quarta-feira, 21 de setembro de 2016

A Configuração para a Guiné-Bissau da Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas congratula-se com roteiro de seis pontos acabar com a crise política na ANP da Guiné-Bissau

A Configuração para a Guiné-Bissau da Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBC) saúda a adopção em 10 de Setembro de um roteiro de seis pontos acordado durante a recente missão de alto nível da CEDEAO a Bissau. A PBC recomenda, em particular, a todas as partes interessadas nacionais envolvidas no diálogo mediado pela CEDEAO, que assumam os seus compromissos para resolver a crise política na Guiné-Bissau.

A PBC exorta todos os actores – nacionais e internacionais – a aproveitarem a oportunidade deste acordo e redobrarem os esforços para garantir que a Guiné-Bissau vira a página da instabilidade e avança resolutamente para o caminho da boa governação, da prosperidade e maior coesão social. Agora, é necessária a rápida implementação do acordo de seis pontos, e isto vai exigir que as partes tenham determinação, perseverança e visão, mantendo em mente os melhores interesses do povo da Guiné-Bissau.

A PBC considera que a aprovação deste roteiro constitui uma conquista significativa para melhorar as condições políticas e económicas na Guiné-Bissau. A PBC apoia firmemente os esforços diplomáticos da CEDEAO e elogia o papel fundamental desempenhado pelos chefes de estados Alpha Condé, Presidente da República da Guiné e Ernest Bai Koroma, Presidente da República da Serra Leoa, bem como o apoio do presidente Ellen Johnson Sirleaf da Libéria e Presidente Macky Sall do Senegal. Além disso, o PBC ressalta os esforços incansáveis do Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Sr. Modibo Ibrahim Touré, que tem desempenhado um papel igualmente crucial nesta grande conquista.


A PBC está profundamente empenhado em apoiar a implementação bem-sucedida do roteiro que irá garantir que todos os Guineenses desfrutem da paz e bem-estar que tanto almejam. A este respeito, a PBC aguarda novas consultas com os principais actores à margem da Assembleia Geral da ONU em Setembro de 2016. 

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.