quinta-feira, 7 de julho de 2016

O Governo regional de Cacheu fez inauguração do Memorial da Escravatura e do Trafico Negreiro

O Governo regional de Cacheu, em parceria com a ONG AD-Acção para o Desenvolvimento, AIN onlus, COAJOQ, e a Fundação Mário Soares inaugurará sexta-feira o Memorial da Escravatura e do Trafico Negreiro de Cacheu, realizado no quadro do Projecto “Cacheu, Caminho de Escravos”, co-financiado pela União Europeia. 

Segundo um comunicado da EU enviado a ANG, para além da apresentação do Memorial e a visita à exposição permanente, haverá breves conferências temáticas sobre história da escravatura e do tráfico, Cacheu património histórico, dinâmicas territoriais, bem como animação de grupos culturais locais. 

O Memorial da Escravatura e do Trafico Negreiro de Cacheu contribui para a compreensão da identidade histórica dos africanos e dos guineenses e para a construção de uma memória partilhada que possa favorecer a justiça social e a paz.

 Para além do seu valor histórico e cultural, com o Memorial pretende- se tornar Cacheu um polo de atractividade turística e de dinamização comunitária, induzindo externalidades positivas à economia regional, favorecendo a apropriação dos processos de produção e promoção cultural por parte dos seus protagonistas, particularmente agentes e promotores culturais.

O projecto “Cacheu Caminho de Escravos”, implementado no período 2012-2016 pela ONG AD-Acção para o Desenvolvimento, em parceria com AIN onlus, COAJOQ, Fundação Mário Soares e Governo Regional de Cacheu, visa promover o resgate e a vulgarização da cultura e história de Cacheu, promoção da cultura e a identidade local como meio de redução da pobreza, criando riqueza através de novas actividades económicas, potenciação da diversidade cultural étnica enquanto factor de paz, desenvolvimento e unidade nacional para uma imagem multicultural da Guiné-Bissau. 


A cerimónia contará com a presença do Ministro da Juventude Cultura e Desportos Tomas Gomes Barbosa e do Embaixador da União Europeia em Bissau, Victor Madeira. Com Agencia Noticiosa da Guiné-Bissau

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.