terça-feira, 5 de julho de 2016

Ministro de finanças da Guiné-Bissau, considera sector de Microfinanças fulcral para economia nacional

O ministro das finanças considerou esta terça-feira que o sector de microfinanças é um dos sectores fulcral para a economia nacional.

Henrique Horta que falava esta manha durante um encontro com os actores de microfinanças disse também que em complemento do sector bancário clássico, tinham que dar atenção especial às microfinanças e justificou que “ nós entendemos que é um dos sectores fulcral para o financiamento da nossa economia. Tem-se dito que financiamento do crédito bancário não tem sido feito da forma a abranger todos sectores da actividade como se entendia, por isso entendemos que em complemento do sector bancário clássico tínhamos que dar uma tenção especial ao sector de microfinanças como forma de permitir que os financiamentos que não são obtidos através das bancas, fossem completados pelos créditos que são atribuídos pelo sector de microfinanças”, diz.

O titular da pasta de economia disse por outro lado que a intervenção do sector de micro-finanças é bastante importante para criação de actividades geradoras de rendimento, adiantando que os créditos bancários clássico atribuídos aos operadores não chegam aos mais diminuídos porque não têm garantia bancaria e não tem condições de terem credito clássico, por isso “ o sector de microfinança vem em complemento ao sector bancário clássico dando credito aos pequenos empresários e pessoas com diplomas que não tem emprego permitindo-os criar emprego, rendimento e riquezas a partir de actividades geradores de rendimento”, sublinhando depois que este foi o motivo de governo atribuir uma importância capital ao sector.


Microfinanças é uma ferramenta que ajuda no fortalecimento e estruturação de pequenas actividades produtivas. Não se limitando ao empréstimo de dinheiro. Hoje é um meio que inclui diversos tipos de serviço, como poupança, seguros, crédito, entre outros produtos. Essa variedade se faz necessária, pois o público que busca essa solução precisa de muitas alternativas de apoio. Com Rádio Sol Mansi

1 comentário :

  1. O Ministro da Economia e Finanças afirmou hoje que as actividades da microfinancas representam um complemento importante aos bancos comerciais no combate a pobreza e na assistência aos pequenos comerciantes e aos diplomados desempregados.

    Henrique Horta dos Santos falava à imprensa apos se ter reunido com entidades que intervém no sector de microfinanças no pais.

    Segundo suas declarações, tratou-se de uma reunião de concertação com vista a redinamização do sector.

    Abordado sobre a execução dos três milhões de Dólares da primeira tranche do Fundo de Kuwait de apoio ao microcrédito no país, Horta dos Santos disse que a sua utilização será analisada , num quadro de nova estratégia de luta contra pobreza, a ser definida.

    Segundo o ministro, o desbloqueamento da segunda tranche desse fundo do Kuwait, no valor de 13 milhões de dólares, depende do sucesso da utilização da primeira tranche.

    Segundo o Presidente das Organizações Não-governamentais, nos últimos 10 anos, cerca de 100 mil pessoas terão beneficiado de créditos de Microfinanças na Guiné-Bissau

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.