segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Técnicos do Ministério de Agricultura analisam indicadores de subsistema de informação do Sector Agrícola da Comunidade Económica dos Estados de Oeste Africana

Os técnicos do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural iniciaram hoje em Bissau um seminário para analisar e validar os Indicadores de Subsistemas de Informação do Sector Agrícola da Comunidade Económica dos Estados de Oeste Africana (ECOAGRIS).

Ao presidir a cerimónia de abertura, o Presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Agraria (INPA) explicou que o ECOAGRIS é um sistema de informação integrada, a partir de análise cruzada de dados acessíveis capazes de responder as necessidades gerais e específicos dos diferentes actores implicados na segurança alimentar na Guiné-Bissau e nos países da sub-região.

“A validação da fase piloto do projecto, mostrou que indicadores do sistema desenvolvido foram elaborados sem que houvesse consenso junto dos serviços técnicos e que não reflectem a especificidade agro climático», criticou Simão Gomes.

Gomes disse que a primeira etapa do processo de análise será a revisão exaustiva da fase piloto e a identificação de outros relativos aos novos sistema de informação.

Para o Secretario Nacional do Comité Interministerial de Luta Contra a Seca no Shael (CILSS o projecto é importante para o país, na medida em que se vai criar uma instituição nacional encarregue de fornecer informações agrícolas que depois serão partilhadas entre os Estados membros da CEDEAO.

Ansu Camará sustenta que o programa irá servir de uma fonte de informação para as instituições que trabalham para garantir a segurança alimentar no país e na sub-região.

Por seu lado o chefe do Departamento de Apoio Técnico do CILSS, Mamadou Samake disse que objectivo principal do programa é contribuir para responder eficazmente a crise alimentar e reforçar resiliência numa perpectiva de sobrevivência alimentar regional durável.

“O CILSS é uma instituição comum para desenvolver sistemas de informação que permite assegurar um alerta antecipada para prevenção da crise alimentar e identificação atempada das populações vulneráveis nas zonas de risco”, explicou Mamadou Smake.


A existência dos dispositivos ECOAGRIS nos 17 países do Shael e de Africa Ocidental esta inscrito no âmbito do programa regional do 10/o FED (reserva regional de segurança alimentar) e é financiado pela União Europeia num montante de 56 milhões de Euros. Com Agencia Noticiosa da Guiné-Bissau (ANG)

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.