos Gomes Júnior, o ex-primeiro-ministro da Guiné-Bissau que vive em Portugal.

A operação foi comunicada por um banco à Polícia Judiciária e ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), que está a investigar os movimentos financeiros do cidadão angolano no âmbito dos inquéritos que visam as denúncias do ex-diplomata e professor universitário Adriano Parreira e do negócio da venda de 24% do BES Angola (BESA).

Segundo a SÁBADO apurou, as autoridades portuguesas estão há vários meses a investigar os pormenores da transacção financeira para Carlos Gomes Júnior e as eventuais relações existentes entre o político guineense, o empresário angolano e o general Manuel Vieira Dias Júnior (conhecido como Kopelipa), chefe da Casa Militar do Presidente de Angola – e um dos principais alvos dos processos que correm no DCIAP.

No entanto, a PJ já sabe que o dinheiro recebido por Gomes Júnior teve origem em várias contas do BES, sediadas no Dubai, e que essas verbas chegaram a Portugal, em Julho de 2012, através de transferências internacionais que atingiram um total de 2,5 milhões de dólares (1,9 milhões de euros).

Já em Portugal, os dólares entraram inicialmente em duas contas do próprio Domingos Inglês – que não respondeu às perguntas da SÁBADO até ao fecho desta edição. Para uma das contas, no banco BIG, foram enviados 400 mil dólares (305 mil euros). Mas a maior parte do dinheiro, 2,1 milhões de dólares (1,6 milhões de euros), foi depositada numa conta que o empresário abriu, nesse mesmo mês de Julho, no Montepio Geral.

Foi precisamente deste banco, onde Gomes Júnior também tem conta, que ocorreu a transferência para o ex-primeiro-ministro guineense, chegado a Portugal dois meses antes na sequência do golpe de Estado que ocorreu na Guiné-Bissau a 12 de Abril de 2012. Antes da revolta, que o chegou a deter ilegalmente durante duas semanas, Gomes Júnior tinha sido o candidato mais votado na primeira volta (à frente de Kumba Ialá) das eleições presidenciais.

DURANTE A ESTADIA em Lisboa, o Governo português tem-se limitado a autorizar as renovações das autorizações de residência e a emissão de cartas de condução de Gomes Júnior e da comitiva de guineenses que fugiu dos militares golpistas. Como não pediram o estatuto de exilados – que os impediria de ter qualquer actividade política – não recebem apoios do Estado português.

Além disso, Gomes Júnior também revelou que tinha meios financeiros para viver em Portugal. Segundo consta no seu currículo oficial, o ex-primeiro-ministro fundou várias empresas na Guiné-Bissau ligadas ao comércio e à distribuição de combustíveis. Em Portugal, foi sócio de duas sociedades anónimas entretanto extintas: a Trafe, Importação e Exportação, e a Soguipal, Sociedade Comercial Luso-Guineense. Tem ainda 20% da portuguesa Crustacil, Comércio de Marisco, Lda.

Contactado pela SÁBADO, Carlos Gomes Júnior recusou-se a responder a qualquer pergunta. Já a advogada que o representa, Sofia Lelo, afirmou, por escrito, que o seu cliente “não fará qualquer comentário sobre uma possível investigação que esteja ou não a decorrer a um outro cidadão, envolvendo quaisquer transferências bancárias vindas de Angola, até porque, a existirem para a sua pessoa, tratar-se-ão de assuntos do foro pessoal e privado (…)”.

No entanto, fonte próxima do antigo primeiio-ministro guineense disse à SÁBADO que o dinheiro da transferência bancária em causa poderá estar relacionado com a venda de um imóvel onde, durante vários anos, funcionou a embaixada angolana em Bissau. Depois, quando a Missang, Missão de Cooperação Técnica Militar de Angola, deixou o país, em Junho de 2012, a representação diplomática mudou-se para o edifício até aí ocupado pelas tropas e o imóvel, alegadamente de Gomes Júnior, terá passado a ser ocupado pela Bauxite Angola, Sociedade Mineira e Investimentos, SA.

ESTA EMPRESA ANGOLANA de capitais públicos e privados, que a SÁBADO não conseguiu contactar até ao fecho da edição, assinou em 2007 com o governo da Guiné-Bissau um contrato de exploração de minério que tem estado envolvido em polémica. Em Março passado, o Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República da Guiné-Bissau considerou, segundo o parecer a que a agência Lusa teve acesso, que o contrato assinado não respeitava a legislação do país e que podia ser rescindido unilateralmente.

A SÁBADO apurou ainda que, na investigação das movimentações financeiras de Domingos Inglês, a PJ identificou a transferência de 400 mil dólares (305 mil euros), realizada em Outubro de 2012, para uma conta do BCP em Lisboa de que é titular Maria Sá Sequeira – que a SÁBADO não conseguiu contactar -, mulher do general angolano Salviano Jesus Sequeira, vice-ministro da Defesa para os Recursos Naturais e membro do gabinete do Presidente José Eduardo dos Santos. Em Janeiro de 2011, dois meses antes de a Missang chegar a Bissau, Salviano Sequeira integrou uma delegação governamental angolana que esteve na Guiné a negociar os termos da missão de cooperação técnico-militar. 
Li aqui 

58 comentários :

  1. Bedan Na Ndondo comentou a tua ligação.
    Bedan escreveu: "Que seja depositada na sua terra Natal para que nao lhe suceda como Kadafi"

    ResponderEliminar
  2. Matias Lourenço Castro As vezes a experiência de vida leva-nos para os caminhos inesperados até que, as vezes sem querer, transforma-nos e pucha-nos a abrir o talento que antes não sentimos. o sofrimento é uma experiência mais do que experiente..............força ai!

    ResponderEliminar
  3. denuncia o que esta acontecer neste momento na guine- bissau, guineense desmantelamento das florestas, pescas ilegais e extração da áreas, por parte de varias empresas e que é autorizado por governo golpista, isso que é lutar para futuro dos nossos filhos, e deixa de publicar noticias que não nós interessa muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por essa ordem de ideia, interessa tudo ou não interessa nada, pois tudo e todos têm a ver.... tratamento discriminatório não.....seja adepto ou parente.

      Eliminar
  4. João Galvão Borges Essas e outras "provas de patriotismo" devem chegar ao conhecimento do Povo guineense, acompanhadas de informação ou informações dignas de crédito. Como tenho dito, e continuarei dizendo; Enquanto a nossa Guiné não for governada por guineenses: HONESTOS, COMPETENTES E PATRIOTAS, a minha trilogia, OU, se quiserem, as três pedras do 'meu fogão', não avançaremos e os nossos ouvidos continuarão sendo intoxicados por falsos profetas e filósofos de fim-de-semana. E saibam que temos esse capital humano de HONESTOS, COMPETENTES E PATRIOTAS. N'Pagai...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Galvão Borges11 de abril de 2016 às 09:07

      Não sei porque me vejo mencionado no presente comentário?!?!?!

      Eliminar
  5. Carlos Filipe Só o Carlos Gomes ??? Investigação ??, isto é uma réplica de outro artigo publicado algures.

    ResponderEliminar
  6. Sou guineense, preocupado com os que dizem intelectuais mas os seus atos não se vinculam na intelectualidade.
    Como é possível afirmar que uma ideia não tem nome se a própria sigla que define o seu grupo é bem explícito? "INTELECTUAIS BALANTAS"
    Numa nação com grande concentração da diversidade étnica, um determinado grupo étnico pode representar os demais? Se os senhores "intelectuais balantas" tiveram oportunidade de saber do conceito da ETNOCENTRISMO ajudaria muito esse grupo dos "Intelectuais Balantas" A repensar o que a nossa querida Guiné Bissau precisa para sair nessa situação lamentável que se encontra. Se me permitir, diria que essa situação humilhante que a guiné vive é resultado de uma política tribal dos que dizem ser intelectuais...
    Com esse nome do grupo, todos os intelectuais de outras etnias, uma vez membro desse grupo, passará a pertencer "intelectual Balanta". Há muita crítica sobre americanização das nações por meio de suas facetas da democracia, será que estamos na era de "balantanização" da Guiné Bissau?
    Isso era o sonho de um dos melhores figuras da nossa libertação, Amílcar Lopes Cabral?
    Não estou excluindo a particularidade, mas, uma das mais brilhante ideia de Cabral é quando ele pensou a guiné numa única perspectiva. E até pelo tamanho do país e do número do seu habitante seria importante deixar as particularidade por outros aspectos, não pegá-la para representar uma nação com objetivos e fins político.
    Guiné Bissau é dos Guineenses por isto, quando se trata dela devemos usar o nome Guineense. Seria melhor assim: OS intelectuais guineenses na diáspora...
    Se todas as outras etnias começaram a criar grupos dos seus intelectuais com seus nomes éticos, que consequência terremos no futuro? O Homem é o ser com mais alto grau de rivalidade...
    A intelectualidade não se resume apenas em criticar as pessoas mas também, em lidar com coisas mínimas que possam nos levar a um perigo...
    Viva a Guiné Bissau e o seu Povo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se me permitir responder-te, diria que é a ignorância sua de responsabilizar um grupo que foi o responsável pela independência da Guiné-Bissau.

      Eliminar
    2. balantas que ten maior honestidade na guine

      Eliminar
    3. Sybu fika mal nha Ermon cria bu grupo, porque se calhar es Grupo ca tarda, mas misty puntau sybuka tene conhecimento de kuma hytem badja grupo,k nkana menciona sé nome, na frança, ate organiza Miss entre elis parenty. ou kila ika racismo! ou é mas tudo etnias de GUINE-BISSAU, esperto! ou é mas téne cirbintia! Bonitasco, elegância. nha ermon abo hy consciente de kuma Balantas e etnia maioritária, sybuna pensa na Paz, na guine kabu fika es djintys pha tras, ditado fala Paz Ka gosta de hora ke pékadur na chatia sy cumpanher... UNIAO FAZ A FORÇA, CAPACIDADE TRAZ INVEJA...

      Eliminar
  7. Caros compatriotas, nós sabemos que existem diferentes famílias e, na Guiné - Bissau existem diferentes etnias, da qual deriva povos Balantas " Brassa" e outros. Conjuntos destes que compõem povo da Guiné - Bissau designado guineense. Nós apenas assumimos a nossa parte como pessoas de bem tal como outros.
    Portanto, ignorar tudo isto parece – nos, uma atitude pouco sensata, e até, se quisermos, um pouco agressiva no seu anti - intercultural primário, mas é também uma atitude pouco honesta do ponto de vista histórico, sócio-cultural e do ponto de vista intelectual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. meu maigo, tudo que vc diz everdade, os balantas um dos maior patriotas da guine, des de luta libertaçao quem quer e isso, quem nao quer e isso fica feliz.

      Eliminar
  8. Compatriota, antes de mais, um grande abraço entre irmãos.Com muito agrado para nós podermos responder a sua preocupação, cá estamos de propósito para deixar-lhe a vontade.

    Caro Irmão devia ter lido e reler todos artigos publicados por Intelectuais Balantas e se encontrar um onde diga que Os Balantas sejam Superiores aos restantes etnias como o Sr. insinuou então aí teríamos que assumir isso como falha.

    O senhor vai ver em Todos Blogs que andam por ai, o único que fala em Promover união na diferença, que fala insistentemente sobre o conceito da mestiçagem entre nossas etnias e entre elas com outras culturas, é neste blog.
    Nos Produzimos dois artigos se quiser pesquisar no nosso Blog, com o titulo de "unidade Nacional como deveria ser feita hoje, assinado por Cably. Estes artigo responde cabalmente a sua inquietação sobre o nosso Blog e demonstra claramente, que não falamos só da etnia Balantas mas sim da união dos valores étnicas de toda etnias.
    O Sr. saiba que a primeira coisa que queremos e que impulsionou-nos seguir este caminho, é basicamente a procura de Aglutinar culturalmente o que nos une entre etnias, para ter um substrato comum no meio da tantas diferenças(que é ao mesmo tempo a nossa principal riqueza). Em base isso, partir para Uma Unidade solida situado num SUBSTRATO HOMOGÉNEO e TRANSVERSAL A TODAS ETNIAS. Só com isso no nosso entender podemos conseguir uma UNIDADE sem preconceitos e Solido, baseado na nossa própria realidade, evitando Catastrófica Indefinição que temos seguido ate agora como um Mero Plagio Cultural cheio de tiques alienatório. Ora, nesta Tarefa, alguém tinha que começar, por isso assumir e deste propósito ir ao encontro e debates com outras etnias. Isto não pode ser Maquiavelice intendida como Superioridade da etnia Balanta sobre outras...
    Muito Obrigado disponha sempre.
    Espero ter ajudado....

    ResponderEliminar
  9. Ricardo Gomes Intelectuais de Mentira e Odio,

    ResponderEliminar
  10. Vieira Dias Tide Maristide subscrevo ricardo Gomes. quem sao vcs q auto intitula em nomes de Balantas racistas. bo pensa balanta bim na de china. bo para dividinu preconceitusos bo ca bay nan guine bo ba mostraz ke ki bo aprendi na pratica.........guine catem rasa anos i um lacacon na um malila..........

    ResponderEliminar
  11. Agostinho Rio Novo Então é mais um. Já cá há tantos!...

    ResponderEliminar
  12. Mário Augusto Fernandes Có São mesmos intelectuais?... Não me digam que Kumba Iala é intelectual...Por isso que a Guiné, está assim um chiqueiro, pocilga, lamaçal de corrupto, narco-genocídios, narco-golpistas. Este foi o mentor de ultimo golpe de estado, para que ele poça mandar também. O outro tinha avisado que a Guiné, ia ser governado pelos BABUÍNOS!... Aqui esta a prova de isso, que o governo de transição é espelho de como são INTELECTUAIS. Querem ás pastas com mais recursos, para por e dispor. Para terem ás mulheres deles e dos outros... Para cometerem abusos porque eles que lutaram sozinhos pela pátria GUINEENSE!...

    ResponderEliminar
  13. É pena o que li nos comentários, agora fiquei contente com a denominação escolhida pelo blogueiro,contudo, nada de tribal decifrei nas suas publicações, mas esta denominação serve de barometro para medir tanto ódeo por vezes gratuito que graça neste país contra uma só e esclusiva etnia como se fosse unico responsável pelos fracassos do país que nunca fez e nem nunca fará algo de bom ainda que pequeno para o país.Não compreendo a alergia mortal que algumas pessoas sofrem apenas por verem ou ouvirem chamar nome Balanta. Tb existe um clube de futebol k por sinal foi ultimo campeão nacional de Nome Os Balantas de Mansoa. gostaria de perguntar se este nome divide o país, fomenta o tribalismo ostenta arrogancia e burice dos balantes, jogam lá só jovens da etnia Balantas?

    ResponderEliminar
  14. Sempre foi o mesmo, E não sei porquê que alguns guineenses se preocupam quando surge uma iniciativa da parte desta etnia (balanta) ficam chateados e começam atribuir-la o tribalismo?
    Isso me faz acreditar que essas pessoas gostam sempre de entrar os balantas a serem fuzilados com tem sido habito desde a luta de libertação nacional até hoje.
    Mas pergunto: são os balantas que que conduziram o pais desde da independência para serem responsabilizado de tamanha culpa sobre o atraso do nosso pais? Ou são os vossos pais e vossas mães de Bissau zinho com o apoio dos vossos avós no exterior contribuíram de forma corrupto e de banditismo destruir a nossa economia em seu favor de grupinho?
    E bom sejamos coerente na nossa criticas e sobretudo, a verdade, é ela que esta faltar os guineenses. E todo o vosso banditismo e criminalidade sempre sao transferidos nos balantas.
    Ja estamos determinados para tal o vosso comportamento de falta de respeito.

    ResponderEliminar
  15. Sa Junior, em Merrakex, Marrakech, Morocco, escreveu: "Intelectuais Balantas o que quer dezer com esse dinheiro que Ex-primeiro Ministro recebeu nos nao tem nada aver com esse dinheiro ta!!!"

    ResponderEliminar
  16. Djoni Adolma de Carvalho voces envergonhan a vos mesmo , voces massacraram esse povo nao pagaram o salario um ano e nao tem ate entao a vergonha de esse acto tribalistico a usar esse nome intelectuais balanta o que q e balanta?

    ResponderEliminar
  17. Djoni Adolma de Carvalho balanta foi um povo batalhador nos quadros culturais mas esses balantas q estao na politica estao a instrumentalizar o mao nome e a imimagen doa rassa balanta voces sao responsaveis pela ma fama e desagradaxao de nome da raxa balanta

    ResponderEliminar
  18. Djoni Adolma de Carvalho se voce quer criticar primeiro mude esse nome talvez voce e uma pessoa sem noxao nao sabes o im[ o impacto do racismo e tribalismo q isso esta a proporcionar nos tododos somos guineense nao importa balanta mancanha pepel nao s ananlfabeto nao e so aqueles q nao passaran na carteira mas os q passaram e nao souberam interpretar a essencia da vida

    ResponderEliminar
  19. Djoni Adolma de Carvalho balanta foi um povo batalhador nos quadros culturais mas esses balantas q estao na politica estao a instrumentalizar o mao nome e a imagen doa rassa balanta voces sao responsaveis pela ma fama e desagradaxao de nome da raxa balanta se estao com fome nao esprimen o ezofago do povo para poderem se alimentar ,se estao com sede nao machuquem os olhos do povo para poder beber e fiquem a saber q eu nao sou do carlos gomes junior mas sou um simples patriota racismo e uma limitaxao mental se voces vivessem na russia dariam valor ao anel da irmandade

    ResponderEliminar
  20. Yayones Banora vocês não são intelectuais sabes porque um intelectual não pensa assim, seraque só os balantas que tem os intelectuais isso é vergonha. A guine e de todos os guinenses não de um grupo etnico é melhor mudar este nome .é basta fomentar o tribalismo .

    ResponderEliminar
  21. Carlos Augusto Monteiro Vamos esquecer o passado e ressentimentos ressabiados porque ninguém vai ganhar nada com isso.isso só vai dar em mortes, vinganças, mais mortes,atrasos e mais SOFRIMENTO para o povo. se somos na verdade intelectuais então vamos usar essa intelectualidade no bom senso, no altruísmo e no sentido de paz ,progresso e desenvolvimento do país e do povo Guineense.

    ResponderEliminar
  22. Carlos Augusto escreveu: "Vamos esquecer o passado e ressentimentos ressabiados porque ninguém vai ganhar nada com isso.isso só vai dar em mortes, vinganças, mais mortes,atrasos e mais SOFRIMENTO para o povo. se somos na verdade intelectuais então vamos usar essa intelectualidade no bom senso, no altruísmo e no sentido de paz ,progresso e desenvolvimento do país e do povo Guineense."

    ResponderEliminar
  23. Amará Siaja Jaurá
    não tenho nada contra Blog, mas sim contra alguns artigos de incitamento a violência e defesa das atrocidades cometidas pelos militares na Guiné-Bissau. Discuti horas a fio com intelectual balanta depois de golpe de estado tendo deixado bem claro a minha posição face a nomenclatura e ideias que defendem. Eu defendo e defenderei implementação do estado de direito democrático na Guiné-Bissau. Não apoiarei qualquer medidas anti-democráticas de tomada do poder no país.

    ResponderEliminar
  24. Areolino Lopes da Cruz SENHORES "INTEBA" NÃO BASTA SER INTELECTUAL PARA EXPOREM DE FORMA BARATA E LEVIANA...(SENTIMENTOS DISFARÇADOS) É PRECISO ACIMA DE TUDO TER A URBANIDADE, CIVISMOS E MUITA HUMILDADE COMO GENTES AGLUTINADORES COM IDEAL COMUM E QUE A TODOS SIRVAM COMO GUINEENES E, NÃO CRIAR FRANJAS COMO FORMA DE PROTESTO DE UM DIREITO PRÓPRIO QUE LHES FORAM NEGADOS, INVENTANDO FORMAS E BASES DESCONEXAS PARA SUAS AFIRMAÇÕES NUM ESPAÇO, QUE POR DIREITO TEM TODO O SENTIDO DO O FAZEREM. MENTIRA! NADA DE INVENTAR OU FOMENTAR COISA QUE NÃO EXISTE NO COMUM DO HOMEM GUINEENSE! "CURUSS CARASS, CARESSO!"

    ResponderEliminar
  25. Ju escreveu: "Qual e a margem do senhor Intelectuais Balantas Na Diásporaba? concordo com senhor Areolino Lopes da Cruz"

    ResponderEliminar
  26. Secuna Baio Cassamá Eu só tenho a dizer: fodam-se os invejosos, incompetentes, néscios, difamadores, caluniadores e inimigos da Guine-Bissa. Não fizeram nada, não fazem nada, pessoas sem rumo definido que andam apenas logrando ou adulando pra poder sobreviver, pensam que escrever artigo é um meio de se destacarem na sociedade guineense. chega de escrever tantas bobagens.

    ResponderEliminar
  27. Guy Amado Mas afinal onde estão os bons filhos da Guiné Bissau? Porque é que Guiné sempre está na merda!? Fodas estou farto de ver essas merdas de conversas que nem tem sentido.........se mais de mil inocentes já perderam vida, porque os outros não? Afinal ninguém pode trabalhar na Guiné porque nós filhos da Guiné somos os piores filhos do mundo, mentira, calunia, inveja difamação e tudo de pior é o nosso trabalho.....Fodasssss.....

    ResponderEliminar
  28. Aladje Mané Sinceramente não sabia que a nossa Guiné-Bissau tinha tantos homens intelectuais, honestos e perfeitos, lamento muito, mas este texto todo tem como a finalidade de Influenciar a consciência de cada um, tentativa de defamação, auto-promoção académica e a campanha partidária e do adversário político inseguro! O meu secreto voto irá para o bem da Guiné - Bissau. Haja respeito....

    ResponderEliminar
  29. Cassius Sabino Fonseca tudo se reflecte em como ou da maneira que o sr. cadogo quer administrar o pais..os passos que escolheu anteriormente,sao perigosos e instavel para a sociedade dos filhos da guine.tentando criar uma politica de separatismo comunal.um bom lider e aquele que luta para unir um povo e nao aquele que traz divisao.aquele que ponha a estabilidade e bem estar do povo em primeiro lugar..nao aqueles que erguem se para defender os interesses de fora.todos vimos que a politica de cadogo e seus lacaios estavam a criar desestabilizao nos seios politicos e militares que poderia amanha fazer explodir uma tensao da crise e conflito social.ninguem tem direito de andar por ali ou por aqui eliminando este ou aquele,so porque tem ideias diferentes.um bom lider e aquele que sabe dar exemplo na dignidade,justica e transparencia para com todos os filhos da patria.nenhuma familia gosta de ver seus ente-queridos cairem de vitimas nas maos de certos politicos alucinados pelo poder..que bem haja a todos os filhos patriotas da guine.

    ResponderEliminar
  30. BASTA,BASTA de tantos comentários e difamações contra o bem da guiné-bissau.È tempo de unir todas essas intelectualidades para 1 só direcção,o desenvolvimento do país, o bem estar daquele povo martirizado,sofredor e vitima da arogância,ambição,do malvadez daquele pequeno grupo corupto que "MANDOU e ainda MANDA".A história os julgará ou melhor serão chamados 1 dia a justiça.porque ninguém ficará impune das atrocidades cometidas.A democracia o poder do povo é bonito quando o povo serve e goze dela.

    ResponderEliminar
  31. Valdir da Silva Compatriota o assunto aqui não é procurar a convergencia, se ainda há mentes que na busca dessa convergencia tentam a todo custo insitar o tribalismo na sociedade guineense e sobretudo na média electronica ou virtual. É notável não podemos fingir sermos cegos se na realidade enxergamos perfeitamente.

    ResponderEliminar
  32. Valdir da Silva meu caro Wilrane Fernandes acho que o sr. Dr. na entendeu a minha preocupaçao eu nao estou a fazer campanha seca contra quem quer que seja. vê bem e relÊ se possivel as minhas questoes e opinioes a cerca do que acho preocupaçao nao so minha mas de todo o cidadao desta naçao que todos pertecemos!
    13/8 às 1:54 · Gosto

    ResponderEliminar
  33. Valdir da Silva Se tivessemos vergonha na cara há palavras como 'INTELIGENTE' que poucas pessoas usariam, pois da inteligencia tais pessoas nao tem absolutamente nada. Tem sim a vontade de misturar fogo e pólvora como tem feito e fazem.
    ''Rispitu ka ta bbindidu!''

    ResponderEliminar
  34. Valdir da Silva Com ccerteza Fatima Vieira o povo sabe dirigir melhor que os sacos de lixos que estão na nossa praça vestidos de fatos forados com carros de luxo com luz 24/24 horas com um subsidio superior ao salario de 5anos dum simples funcionario publico. ''campada di ladrons''

    ResponderEliminar
  35. Joaquim Dju vc deixa o homem em paz,o povo gosta muito de ele esse que é democracia

    ResponderEliminar
  36. Fatima Vieira nin vestir os dictos fatos forados que eles dezen ter posto saben fazer porque deixan muitos cabelos no peito como lobos no mato cheiran como bode matcho

    ResponderEliminar
  37. Francisco Agostinho quila i ladrom mas garandi ku guiné tene desde si independencia

    ResponderEliminar
  38. Inconformismo, tanto inconformismo como e porquê, não acredito se só o nome dum espaço de opiniões é suficiente tanto nervosismo, afinal a razão está do lado do Dr Melaco e Sanca, há chegar o dia, continuamos a empurrar a lenha na fogueira

    ResponderEliminar
  39. este noticia,teve afluencia pq se trata de um cadogo,logo os cadoguistas disfarçaram em tentar dar liçao de moral,ao blog "intelectuais balantas na diaspora"ja vcs apresentam memoria curta,vou tentar refresca-lo,o regime de persiguiçao de matança liderado por cadogo,e de golpe que vitimou nino veira e tagme,e por ultimo armas sagretos de missig na guine-bissau,denunciava um golpe,pois ninguim poderia ficar omisso a ver este senhor a mandar matar seus adversarios politicos e violar leis"constituiçao da republica e estatuto do paigc"vcs ja esqueceram de 7 de jUnho?do golpe que deram ao kumba?ha claro isso merece festejos de povo guineense e de portugal,agora sim aparecem melhorias democraticos de mundo a criticar,ouviram musico "americo gomes" a chamar nome dos quadros destacados mandjacus?esse nao tribalismo? se algumas casos passar ilesos,pq golpe de cadogo e de numenclatura deste blog,merece repudio veemente?ha lembrei pq se trata de balanta,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo contigo,

      Eliminar
    2. Mbe quiredi! Ma I que? Que ninguin Ca pudy tchoma se organization nomy d Balanta ?
      Intelectuais Balanta na Diaspora i crimi oh tribalismo? Anta que d F. C. Balantas d Mansoa?
      Nha ermon pega tessu. Quim qui fica mal pa I fassy mindjor d q bo , assim no Guine ta avanca!

      Eliminar
  40. Antes de escrever numa rede pública, tenta currigir primeiro o seu português.
    Não sabem nada e andam a críticar os Balantas, gostaram ou não os Balantas vão continuar...

    ResponderEliminar
  41. Só dá vontade de rir, mas rir de verdade mesmo, ver tamanha e blindada ignorância que governa cabeças de algumas pessoas que, armadas em unionistas, proferem discursos bonitos, mas quando se chega ao momento de materializar o dito deixam cair facilmente a sua máscara de santinho que fingem ser, exibindo nua e cruamente as suas qualidades de predadores sociais e segregacionistas que na verdade são. É inacreditável que uma simples nomenclatura, dada a um blog, possa despoletar este sentimento de repulsa contra uma etnia inteira, como é o caso dos que aqui culpam Balantas dos atrasos que este país conheceu ao longo da sua história, quando na verdade abundam por aí organizações com nomenclatura com sabor a discriminação. A titulo meramente exemplificativo, sem preocupação de ser exaustivo, cita-se o AQUALEC, Associação de Quadros Leigos Católicos e Associa de Quadros Muçulmanos, de que Djalo Pires fora presidente em tempos. O que dizem em relação estas associações. Tenhamos bom censo e não façamos a justiça com dois pesos e duas medidas.
    O cão que ladra menos morde.

    ResponderEliminar
  42. Creio que as minhas lágrimas são as únicas coisas que podem limpar meu coração de tamanha tristeza. pabia Bissau ka pudi fika sim.... ate quando?

    ResponderEliminar
  43. Que tamanha ignorância? Afinal o povo é burro e gosta de mendigar. Defender quem nunca nos defendeu é burrice. Defendeu um político aldrabão é burrice. O que eu saiba, a notícia em si não diz nada sobre balantas, fulas, mandjagos e outras etnias da Guiné, mas assim de um ex-governante da Guiné. Apelo a todos a abrirem os olhos e saírem da caverna. Na Nduk

    ResponderEliminar
  44. Intelectuais Balantas Na Diáspora - compatriotas ou amigos a vossa opinião e o vosso ponto de vista, procurem estar sempre do lado da moderação para o bem da liberdade, paz e desenvolvimento humano na sua plenitude

    ResponderEliminar
  45. Joseantomio Mendoncs Ganância pelo dinheiro acabou com a sua carreira política. És diferente ao seu pai Trabalhador. Estas metido em muitas que não sei se pode descalçar as suas botas

    ResponderEliminar
  46. O preconceito que vc teem vao sempre continuar assim, imagenem de poleiro para fundo do mar... infelizmente querem mas nao podem.

    ResponderEliminar
  47. Luis Fernandes Junior CADOGO governante criminoso, curupto, invejoso, corsonudo, que pegou Guiné-Bissau como o seu quintal de vinheiro...

    ResponderEliminar
  48. abulai sala não há nada de mal a dar nome o seu sitio Balantas.isto e simplesmente uma denominação. nao vejo nenhum racismo.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.