terça-feira, 21 de junho de 2016

Guiné-Bissau: campanha Nacional de vacinação contra a Meningite A+

Esta a decorrer em todo o pais desde o dia 17 e at'e ao dis 30 de junho a campanha de vacinação contra a Meningite A+, introdução de Vitamina A e desparasitação com Mebendazol, destinada a pessoas com idade compreendida entre 6 meses a 29 anos, organizada pelo Ministério da Saúde da Guiné-Bissau em colaboração com o UNICEF, OMS, Plan Internacional, Organização mundial de vacinação e em parceria com a Camara Municipal de Bissau “CMB” e Fiscalização das actividades de Pesca “FISCAP”.

O supervisor técnico desta campanha na área sanitária de São Domingos (São Domingos, Suzana e Varela) enfermeiro Mário Julio Mango, diz que apesar de algumas resistências em não vacinar por parte de alguns jovens e cidadãos da Guiné Conakri residentes em São Domigos, tudo está a correr normal pelo que pediu a colaboração de todos, particularmente das pessoas influentes, líderes religiosas, tendo em conta o perigo destas doenças e a importância de os prevenir.

A Meningite A constitui um sério problema de saúde pública a nível mundial.

A transmissão da bactéria faz-se através de via respiratória, de pessoa a pessoa geralmente de um doente através de gotículas de secreções respiratórias ou da garganta, ou ainda, através de um contacto estreito ou de espirros, tosses etc., do paciente.

De acordo com os dados epidemiológicos, a meningite A é uma doença urbana e muito endémica principalmente nos países da cintura africana, onde se observa a maioria dos casos. A título de exemplo, em 2010 registaram-se 5.118 casos e 718 óbitos em 12 países, e em 2014 o número de casos duplicou, tendo-se registado 11.908 casos e 1.146 óbitos em 19 países.


A vacinação é muito eficaz na prevenção da meningite A e a suplementação com vitamina A e mebendazol não só permitem a desparasitação das crianças como também um crescimento saudável.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.