quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Jornada do aniversário da independência nacional da Guiné-Bissau: “O Papel da Juventude numa Democracia em Construção”

Comunicado à Imprensa

Em antecipação aniversário da independência nacional, a Assembleia Nacional Popular, o Conselho nacional da juventude, o Instituto da Juventude, a RENAJ e o Parlamento Infantil promovem no dia 23 de Setembro, uma jornada subordinada ao lema – “O Papel da Juventude numa Democracia em Construção”.

A jornada visa promover uma reflexão da juventude guineense sobre o papel desempenhado pelo Parlamento dos primórdios da sua criação a esta parte, na construção do Estado, e avaliar a contribuição dos jovens no processo de consolidação da democracia na Guiné-Bissau. O evento inclui-se no âmbito da comemoração do 43.º aniversário da independência nacional que se assinala a 24 de Setembro.

Vários temas vão ser abordados durante a jornada, entre os quais, “De Assembleia Constituinte ao Pluripartidarismo”, pelo Eng.º Mário Cabral, como testemunho, o “Parlamento na Era do Pós-Abertura Politica”, a ser apresentado pela senhora Francisca Vaz Turpin, também como testemunha, e o “Contributo dos Jovens na Consolidação da Democracia, caso da Guiné-Bissau”.

O encontro vai ser marcado também pela  apresentação das conclusões da Jornada de Reflexão “Nô mistida i estabilidade”, promovida pelo UNIOGBIS em 2015 e a apresentação dos trabalhos da Comissão Organizadora da Conferencia Nacional (COCN), pelo sociólogo Miguel de Barros e pastor Caetano Indame, vice-presidente da COCN.

Logo no dia 23 de Setembro, a jornada vai ser aberta pelas 10 horas no Palácio Colinas de Boé, numa cerimónia a presidir pelo presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, na presença de um representante do UNIOGBIS.

Programa da Jornada Comemorativa

“O Papel Da Juventude Numa Democracia Em Construção”

Dia 23 de Setembro

10h00 – Sessão de Abertura da Jornada

Intervenção:

-Representante da UNIOGBIS
-Presidente da Mesa da Jornada: Deputada Suzy Barbosa

10h20 – Primeira Parte: Testemunhos

– Eng.º Mário Cabral – “De Assembleia Constituinte ao Pluripartidarismo”
– Senhora Francisca Vaz Turpin – “Parlamento na era pós abertura politica”
Moderador: Lionel Lopes Batista

11h00 – Debate,

11h45 – Pausa café,

12h00 – Segunda Parte: Apresentação dos Temas:

Contributo dos Jovens na Consolidação da Democracia, caso da Guiné-Bissau
– Orador: Dr. Salla – Presidente do Instituto da Juventude
– Moderador: Akssumi Có
Apresentação das conclusões da Jornada de Reflexão “Nô mistida i estabilidade” e apresentação dos trabalhos da Comissão Organizadora da Conferencia Nacional (COCN)
– Oradores: Dr. Miguel de Barros-Sociólogo e Pastor Caetano Indame, V/Presidente da COCN

12h40 – Debate

14h40 – Apresentação das Conclusões e encerramento


15h00 – Almoço

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.