quarta-feira, 18 de maio de 2016

O DIÁLOGO CONSTRUTIVO NA GUINÉ-BISSAU

PELAS FUTURAS GERAÇÕES

A NOSSA MENSAGEM
"Pelas Futuras Gerações e pela nossa! Da profundeza dos Tempos, aportamos à nossa Época!
 Trazemos a Sabedoria dos Antigos e do nosso Tempo! Não renegamos a nossa Cultura nem rejeitamos o contributo válido de qualquer outra! Compreendemos melhor o Passado e perspectivamos na medida justa o nosso Futuro Colectivo!
Com o presente Blogue, queremos dar o nosso contributo para uma reflexão isenta sobre o nosso País e a Sociedade que temos ou queremos ter. Não pretendemos ter o exclusivo da Verdade! Reflectimos sobre o que achamos de interesse comum, como contributo para o nosso processo de Desenvolvimento Colectivo, para o qual você está convidado a ter Opinião!
Essa reflexão é necessária para a afirmação e definição de uma Cidadania responsável e para a melhoria da qualidade da nossa Sociedade, determinante para o sucesso ou insucesso de qualquer processo de Desenvolvimento Humano. Um Povo sem Regra de Vida (em Família, na Escola, na Economia, na Política, etc) torna-se um estropício para o resto da Humanidade, a começar por si próprio.
A Vida dos Povos é comparável à uma Corrida de Estafeta em que cada Nova Geração deve fazer a Melhor Corrida possível de modo a Transmitir à Geração Seguinte o Testemunho da sua Competência Global em condições de alcançar a Vitória Final.
Venha connosco! Para o Futuro! Pelas Futuras Gerações que, sem culpa, irão sofrer pelos Erros que a nossa Geração está cometendo contra si própria, tornando-se causa remota do seu possível fracasso ou desconforto, quando já cá não estivermos!
 Nós estamos a bordo, buscando o rumo certo! Aceite o nosso convite!
 O caminho é longo e movediço! Mas é o caminho! Somos os INTELECTUAIS BALANTAS NA DIÁSPORA!"

FREHU-N-FLIF Nº 33O DIÁLOGO CONSTRUTIVO NA GUINÉ-BISSAU

Não é fácil dialogar, mesmo quando os intervenientes se respeitam e querem caminhar no mesmo sentido. Menos fácil, por certo, quando cada um só se ouve a si mesmo e pretende apenas dominar e convencer o outro, ou os outros, das suas ideias e projectos.

Há, assim, iluminados que julgam não só ter luz própria, mas ter mesmo a luz toda. O diálogo, como caminho de procura em comum da verdade possível no respeito mútuo entre guineenses e, outros povos, é hoje um caminho necessário.

Acabou, socialmente, o tempo dos génios. A sociedade normal constrói-se com pessoas normais. Já não há problemas de todos que um só ou poucos possam resolver.

A capacidade e a responsabilidade de cada guineense, pode concretizar-se em melhores formas de participação se se forem transformando em acções comprometedores.

O individualismo gera cegueira e paralisa. O espaço comum faz crescer a capacidade individual e colectiva.

Tudo isto, foi dito pelo Carpinteiro WILRANE FERNANDES que passamos a citar:
 “ Ao avaliar o nosso progresso como indivíduos, tendemos a concentrar-nos nos factores externos como a nossa posição social, a influência e a popularidade, a riqueza e o nível de instrução. Como é evidente, são importantes, para medir o nosso sucesso nas questões materiais e, é bem compreensível que muitas pessoas se esforcem principalmente por alcançar todos eles. Mas os factores internos podem ser ainda mais cruciais para determinar o nosso desenvolvimento como seres humanos. A honestidade, a sinceridade, a ausência de vaidade, a prontidão para servir os outros – qualidades que estão facilmente ao alcance de qualquer criatura, formam a base da nossa vida espiritual.”- Carpinteiro Wilrane Fernandes 

As vezes interferem nesta experiencia de diálogo, elementos perturbadores que tornam incompreensível aquilo que nos todos guineenses sabemos ser evidente. É necessário que, no nosso dia-a-dia, as diferenças somem, não excluem.

É necessário que o que tem a ver com todos, empenhe e comprometa a todos. Que ninguém se escuse, nem seja escusado pelos outros.

Todos achamos que a democracia é um enriquecimento social. Então, porque empobrece, as vezes, o seu exercício concreto? Porque muitos a continuam a entender como um domínio de uns sobre os outros, domínio de maioria ou mais fortes, e não como oportunidade real de mostrar que todos valem mais que um só e que o pluralismo, que acolhe e fomenta o bem de cada um.

É preciso que a democracia deixe de ser a oportunidade de alguns oportunistas quererem passar a frente das pessoas de bem. Por isso, temos que criar uma organização da nossa sociedade, como foi instado pelo Amílcar Lopes Cabral, que passamos a citar:
 “Nós queremos que tudo quanto conquistarmos nesta luta pertença ao nosso povo e temos que fazer o máximo para criar uma tal organização que mesmo que alguns de nós queiram desviar as conquistas da luta heróica e glorioso do nosso povo para os seus interesses, o nosso povo não deixe. Isso é muito importante.” – AMILCAR LOPES CABRAL

(até próxima edição)

PARTICIPA COM A TUA OPINIÃO!

Conhecendo a realidade do País, você estará colaborando para a Paz e Estabilidade Política e Social da Guiné-Bissau, pela Verdade e Justiça! Por isso, leia o nosso próximo Temaneste blogue.


Colabore connosco. Dê a sua sugestão por uma Guiné Melhor, mais Digna e Desenvolvida. Esse é o nosso objectivo! Nada mais!



Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.