sábado, 1 de outubro de 2016

Reunião de Paris: o Franco CFA é muito benéfico para a Guiné-Bissau

Teve lugar em Paris uma reunião dos ministros das Finanças dos 14 países membros da zona Franco CFA. Os temas discutidos foram muito abrangentes, desde o investimento nos países membros ao desenvolvimento dos mesmos.

No entanto, a reunião decorreu numa altura em que a viabilidade do Franco CFA na economia dos Estados membros tem sido reposta em causa. Carlos Lopes, secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África, declarou nomeadamente que o sistema estava "obsoleto".

Tem sido apontado o dedo a vários defeitos que teria a parceria actual que une a França aos 14 Estados membros: alguns referem uma conotação colonialista (devido, sobretudo, a uma forte dependência do Franco CFA em relação ao euro), mas também o facto de que a moeda estaria a travar o desenvolvimento económico dos países.


Henrique Horta, ministro da Economia e das Finanças da Guiné-Bissau, presente na reunião, considera que o Franco CFA é muito benéfico para a Guiné-Bissau e que tem ajudado a economia a manter-se estável. Com a RFI

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.