quinta-feira, 7 de julho de 2016

Comunicado do Secretariado Nacional do PAIGC

Ainda a propósito do polémico plano de resgate aos bancos comerciais, o antigo primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, veio a público defender o que disse ser tentativa do Governo do seu partido em ajudar dois bancos que estavam em vias de fechar as portas devido ao crédito mal parado por parte do sector privado. 

Em conferência de imprensa, Domingos Simões Pereira, que falava na qualidade de líder do PAIGC, afirmou que o seu Governo está a agora ser vítima de acto de boa-fé e de responsabilidade quando na verdade quis ajudar.

Disse que os dois bancos que iriam ser resgatados têm uma carteira de crédito mal parado na ordem de 34 mil milhões de francos CFA e caso não tivesse havido a intervenção do Governo ambos estariam já com as portas encerradas e com todas as consequências directas na atividiade económica na Guiné-Bissau.

O estranho nisso tudo, diz ainda Domingos Simões Pereira, é ver alguns dos empresários que devem à banca estarem contra o plano de resgate.

Para que as dúvidas estejam dissipadas, o líder do PAIGC pede à justiça para que divulgue a lista dos empresários que devem aos dois bancos

Comunicado do Secretariado Nacional do PAIGC

O PAIGC constata com estupefacção que este governo de iniciativa presidencial tem levado a cabo uma campanha de desinformação à volta da questão do resgate dos bancos comerciais com o propósito de desviar as atenções dos cidadãos sobre a sua incapacidade de governar. Esta campanha caracteriza-se por informações infundadas e difamatórias, especulações e calúnias.

O Secretariado Nacional do PAIGC vem por este meio informar todos os seus militantes, simpatizantes e população em geral que o PAIGC reúne todos os elementos para um esclarecimento minucioso deste assunto que, na altura devida, demonstrará a todos que o resgate dos bancos foi um acto de governação realizado de boa-fé, com franqueza e profissionalismo, e que seu único objectivo foi ajudar o sector privado Guineense, na sequência de diversos apelos vindos de vários quadrantes da sociedade, incluindo daqueles que hoje querem fazer o aproveitamento político desta questão.

O Secretariado Nacional do PAIGC programou uma conferência de imprensa para esclarecimento cabal desta questão ainda esta semana. Contudo, ao tomar conhecimento de que existe um processo judicial em torno da questão, decidiu suspender essa conferência para não pôr em causa as diligências judiciais em curso ou correr o risco de violação do compromisso de confidencialidade inerente ao aludido contrato. No entanto, o PAIGC assegura a todos que os esclarecimentos necessários serão dados na devida altura com a apresentação de todos os elementos que demonstrarão, mais uma vez, que este governo de iniciativa presidencial não está do lado da verdade.

O PAIGC apela entretanto à Assembleia Nacional Popular que accione os mecanismos legais e institucionais ao seu dispor para exigir a apresentação pública dos elementos que permitam o cabal esclarecimento desta questão e que uma auditoria internacional seja lançada junto dos bancos comerciais cujas dívidas foram avalizadas.

O PAIGC aproveita a oportunidade para igualmente denunciar a campanha de sequestro de contas privadas e invasão deprivacidade a nível da internet que conta com o beneplácito e proteção das autoridades, ao ponto de contratarem especialistas para o efeito. Estando na posse de informações que dão conta da chegada ao país do principal ator material desses crimes, damos-lhe as boas vindas enquanto cidadão deste país e asseguramos que essas manobras serão desmascaradas e trazidas ao conhecimento da nação guineense, responsabilizando os infratores pelos crimes cometidos.

O PAIGC exorta a todos os militantes, simpatizantes e à população em geral a se manterem serenos e a não se deixarem levar por campanhas difamatórias orquestradas por um governo ilegal e completamente desnorteado.

Bissau, 7 de Julho de 2016

O Secretariado Nacional

7 comentários :

  1. PAIGC acusa governo de estar a fazer campanha de desinformação com o assunto

    O Partido Africano da Independência da Guine e Cabo-Verde (PAIGC), qualificou hoje de “difamação” a forma de abordagem da questão de resgate financeiro junto aos Bancos Comerciais por parte do Governo liderado por Baciro Djá com o objectivo de desviar a atenção dos cidadãos sobre a sua incapacidade governativa.

    Em comunicado lido à imprensa na sede dos libertadores, Domingos Simões Pereira disse que o PAIGC considera que o assunto esta a ser objecto de uma campanha de informações infundadas, difamatórias, especulatórias e caluniosas.

    “O Secretariado Nacional do PAIGC informa aos seus militantes, simpatizantes e população em geral, que o PAIGC reúne todos os elementos para um esclarecimento rigoroso do assunto e promete demostrar que o resgate financeiro junto dos Bancos foi um acto de governação realizado com franqueza e profissionalismo “, refere o comunicado.

    O líder do PAIGC salientou que o único objectivo do referido resgate foi o de ajudar o sector privado guineense, na sequência de diversos apelos vindos de vários quadrantes da sociedade, incluindo aqueles que hoje querem fazer o aproveitamento político da questão.

    Simões Pereira informou ainda que o Secretariado Nacional do Partido tinha agendado uma Conferência de Imprensa para fazer um esclarecimento cabal do assunto nesta semana, mas que foi adiada depois de tomarem conhecimento de que a questão já está sob alçada da justiça.

    “ Para não pôr em causa as diligências judiciais em curso e que corre o risco de violação de compromisso de confidencialidade inerente ao aludido contrato, o PAIGC assegura que os esclarecimentos necessários serão dados na devida altura com apresentação de todos os elementos que demostrarão, mais uma vez, que este Governo de iniciativa presidencial não está ao lado da verdade “esclareceu Simões Pereira.

    O PAIGC apela entretanto a Assembleia Nacional Popular a accionar os mecanismos legais e institucionais ao seu dispor para exigir a apresentação pública dos elementos que permitam o cabal esclarecimento desta questão, tendo pedido uma auditoria internacional junto dos Bancos Comerciais cujas dívidas foram asseguradas.

    No comunicado, os libertadores denunciaram o que chamaram de campanha de sequestro de contas privadas e invasão à privacidade ao nível da internet, com a protecção das autoridades, ao ponto de contratarem especialistas para o efeito.

    “Temos informações da vinda ao país do principal actor material desses crimes. Essas manobras serão desmascaradas e trazidas ao conhecimento do povo guineense, responsabilizando os infratores pelos crimes cometidos “avisa o comunicado.

    Na nota o PAIGC exorta a todos os militantes, simpatizantes e a população em geral a se manterem serenos e não se deixarem levar por campanhas difamatórias orquestradas por um governo que considera” de ilegal e desnorteado”.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos convictos de que o Antigo lº Ministro DSP vai desvendar todos os segredos e informações fidedignas a volta deste assunto de resgate aos Bancos Comerciais e, demonstrar ao Povo Guineense de que o Governo de Baciro Djá de iniciativa Presidêncial é ilegal e desnorteado

      Eliminar
  2. Wasna Papai Danfa Deus diz: "Conhecerei a verdade e a verdade vos libertara". Houve muita faladeira nos Radios e TGB sem vergonha ou medo de que um dia a verdade vira a luz. Se as pessoas que falaram tanto em esses dia tem vergonha, por favor nao deixem o povo vos ver mais na rua ou na TGB, porque as vossas familias vao morrer de vergonha. Deus tem pena e misericordia deles porque nao sabem o que fazem, Guerrea ku PAIGC I Kansas dimais. Por favor no disisti I no pidi pobi do Guine purdon.

    ResponderEliminar
  3. Valentina Mendes Um dia a verdade virá à tona. O PAIGC não busca o credito do povo ou mostra a inverdade dos outros. O PAIGC quer que o povo faça a sua leitura e nunca lhe seja tirado o seu direito à escolha nas urnas e nunca mais lhe seja inposto um governo que não representa um partido que ganhou as eleições. Quem ainda não entendeu isso irá sempre coadunar com golpes, quedas do governo, governos de iniciativa presidenciais e etc. Que Deus abencoe a Guiné Bissau.

    ResponderEliminar
  4. Tony Borges Tony Isto não é para deus resolver mas justiça e consequentemente PRISÃO e FUZILAMENTO caso se queira por moral nesta espelunca k alguém chama de País

    ResponderEliminar
  5. Nhaga Bambo Nos estamos tranquilo porque acreditamos a verdade vem acima mentira tem perna curta.quem cria essa guerra vai pagalo muito caro deus e pai nunca se viu tanta vergonha neste pais viva o PAIGC forca luta i kana maina ate a vitoria final

    ResponderEliminar
  6. Fernando Casimiro
    47 min ·
    Com que dinheiro os Partidos Políticos guineenses se sustentam, quando é do conhecimento público que ninguém paga quotas por ser militante de um partido político e os partidos não produzem meios de angariação de fundos capazes de gerar receitas suficientes para garantir suas existências?
    Será que dos devedores dos Bancos, não estarão alguns Partidos Políticos, já que a cada campanha eleitoral, seja para as legislativas, seja para as presidenciais, são movimentados e aplicados milhões de milhões de Francos CFA pelos Partidos Políticos?
    Se através do escândalo das trocas de emails "Guinéleaks" constata-se a atribuição de milhões de dinheiros públicos, a certas pessoas, por quem mandava no governo, seria de estranhar que o Partido no Poder ficasse de fora das "doações" de milhões de milhões?
    Qual é a proveniência dos fundos de maneio dos Partidos Políticos da Guiné-Bissau e se existirem, qual é o grau da sua sustentabilidade, ao ponto de nunca falirem, sendo que nada produzem e, no entanto, gastam milhões de milhões!?
    Nota: Queres ser crítico, comprometido com o país, tal como eu sou?
    Então, faz a tua parte, pelo teu/nosso país, criticando a quem de direito e não ao cidadão comum!
    Caso não tenhas críticas a fazer, não és obrigado a inventá-las, mas tens o dever de permitir que outros critiquem, responsável e construtivamente, quem de direito, pois esses estão a trabalhar para que tu também venhas a beneficiar com a mudança positiva que se pretende para o país, quiçá, para todos!
    Positiva e construtivamente.
    Didinho 09.07.2016
    ---------------------------------------------------------------------------------
    Lei-Quadro dos Partidos Políticos
    ARTIGO 25º
    (Prestação de contas)
    1. Os partidos políticos apresentarão anualmente relatório de contas, devendo nelas discriminar as receitas e despesas indicando a origem das primeiras e a aplicação das segundas, bem como a situação do património.
    2. As contas dos partidos são publicadas no Boletim Oficial e podem ser submetidas a apreciação de técnicos de contas, por decisão do Supremo Tribunal de Justiça.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.