terça-feira, 5 de maio de 2015

Guiné-Bissau, o Inspector Superior Contra Corrupção ameaça demitir-se

O Inspetor Superior de Luta Contra a Corrupção (ISLCC) ameaçou hoje apresentar a sua demissão se a instituição continuar sem meios financeiros para fazer face à corrupção na Administração Pública guineense.

Francisco Benante em entrevista exclusiva à Agência de Noticias da Guiné -Bissau, disse congratular-se com as afirmações do Presidente da Republica que na última quinta-feira considerou haver um elevado índice de corrupção no aparelho de Estado.

Apesar disso, Francisco Benante lamenta a falta de meios na instituição que dirige e disse que o combate à corrupção exigi meios materiais, recursos humanos suficientes e um edifício próprio para funcionamento.

Benante disse que a instituição que dirige deve merecer a confiança dos órgãos da soberania, principalmente do governo se pretende de facto acabar com a corrupção.”Somos capazes de fazer alguma coisa”, disse.

“Recebemos sempre queixas de corrupção, mas não podemos combatê-las porque temos um orçamento anual de 85 milhões de francos cfa dados pelo governo e isto não é suficiente para cobrir as despesas inerentes da instituição e nem tão pouco para fazer uma investigação, “explicou o presidente.

Francisco Benante disse que a Inspecção Superior de Luta Contra Corrupção deve ter representações e estrutura em todas as regiões do País.


O Presidente da República recomendou recentemente ao governo o combate à corrupção na administração pública. José Mário Vaz revelou essa sua preocupação numa reunião com as organizações sindicais e da sociedade civil guineenses.

2 comentários :

  1. Como se pode combater a corrupcao , num pais onde existe a impunidade !?!?!?

    A lei deve estar acima de todos ...

    ResponderEliminar
  2. A corrupção é fenomino antigo na Guiné não é da agora,mesmo com tantas denuncias de todos dias o senhor tem que tem trabalhar com pouco meios que está tem,afinal tem que ter todo para depois combater.Isso não é justificação para poder trabalhar.
    O governo assumiu sem mas com trabalho acabando ganhar confiança de comunidade internacional que estão a desembolsar dinheiro para continuar a trabalhar para o desenvolvimento do país.
    É assim que a Inspecção Superior Luta Contra a Corrupção deve começar a trabalha para depois ter todo ao seu favor.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.