sábado, 21 de maio de 2016

Guiné-Bissau: “Djurtus” já estão no país

Uma parte dos jogadores convocados para o jogo da Guiné-Bissau diante da selecção zambiana já se encontra em Bissau, numa comitiva composta por catorze futebolistas que chegou ao princípio da tarde de hoje no voo da EuroAtlantic.

As novidades por enquanto são o médio Aliu Kaby Djaló que milita na primeira liga finlandesa no clube de PS Kemi e Guarda-redes Papa Masse Fall M’baye que joga actualmente na formação espanhola de Poli Aguadulce de Almeria.

Na chegada ao ‘quartel general dos “Djurtus” num dos hotéis de Bissau, Baciro Candé garantiu que o resto dos seleccionados chegará na próxima quarta-feira, 25 de Maio.

“Se houvesse voo directo para Bissau amanhã ou depois de amanhã os rapazes podem chegar ao país no sábado ou domingo. Mas não queria que tivessem grandes maçadas na viagem, por isso, decidimos abdicar de via Marrocos como rota alternativa. Entendemos que a quarta-feira seria ideal, ali haverá um voo directo de Lisboa-Bissau”, explicou mister Candé.

Candé não escondeu a sua satisfação por aquilo que considerou de “grande esforço” dos catorze seleccionados que já se encontram em Bissau, acrescentando que os futebolistas responderam positivamente a sua solicitação em menos de quatro horas após o Presidente da República, José Mário Vaz ter disponibilizado o seu apoio para a vinda dos atletas convocados.

“Depois do Presidente da República disponibilizar sua ajuda ao país na vinda dos jogadores, em menos de três ou quatro horas, liguei para os rapazes e aceitaram entrar logo de manhã no avião, sem despedirem-se dos familiares.

Para mim é um sinal de patriotismo e é a Guiné-Bissau que sai a ganhar com isso”, sublinhou Candé.

Solicitado a pronunciar-se sobre o motivo do resto dos elementos que compõem o leque dos convocados não viajarem com os colegas que chegaram hoje à Bissau, Candé considera que ‘tudo está’ operacional, explicando que alguns futebolistas devido a situação geográfica da região onde vivem, não conseguiram chegar atempo à cidade de Lisboa [caso dos atletas que residem no Porto, Coimbra e Covilhã] para seguirem na mesma comitiva com o primeiro grupo de jogadores que se encontram no solo guineense, apontando o caso de Toni Silva Sá Brito que teve de viajar de Madeira para capital lusa.

Garantiu ainda que todos os bilhetes de viagem já estão emitidos para a vinda dos futebolistas seleccionados para o embate com “Chipolopolo” da Zâmbia.

O seleccionador nacional de futebol avançou que haverá novidades na lista de convocados sem, no entanto revelar os nomes das novas caras que integram “Os Djurtus”.

A não ida de Candé a Lisboa pode inviabilizar a vinda do Cafú, de acordo com o comandante dos “Djurtus” devia deslocar uma pessoa que manteria uma conversa pessoal com o empresário do jogador e com o próprio futebolista para apresentar o grau de responsabilidade de vergar a camisola da selecção nacional, mesmo com essa situação de incerteza, Baciro Candé mantém vivo a esperança de ver Cafú [capitão do Vitória Guimarães] com as cores nacionais na próxima partida ou nos jogos posteriores da seleção guineense. Confirmou ainda a vinda do Toni Silva Sá Brito na quarta-feira.

Candé pediu apoio de todos os guineenses sem excepção para apoiar “Os Djurtus”, superando desta forma o momento difícil que o país atravessa, o técnico deixou essa exortação quando foi questionado sobre as consequências da preparação tardia do jogo com os zambianos, considerando que a Guiné-Bissau vive um período complicado, por isso, minimizou o atraso.

“Os Djurtus” têm o primeiro treino para amanhã no Estádio Nacional “24 de Setembro” no Alto Bandim.

Confira os jogadores que já estão em Bissau às ordens de baciro candé e romão dos santos:

Bocundji cá – Paris fc (frança)
Aliu Kaby Djaló – PS Kemi (Finlândia)
Zézinho Lopes – Sporting B (Portugal)Rui Dabó – Cova da Piedade (Portugal) – Guarda-redesBeto Ernesto Catiane – Farul (Roménia)Ansu Faty – UD Oliveirense (Portugal)Rudy – Lechia Gdansk (Polónia)Juari – 1º de Dezembro (Portugal)Emanuel R. Gomes Mendy- Farul (Roménia)Bruno Gomes – Prozis Academy (Portugal)Papa Masse Fall M’baye – Poli Aguadulce de Almeria (Espanha) – Guarda-redesPiqueti Djassi – Sporting Braga B (Portugal)Ibraima Só – Famalicão (Portugal)Lassana Camará (Saná) – Ac. Viseu (Portugal)

2 comentários :

  1. O treinador da Selecção Nacional de Futebol advertiu hoje que o atraso verificado na implementação da agenda de preparação da Selecção Nacional de Futebol afectará negativamente o desempenho dos atletas nacionais no jogo contra a Zâmbia referente a eliminatória para o CAN 2017.

    Em entrevista exclusiva à Agência de Noticias da Guiné, Baciro Candé disse que alguns jogadores que evoluem na Europa, mas que gozam férias em Portugal, já se encontram disponíveis e aguardam apenas a chegada da equipa técnica para o inicio dos treinos.

    O Seleccionador Nacional disse que o governo não respondeu a proposta de agenda para a preparação do jogo da Guiné-Bissau contra a Zâmbia, por isso a equipa técnica que devia estar em Portugal desde o dia 20 de Abril até agora não conseguiu deslocar-se.

    “A equipa técnica já fez todos os contactos com os jogadores nacionais que evoluem nos campeonatos europeus e neste momento todos se encontram em Portugal a espera da equipa técnica para iniciarem os trabalhos com os 18 jogadores que deslocarão para o país”, contou Baciro Candé.

    O técnico da selecção Nacional de Futebol disse que o treino local devia começar amanhã, mas não terá lugar porque a equipa técnica ainda não se deslocou à Portugal para efeitos de observação dos atletas nacionais.

    “Doravante, para corrigirmos esta falha, os jogadores devem estar no país o mais tardar ate ao dia 23 do Maio corrente para dentro de uma semana sabermos quais destes jogadores é que estão em condições de integrar a Selecção no próximo jogo contra a Zâmbia”, referiu.

    “Um atleta profissional não pode ficar uma semana sem treinar. Os campeonatos da Europa já terminaram e estes jogadores estão parados e isso representa um perigo para o desempenho físico do jogador”, alertou.

    ResponderEliminar
  2. O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Manuel Irénio Nascimento Lopes (vulgo Manelinho) garantiu esta quinta-feira, 19 de Maio, que a comitiva dos jogadores selecionados para o embate com a seleção zambiana chegará ao país na tarde de amanhã [20 de Maio] no voo da companhia lusa EuroAtlantic.
    Manelinho deixou essa garantia que veio desscipar as dúvidas que pairava sobre a participação dos “Djurtus” no encontro frente ao “Chipolopolo” da Zâmbia previsto para o próximo dia 4 de Junho do ano em curso, marcado para palco da nossa independência – Estádio Nacional “24 de Setembro”.
    “Os guineenses podem ficar tranquilos, os jogadores virão e vamos competir com a Zâmbia no dia 4 de Junho. Já está solucionada a vinda dos futebolistas selecionados, não há governo, mas há federação”, reiterou Manelinho à imprensa desportiva.
    Solicitado a pronunciar-se sobre o número dos jogadores que chegarão amanhã ao solo pátrio de Amílcar Cabral para representar as cores nacionais, Manelinho deixou claro que aquelas são as competências do selecionador nacional, pronunciar-se relativamente à quantidade dos atletas convocados.
    Instado a pronunciar-se sobre a informação que aponta a determinação dos jogadores em entrar no campo mediante o pagamento das dividas dos prémios de jogo referente a quatro partidas, o líder da FFGB considera os jogadores de soldados, afiançando que na qualidade de defensores da pátria, primeiramente devem fazer a defesa das cores nacionais para de seguida reivindicar seus direitos.
    “Os jogadores sempre disseram que são tropas, o que está para defender é a Guiné-Bissau”, defendeu Manuel Irénio Nascimento Lopes.
    Manelinho assegurou que em colaboração com todas as entidades envolvidas em volta da seleção nacional para o jogo com a Zâmbia trabalharão com base no amor, na união, harmonia e patriotismo para alcançar a tão almejada vitória.
    Acrescentou que se a Guiné-Bissau ganhar o referido encontro e apurar-se para o CAN2017, o nosso país será respeitado e valorizado no panorama internacional do desporto-rei, particularmente no seio dos países que aparecem como habituais participantes daquela que é a maior competição africana de futebol.
    O líder federativo não escondeu a sua confiança em ver “Os Djurtus” pela primeira vez numa fase final do CAN, considerando que a nossa seleção pode ocupar a vaga deixada pela já eliminada seleção nigeriana [na qualidade do participante habitual daquela prova africana].
    “Quem sabe podemos entrar para o lugar da Nigéria, por isso, acredito que podemos tirar proveito positivo do encontro com a Zâmbia, porque os nossos rapazes estão muito determinados em arrancar uma vitória perante a seleção zambiana”, revelou Manelinho.
    Questionado sobre como o Presidente da República, José Mário Vaz encarou a situação da seleção, Manuel Irénio Nascimento Lopes disse que o Chefe do Estado deu a sua palavra em garantir a vinda dos selecionados de mister Baciro Candé amanhã no voo comercial de EuroAtlantic.
    Instado a pronunciar-se sobre se iria de uma forma mais confortável às eleições na FFGB se “Os Djurtus” vencerem ao “Chipolopolo” no decorrer da sua presidência, marcando um passo decisivo rumo ao CAN-2017, Manelinho que candidata a sua própria sucessão no cargo daquele organismo que rege o desporto-rei guineense afiançou na ocasião de que mesmo vencendo ou não as eleições na federação continuará a trabalhar para o bem do futebol da Guiné-Bissau.
    A Guiné-Bissau lidera o grupo E de qualificação para o Campeonato Africano das Nações a realizar-se no Gabão em 2017, somando sete pontos em quatro jogos, mais um ponto que as seleções do Congo e Zâmbia. Os quenianos últimos do grupo com apenas um ponto arrecadado.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.