segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Bruxelas e Bissau assinam protocolo de pescas


A União Europeia assinou com a Guiné-Bissau um novo acordo de pescas que permite durante três anos a compra de licenças por 40 navios, contribuindo Bruxelas com 9,2 milhões de euros anuais, foi hoje divulgado.

A União Europeia (UE) assinou com a Guiné-Bissau um novo acordo de pescas que permite durante três anos a compra de licenças por 40 navios, contribuindo Bruxelas com 9,2 milhões de euros anuais, foi hoje divulgado.

Portugal, Espanha, França, Grécia e Itália são os Estados-membros que podem voltar a pescar em águas guineenses, após uma interrupção de dois anos nas atividades devido à instabilidade política no país.

Ao abrigo do novo protocolo, que decorre da restauração da ordem constitucional no país, a UE vai investir três dos 9,2 milhões de euros no desenvolvimento do setor das pescas na Guiné-Bissau, nomeadamente na monitorização dos navios.

Os pesqueiros da UE capturam principalmente atum, camarão e cefalópodes nas águas do país.

3 comentários :

  1. 9,2 milhões de dólares é o valo dos peixes que cada navio carrega de uma só vez. É uma vergonha a UE propor este negócio a um país e mais vergonhoso ainda é a Guiné-Bissau aceitar este troca altamente prejudicial aos seus recursos pesqueiros. Há que haver um outro modelo de relacionamento no setor das pescas que não este de vender licenças. 40 navios pescando à vontade por 9,2 milhões de dólares por ano é imoral.

    ResponderEliminar
  2. Agente vota numa pessoa com a esperança de mudança mas na guine so piora a cituação heuein!

    ResponderEliminar
  3. Intelectuais Balantas Na Diáspora - compatriotas ou amigos a vossa opinião e o vosso ponto de vista, procurem estar sempre do lado da moderação para o bem da liberdade, paz e desenvolvimento humano na sua plenitude

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.