sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Os 15 deputados eleitos na lista do PAIGC, convida o presidente daquela força política guineense, Domingos Simões Pereira, a demitir-se e permitir a criação de uma comissão de gestão até ao congresso" do partido, a realizar em 2018

Os 15 deputados eleitos na lista do PAIGC que se opõe à direcção do partido admitiu hoje estar aberto ao diálogo, com algumas condições, e voltou a convidar o presidente daquela força política guineense, Domingos Simões Pereira, a demitir-se.

"Em nome de interesses superiores do partido", o grupo desafiou o líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) "a demitir-se e permitir a criação de uma comissão de gestão até ao congresso" do partido, a realizar em 2018, referiu Tomané Baldé, um dos 15 deputados, em conferência de imprensa.

O pedido de demissão surge em resposta ao convite para encontros de reconciliação feito pelo PAIGC na quinta-feira. Aliás este pedido já tinha sido feito Botché Cande…

“Os 15 deputados eleitos na lista do PAIGC ", dizem estar aberto ao diálogo, mas só se forem "levantadas incondicionalmente" as sanções impostas pelos órgãos do partido a cada um dos seus membros.

Os contestatários da direcção do PAIGC pedem ainda que lhes sejam devolvidos os lugares na bancada parlamentar do partido e que sejam anuladas sanções aplicadas a outros membros militantes e dirigentes ligados aos 15 deputados eleitos na lista do PAIGC.

Apesar de defenderem a demissão de Simões Pereira, o afastamento está fora da lista de condições que impõem para o diálogo que o PAIGC, por seu lado, pretende encetar entre segunda e quarta-feira da próxima semana, individualmente, com cada um dos 15 deputados eleitos na lista do PAIGC.

Os 15 deputados eleitos na lista do PAIGC, juntou-se em Janeiro ao maior partido da oposição (PRS - Partido da Renovação Social) para formar uma nova maioria parlamentar e um novo Governo, a que o Presidente da República deu posse em Junho - depois de demitir pela segunda vez na legislatura um Governo do PAIGC, vencedor com maioria absoluta das eleições de 2014.

O actual primeiro-ministro, o 3º vice-presidente do PAIGC, Baciro Djá, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Soares Sambú, são dois dos 15 deputados eleitos na lista do PAIGC.

No entanto, as divisões e o recurso aos tribunais impediu que o parlamento funcionasse durante este ano, deixando o país sem orçamento do Estado e sem programa de Governo.

“Os 15 deputados eleitos na lista do PAIGC” responsabilizou hoje Domingos Simões Pereira pelos prejuízos causados durante este ano ao país e ao partido e comprometeu-se em continuar a conciliar posições com o PRS.

O porta-voz do PRS, Vítor Pereira, também hoje, noutra conferência de imprensa, aplaudiu o convite para o diálogo feito pelo PAIGC, que espera ver chegar a bom porto, mas classificou-o como "tardio".

Aquele responsável apontou "a gestão desastrosa da direcção do PAIGC" como factor de instabilidade no país. Com a Lusa

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.