domingo, 13 de novembro de 2016

O Eng.º. Fernando Mendes, eleito novo presidente do Partido RGB / Movimento Ba-Fata

Depois de 14 anos de conflito interno renasce de novo o Movimento Ba-Fata apresenta-se como alternativa para liderar o país no seu IV congresso ordinário sob o lema 3R Resistência, Reestruturação e Relançamento “Galo Kanta”.

 O candidato de consenso Eng.º Fernando Mendes, foi eleito como novo presidente do Partido, que no seu discurso de vitória prometeu de entre outros, unir o partido e fazer respeitar os seus estatutos, ser uma alternativa credível para governar o país, lutar contra a precariedade de vida dos Guineenses, mudar a imagem negativa da Guiné-Bissau internacionalmente e dar credibilidade institucional as entidades públicas do país. 

Resolução do IV Congresso Nacional Ordinário 3R Resistência, Reestruturação e Relançamento “Galo Kanta”

A Resistência da Guine-Bissau-Movimento Bafatá realizou o seu IV Congresso Nacional Ordinário nos dias 11 e 12 de Novembro de 2016 na Empresa Tentação (Escola de condução Dinâmica) na rotunda do Aeroporto sob o Lema 3 R: Resistência, Reestruturação e Relançamento “Galo Kanta”.

Estiveram presentes os Conselheiros e Delegados provenientes de todas as regiões que compõem a República da Guiné-Bissau, incluindo a delegação de Portugal. Feita a abertura do Congresso pelo presidente da mesa, iniciou- se a cerimónia com os discursos e debates sérios e francos pelos Conselheiros políticos, iniciando debates sobre a vida do Partido, suas conquistas e constrangimentos.

No que concerne a vida política do Partido, as principais questões levantadas foram as seguintes:

- Relembrar ao povo guineense e a comunidade internacional da contribuição impar dada pela Resistência da Guiné-Bissau, Movimento Bâ-fatá na implantação da democracia pluralista na Guiné-Bissau;

- Imprimir uma nova dinâmica e reorganizar as bases do partido nas regiões;

- Desencadear uma estratégia diplomática para reatar e ou consolidar as relações políticas nacionais e internacionais;

- Relançar um programa de recuperação dos militantes;

- Fixar um montante mínimo para o pagamento de quota por parte dos militantes através de uma conta bancária a ser aberta para o efeito…

Outras decisões importantes imanadas do Congresso do Partido referem-se a:

1.No que concerne a situação política prevalecente no País, os Congressistas posicionaram-se da seguinte maneira:

Sublinharam a situação crítica do país, nos planos políticos, económico e social. Tal situação, como todos sabem, é originada pelas lutas entre as duas principais actuais forças políticas do País, para o controlo do poder e doutros recursos de que o nosso País dispõe. Face a esta constatação, o partido não pode ficar indiferente. Por isso, os congressistas deliberaram o seguinte:

a) Condenar qualquer tentativa de violação das leis da República;

b) Responsabilizar o PAIGC e o PRS enquanto dois maiores partidos políticos do país sobre a actual situação política;

c)- Apelar ao Presidente da República enquanto garante da constituição, a utilização de todas as vias legais, democráticas na procura de solução para ultrapassar esta crise;

d)- Elogiar as Forças de Defesa e Segurança pela postura de imparcialidade na actual crise;

e)- Apelar a comunidade internacional no sentido de continuar a apoiar a Guiné-Bissau, no plano nacional e internacional para a viabilidade do processo de desenvolvimento;

f) - Apelar o diálogo entre as partes para a obtenção do consenso;

2.Relativamente aos actores privados e do sector cívico, os congressistas lamentam:

a) A desmotivação que afecta os dois sectores, quanto as suas decisões relacionadas com os investimentos e com a assistência às populações guineenses;

b) A recusa aos intervenientes indicados na alínea anterior, pelos políticos que estão neste momento no poder, de qualquer protagonismo relevante para a resolução dos problemas que neste momento recaem sobre o país;

3. Durante o congresso, foram discutidas muito as alterações feitas no capítulo dos órgãos e as suas composições. Os conselheiros políticos deliberaram fixar o número dos conselheiros num total de 261 membros e 20 suplentes. E também foi discutida e aprovada que todos membros e militantes têm obrigação de pagar quota mensalmente, e o valor será estipulada pelo secretariado nacional como consta no artigo 30º dos estatutos.

E por fim, foi votada o estatuto do partido por unanimidade e com emendas. Assim como moção estratégia do candidato de consenso, posteriormente, foi votada por unanimidade o Eng.º Fernando Mendes como presidente do partido.  


Feito em Bissau doze dias do mês de Novembro de Dois Mil e Dezasseis.

1 comentário :

  1. Fernando Mendes foi eleito novo Presidente do partido Resistência da Guiné-Bissau-Movimento Bá-Fatá durante o IV Congresso Ordinário desta formação política realizado nos dias 11 e 12 do corrente mês, em Bissau.

    A reunião magna do partido sob o lema “Resistência, Reestruturação e Relançamento”, juntou cerca de 400 delegados vindos de todas as regiões do país e da diáspora nomeadamente Portugal.

    Fernando Mendes que encabeçou a única lista conccorrente foi eleito por unanimidade dos delegados presentes no Congresso.

    No seu discurso de vitória, o novo líder do partido “Galo Branco” afirmou que a sua eleição deve ser entendida como uma vontade inequívoca de renovação e esperança, acrescentando que é isso que viu no rosto dos militantes do partido e da sociedade em geral.

    “Chegamos ao final deste cngresso com a minha eleição ao cargo do Presidente do partido. Como novo Presidente quero agradecer a confiança que em mim depositaram e dizer-vos que juntos podemos resistir, reestruturar e relançar o nosso partido, levando-o a vitória magistral ”, vincou.

    Fernando Mendes lançou um apelo a união, a confiança e autoridade para que a sua direcção possa conduzir os destinos do partido nos próximos quatro anos e provocar as mudanças que são necessárias.

    Salientou que o apelo da união, não significa uma visão monolítica no seio do partido mas sobretudo o sentimento de que apesar das eventuais diferenças de opinião no seu seio o partido pertence à todos.

    “Creio que estão criadas as condições para a união da Família “Bà-Fatá” para que possamos fazer avançar o partido e assim poderem âncorar mudanças sérias e irreversíveis na nossa sociedade”, disse.

    O novo Presidente da RGB-MB sublinhou que o seu apelo a unidade interna é para que possam concentrar na execussão das tarefas de que o partido necessita para o seu crescimento porque só com elas se poderá garantir um partido ideal e solitário que reconheça cada um e assim avançar juntos nas novas avenidas de esperança que irão construir.

    “Hoje estou aqui com humildade e com clara responsabilidade das tarefas que me aguardam e das dificuldades que teremos que enfrentar. Mas quero dizer-vos que iremos vencer e liderar a construção de uma terceira via de esperança e tornar-se o partido de governo”, prometeu Fernando Mendes.

    A nova direcção do partido tem como Vice-Presidente, Rui Mendes, e Wilqueia Simnaté nas funcções do Secretário-geral.

    A Resistência da Guiné-Bissau-Movimento Bá-Fatá é tido como o partido que impulsinou a abertura democrática na Guiné-Bissau aquando da sua fundação em 1986 em Lisboa por alguns guineenses, dentre os quais, o seu primeiro Presidente Domingos Fernandes Gomes, Salvador Tchongo Domingos, Hélder Vaz Lopes e Pedro Jandy.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.